Embalagens biodegradáveis

Na Grã-Bretanha os supermercados estão prestes a lançar embalagens que se dissolvem naturalmente. O invento promete reduzir drasticamente o lixo doméstico e o ambiente agradece.
Muito em breve a maior cadeia de supermercados britânica (a Tesco) colocará no mercado embalagens que se decompõem, podendo os seus restos ser usados, por exemplo, para adubar os jardins.
Os novos pacotes biodegradáveis, fabricados na Alemanha, utilizam amido como matéria prima. Esta substância sob acção do ar, do vento e da chuva, entra em decomposição. O tempo deste apodrecimento varia consoante o material. Por exemplo, a fita adesiva decompõe-se em seis dias, enquanto que uma bandeja de fruta pode durar seis semanas.
O responsável pelo projecto garante que todas as partes da embalagem (da fita adesiva ao recipiente, passando pelo rótulo) se decompõem muito rapidamente, acrescentando que a humidade que caracteriza o
clima britânico se encarregará do resto.
Numa fase inicial a Tesco usará estes pacotes exclusivamente para o acondicionamento de fruta e legumes, podendo depois estender a lista a outros produtos alimentares.
Também outra grande cadeia britânica de supermercados (a Sainsbury) está a considerar a adopção do invento, por considerar que os clientes são particularmente sensíveis às questões ambientais.

Referências:

Jornal Expresso, in Vidas 20 Outubro 2001

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=60

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Meio Ambiente



Comentários



Portugal devia fazer o mesmo! já é tempo de fazer alguma coisa pelo ambiente neste país!

[Por: 0 @ 2007-07-19, 19:23 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=60