Visita ao restaurante Suribachi

Com quase 30 anos de existência, o Suribachi é uma das casas mais antigas do país em termos de oferta de produtos e serviços para macrobióticos e vegetarianos, e para todos aqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável. No mesmo espaço agrega uma loja de produtos alimentares, cosmética, suplementos, utilidades, música e literatura; restaurante macrobiótico e vegetariano; padaria/pastelaria; consultas de medicinas e terapias alternativas e workshops de culinária vegetariana, entre outros.


+ Contactos: Rua do Bonfim, 134/140 - 4300-066 Porto.
Tlf: 225 106 700 / 701 – Tlm: 919 269 913 - Fax: 225 101 254
+ Tipo de comida: macrobiótica e vegetariana. Com opções veganas.
+ Tempo de espera: Sistema de buffet. Cerca de 10 minutos, nas horas de maior afluência.
+ Reserva aconselhada: Sim, em dias de maior movimento (fim-de-semana, por ex.)
+ Estacionamento: Pode ser complicado - recomenda-se transporte público
+ Variedade: Boa
+ Quantidade: Muito boa
+ Conforto: Muito bom
+ Higiene: Muito bom
+ Simpatia: Muito Bom
+ Facilidades para pessoas com mobilidade reduzida ou bebés: Médio
+ Relação Qualidade/preço: Médio/Bom (preço médio 8€)
Nota global qualitativa: Muito Bom


O edifício situa-se na zona oriental do Porto (próximo da baixa), uma das mais movimentadas da cidade, mas por isso mesmo também uma das mais funcionais no que diz respeito a transportes públicos, comércio e serviços. Em termos de acessos, a localização é excelente, dado que é servido pelo metro (paragem do Campo 24 de Agosto), pelas várias linhas de autocarro que ligam o centro do Porto à periferia, e até pelo comboio, dado que está a cerca de 10 minutos de carro da estação de Campanhã. Quanto a estacionamento, o próprio Campo 24 de Agosto tem um parque (pago). Sendo uma zona de tráfego intenso, uma boa opção para deixar o carro poderá ser, por exemplo, a Avenida Camilo, nas traseiras da Rua do Bonfim.

O horário de funcionamento do Suribachi é das 09H00 às 22H00, de Segunda-feira a Sábado – encerra aos Domingos e feriados. O restaurante tem uma grande afluência, principalmente à hora de almoço durante a semana, e aos fins-de-semana. O almoço é servido a partir das 12H00 e o jantar a partir das 19H00.
Logo à entrada, deparamo-nos com a loja de produtos naturais e, nas traseiras, encontra-se o espaço partilhado pela cozinha (à vista dos visitantes), o balcão/buffet, um dos quartos-de-banho, e algumas mesas. Por aí faz-se também o acesso ao primeiro andar, com duas amplas salas e uma varanda coberta, bem como um segundo quarto-de-banho. O andar superior está reservado às consultas.

Um dos traços distintivos do Suribachi é, sem dúvida, a preocupação com a decoração e com a atmosfera em que são recebidos os visitantes e clientes. Logo à entrada temos a sensação de penetrar num mundo à parte, onde se diria que o tempo parou. A iluminação é suave e acolhedora e somos brindados com melodias relaxantes, um suave non-stop de lounge e new age, com muita flauta de Pan de permeio. A música acompanha-nos durante toda a estadia, com uma reconfortante nota do som de água a correr da fonte de pedra do primeiro andar. Seria impensável omitir um dos ex-libris do Suribachi, o pequenino lago de peixes exóticos vermelhos logo à entrada. A decoração pauta-se por elementos naturais e evocativos de uma vida em comunhão com a natureza. O mobiliário em madeira e as paredes de pedra do R/C são harmoniosamente complementados com reproduções de ramagens, flores, pássaros e insectos, com pequenas casas de pássaros em madeira, velas, abóboras e espigas de cereais, quadros, luminárias, peças de cerâmica e cestaria, num toque campestre que convida à serenidade.

Passando às refeições: No balcão / buffet são apresentadas as sugestões do dia, servidas (generosamente e com simpatia) pelas funcionárias. Os clientes veganos acharão especialmente útil recorrer à sua ajuda para se certificarem dos ingredientes de cada prato. Têm sempre duas sopas: de legumes e de algas. Para o prato principal, existem as opções do arroz integral, simples ou com legumes, massa, quinoa ou amaranto. Como acompanhamento, duas ou três saladas de legumes cozidos e crus, esparregado, legumes salteados e/ou assados, simples ou guarnecidos com amêndoas torradas, ovos cozidos, molho de natas de soja... Não falta ainda o tofu e as saladas com seitan, grão, feijão estufado e algas. Se à autora deste artigo é permitido exprimir a sua preferência, certamente recomendará a abóbora assada, o feijão vermelho estufado com couves e o tofu de cebolada. São deliciosos!
Dado que estamos a falar de um restaurante macrobiótico, também é habitual ver-se caldeirada de peixe, rissóis de peixe e bolinhos de bacalhau. No entanto, a escolha alarga-se até aos rissóis de algas, de tofu, às chamuças e panados de seitan e às bolas de feijão. Têm também pão de sementes e tortilhas de milho.
Depois destes “básicos”, há algumas variações originais mais esporádicas, como massa com algas, feijoada com chouriço de soja, hambúrgueres de quinoa, empadão de batata doce, etc.
Quanto às bebidas, também o leque é variado: águas minerais, dois ou três tipos de cerveja, vinhos biológicos (branco, tinto, rosé, Porto e sem álcool), chás quentes e sumos feitos na hora (de maçã, de cenoura, de laranja, de algas, de spirulina…).
O circuito antes da refeição propriamente dita termina com os condimentos; para além do trio azeite-sal-vinagre, há ainda molho de soja, sementes de sésamo tostadas, ketchup, maionese de tofu, gengibre em pó. ..

As sobremesas já são servidas em doses prontas: Bolos, tartes, crepes, mousses, pudins, semi-frios, saladas, cremes, tudo recorrendo a frutos frescos e secos, enriquecidos com canela, baunilha e compotas de frutos, e com bases de massa, que podem ou não levar leite de vaca, ovos e açúcar. Convém certificar-se antes!

Uma nota menos positiva sobre o Suribachi será o facto de não oferecer facilidades para quem transporta bebés, ou para pessoas com mobilidade reduzida. A isto não será alheia a antiguidade do edifício – a entrada é desde logo acanhada, as casas-de-banho são de reduzidas dimensões, o acesso aos pisos superiores só é possível por escada e não há grande espaço disponível para, por ex., manobrar uma cadeira de rodas.

Outras informações úteis:
Aceitam reservas de mesas via telefone. Fornecem refeições para fora.
Aceitam encomendas para bolos e tartes de aniversário, e pães (é famoso o pão de arroz), mas é conveniente que os pedidos sejam feitos, pessoalmente ou por telefone, com alguns dias de antecedência. A partir do final da manhã, têm habitualmente alguma pastelaria pronta a levar (bolos e tarteletes com base de massa e recheios de frutos, cobertura de cremes, etc.).

Em conclusão: com um nome e reputação construídos ao longo de décadas, uma preocupação em receber bem quem o visita e em prestar um leque de produtos e serviços continuamente alargado e melhorado, o Suribachi é um oásis de tranquilidade para quem deseja escapar momentaneamente ao bulício da cidade e desfrutar de uma refeição simples e saudável, numa atmosfera calma e envolvente.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=454

Inserido em: 2007-11-09 Última actualização: 2011-07-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Viajante vegetariano
Pessoas > Artigos por Autor > Vanda Viegas



Comentários



Suribachi

O Suribachi continua bom. Mais uma vez la estive esta ano. As empregadas continuam simpaticas... os sabores sao os mesmos, o que quer dizer que bons. Tem uma boa energia por la... e relaxante passar la um bocadinho, nem que seja so na loja. Longa vida Suribachi. Que a crise nunca te toque. Es um oasis no Porto. xx
(Por: Maria Teixeira)

[Por: @ 2012-09-12, 17:35 | Responder | Imprimir ]


Bacalhau

O restaurante é muito bom e a comida exelente. Fiquei apenas um bocado desiludida por ver que la servem bolinhos de bacalhau.

[Por: 0 @ 2012-05-20, 19:58 | Responder | Imprimir ]


Concordo com a Mariana Barbosa!

Concordo com a Mariana Barbosa! Vale a pena passar por lá... e a ideia da loja de produtos naturais, muitas vezes vem mesmo a calhar...
(Por: Manuel Teixeira)

[Por: @ 2010-10-08, 03:28 | Responder | Imprimir ]


Visita ao Suribachi

O Suribachi e EXCELENTE. A Casa nao e velha, e so de estilo antigo. Existe limpeza sim. A comida e super gostosa. Nao ha nada que nao saiba bem. E claro q nao e so para vegetarianos. E PAR MACROBIOTICOS. So fiquei surpreendida e triste quando li que utilizam leite de vaca. Pensava que nao ate hoje quando li o texto inicial. Necessito de esclarecimento urgente sobre este facto. A variedade e optima. O arroz e muito bem cozido. Os rissois sao divinais. O pao e delicia. Adoro o de proteinas e o de arroz, claro. Porque sera que esta sempre esgotado. Quando vou a Porto estou la sempre.
Longa vida ao Suribachi... e aos terapeutas que la trabalham. A pessoa que escreveu os comentarios a dizer mal era bom que desse um exemplo de uma casa melhor no Porto. por favor.
Adeus
(Por: Maria Teixeira)

[Por: @ 2010-07-23, 13:43 | Responder | Imprimir ]


comentario

Almoço no Suribachi durante a semana, muitas vezes e acho que é uma excelente opção para quem quer comer de forma saudável, mesmo que não seja vegetariano, como é o meu caso. Vou lá,porque é um dos raros locais na baixa com excelente relação qualidade/preço. Quanto à decoração não acho nem boa nem má, é diferente.
(Por: mariana barbosa)

[Por: @ 2009-01-08, 16:42 | Responder | Imprimir ]

Re: comentario

Olá Mariana!
Tens razão..., ás vezes tens razão...

> Almoço no Suribachi durante a semana, muitas vezes e acho que é uma
> excelente opção para quem quer comer de forma saudável, mesmo que não seja
> vegetariano, como é o meu caso. Vou lá,porque é um dos raros locais na
> baixa com excelente relação qualidade/preço. Quanto à decoração não acho
> nem boa nem má, é diferente.
> (Por: mariana barbosa)

(Por: Manuel Teixeira)

[Por: @ 2010-10-08, 03:30 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=454