tremoços tremoços

O tremoço

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

 


No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes. O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controlo do índice glicémico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.


Todavia, desde há cerca de três mil anos atrás, o tremoço tem igualmente outras aplicações: a farinha de tremoço é utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas; alimentação para animais não-humanos; indústria farmacêutica; melhoramento dos solos (é denominado “adubo verde” pois evita a utilização de adubos convencionais e prepara os solos em particular para o cultivo do milho, melão e trigo), etc.


Em 2005, a produção mundial de tremoço foi de 1,2 milhões de toneladas (FAO, 2005), das quais Portugal produziu onze toneladas. O maior produtor mundial de tremoço, que se pode cultivar desde o fim do Outono até ao início de Verão, é a Austrália com cerca de 82% do total, seguida do Chile (6%), Federação Russa (3%), a Polónia (2%) e França (2%).


O grão seco é tóxico - contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível e um aperitivo bastante apreciado no nosso país especialmente no Verão em cafés e esplanadas típicos, geralmente acompanhados por cerveja e apelidado “marisco dos pobres”. Os tremoços têm, em média, 1/6 das calorias, por peso em relação a outros aperitivos como amendoins ou batatas fritas. O único senão é o sal que lhe é acrescentado, mas isso pode ser corrigido lavando bem os tremoços ou demolhando-os.


São comummente consumidos como aperitivos também na América Latina e outros países da Bacia do Mediterrâneo para além de Portugal, onde em 2009 se realizou a VI Feira do Tremoço em Cadima, freguesia pertencente a Cantanhede. Desde 1980 existe a International Lupin Association, fundada no Peru e dedicada a representar o interesse biológico e agrícola desta leguminosa.


Para os vegetarianos, o tremoço apresenta-se como mais uma leguminosa de opção, aumentado o leque de escolha dos fornecedores de proteína de alto valor biológico na dieta humana.


Em casa podem preparar-se da seguinte forma: comprar os “feijões” de tremoço secos (em mercearias tradicionais, como por exemplo na Casa Chinesa situada na Baixa da cidade do Porto) e colocá-los de molho em água de um dia para o outro. Depois fervem-se numa nova água durante vinte minutos. Arrefecendo, colocam-se num alguidar em água limpa que deve ser mudada duas a três vezes por dia durante cinco ou mais dias. Quando já não estiverem amargos podem ser conservados durante bastante tempo (no frigorífico) em água temperada com sal regularmente renovada e, opcionalmente, adicionando-lhes alho e/ou ervas aromáticas tais como orégãos ou louro.


 


 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=519

Inserido em: 2009-07-10 Última actualização: 2009-11-13

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares



Comentários



Água do tremoço

UM PROFESSOR DE YOGA ME FALOU QUE POSSO BEBER A AGUA DO tREMOÇO QUE baixa BEM.O AÇUCAR, NAO NOTeI GRANDES DiFERENÇAS, MANDOU TOMAR UM COPINHO DE CAFÉ E TOMO UMA CANECA DA AGUA E NAO BAIXA TANTO E aINDA FAÇO sALADA TODO DIA DA CONSERVA, ALGUEM EXPLICA?
(Por: Jorge leite)

[Por: @ 2023-11-02, 00:26 | Responder | Imprimir ]


Me ensinaram deixar 7 grãos de molho durante 12 horas e tomar a água e comer os grãos,para colesterol e diabetes,gostaria de saber se posso fazer esse processo, obrigada


(Por: Ana Lúcia)

[Por: @ 2019-01-14, 17:03 | Responder | Imprimir ]


Tremoço

Olá, gostaria de saber como faz a farinha do tremoço?
Se pode moer ele cru, se tem que torrar ou se tem que cozinhar antes de moer?
Será que vc consegui me ajudar?
🙏 Gratidão 🙏
(Por: Beth)

[Por: @ 2018-07-24, 16:17 | Responder | Imprimir ]

Re: Tremoço

Cru não . Leia o texto cru é tóxico!!!


> Olá, gostaria de saber como faz a farinha do tremoço?
> Se pode moer ele cru, se tem que torrar ou se tem que cozinhar antes de
> moer?
> Será que vc consegui me ajudar?
> 🙏 Gratidão 🙏
> (Por: Beth)

(Por: Flavia)

[Por: @ 2019-01-07, 00:08 | Responder | Imprimir ]



contra indicação

Comecei a tomar da seguinte forma:Deixar na agua 3 grãos. E de manhã remover as cascas e tomar com água. Este uso é correto ?E tem alguma restrição ?
(Por: elisabete)

[Por: @ 2017-05-28, 15:12 | Responder | Imprimir ]


Para probelema de diabéte

O tremoço é tomado cru ou cozido para baixar o diabéte éra muito inportante saber obrigado

(Por: Manuel pinto)

[Por: @ 2015-11-14, 13:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Para probelema de diabéte

deve ser tomado cozido. O tremoço cru é indigesto.

[Por: cris @ 2015-11-26, 17:01 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=519