Razões ambientais para uma dieta diferente

A actual dieta alimentar baseada em produtos animais, com a sua agricultura intensiva, é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca directa ou indirectamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.A dieta vegana não contribui para o sofrimento dos animais nem para a destruição do planeta.
Um dos maiores problemas com que a humanidade se defronta - a desertificação - é causada, entre outras razões, por extensas manadas de bovinos. Estes bovinos precisam de ter pastos; e para esses existirem, milhões de hectares de floresta tropical tiveram, ao longo da história, de ser devastados. Daí resultaram desertos ou o seu aumento.
Por outro lado, a produção de carne é uma das coisas menos eficientes na cadeia alimentar. Por exemplo, para produzir apenas meio quilo de carne são necessários 45.850 litros de água (alimentar, lavar, limpar, etc.), o que significa uma factura muito pesada em termos ambientais. E principalmente se tivermos em atenção que os recursos hídricos são cada vez mais escassos.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=68

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2006-03-27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Meio Ambiente
Iniciação... > Razões para ser vegetariano



Comentários



Emocionalismo carnista

Os carnistas piram quando tem de enfrentar a razão e dar o braço a torcer que o consumo de animais é insustentável. Vão estudar o assunto em vez de usar o comentário como divã.
(Por: Rodrigo)

[Por: @ 2014-08-29, 22:10 | Responder | Imprimir ]


Quem alimenta o mundo??

Talvez a estranha questão dos animais que morrem por causa dos cereais não esteja a ser bem colocada, mas julgo ter entendido.
O problema será talvez a destruição de florestas para a produção em massa de cereais e soja (a maioria das vezes, geneticamente modificados), como está a acontecer por exemplo na Amazónia.
O problema é que com as florestas se destrói também toda a fauna a flora, já para não falar em populações nativas e no rendimento que estas pessoas poderiam tirar da floresta.
Estes cereais e soja são utilizados para alimentar os animais mortos para carne, e também para utilizar em biodiesel (ora aí está o porquê do biodiesel não ser nada ecológico e muito menos sustentável). Infelizmente, algumas empresas de alimentação humana também utilizam esses produtos, alterados geneticamente e extremamente nocivos para o ambiente e para as pessoas), e por vezes até são vendidos como comida muito saudável (greenwashing?!).
Cuidado com os produtos de soja que compram, a soja não é o milagre da alimentação vegetariana, e a sua produção pode ser tudo, menos ecológica, portanto estejam atentos aos rótulos de produtos contendo soja, e consumam apenas os que estão isentos de OGM (organismos genéticamente modificados).
Seja porque for que optaram por uma alimentação vegetariana, pensem sempre no ambiente e informem-se sobre o que comem, estejam sempre de olhos bem abertos!
Visitem a Plataforma Transgénicos Fora, onde podem ver vídeos extremamente elucidativos, como "Quem alimenta o mundo" e sobre os efeitos da Monsanto, a empresa que decidiu patentear algo que foi a natureza que nos deu - as sementes, e que está a travar a sua luta pelo domínio do mundo com a ajuda dos "grandes"
http://stopogm.net/
E acima de tudo, passem a palavra, e façam a diferença, sejam conscientes!
"Sê a mudança que queres ver no mundo" M.Gandhi
(Por: Denise)

[Por: @ 2011-02-20, 21:15 | Responder | Imprimir ]


Re: E os cereais?

Olá Ana, essa questão é uma tolice. Os animais produzidos industrialmente para consumo humano são alimentados com soja, cereais e restos de outros animais, portanto comer um bife implica muito mais mortes do que apenas a da vaca que se come. Mesmo que morram animais por causa da agricultura, continuam a ser muito menos do que os que morrem por causa da indústria da carne e o vegetarianismo é acerca de reduzir mortes, de reduzir impactos e não de os eliminar totalmente. Mesmo que nos suicidemos isso envolve a nossa morte, a morte das bactérias que vivem simbioticamente no nosso organismo e outras mortes que eventualmente pudéssemos salvar se continuássemos vivos... so...
(Por: Irina)

[Por: @ 2006-04-14, 12:36 | Responder | Imprimir ]


Re: Re: E os cereais?

Aqueles que morrem com as máquinas para cultivo, com os químicos, etc. Mesmo que sejam produtos de agricultura biológica, essas mortes são inevitáveis.


> Como assim os animais que morrem para produzir cereais?????
>
> > Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
> > De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.
>
> (Por: )

(Por: )

[Por: @ 2006-02-28, 15:21 | Responder | Imprimir ]


Re: E os cereais?

Como assim os animais que morrem para produzir cereais?????

> Sou vegetariana ha três anos, com base em motivos éticos de não violência, etc. Acontece que ha um tempo puseram-me uma questão em que não tinha pensado: e os animais que morrem para se produzirem cereais? Será que estamos a "descriminar" esses animais?
> De qualquer forma, isso não seria qualquer impedimento para a continuação da dieta, pois entretanto desoobri muitos mais motivos, e o bem estar físico e psicológico sobrepõem-se a todas as teorias éticas sobre a coisa, mas se não fosse vegetarina teria tido em mais conta a questão.

(Por: )

[Por: @ 2006-02-28, 15:12 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=68