Oceanos podem subir quase um metro

Um estudo do instituto meteorológico chinês diz que o aquecimento global vai causar neste século uma subida de 88 centímetros no nível médio do mar, podendo causar prejuízos de mais de 375 mil milhões de euros no mundo. Apesar de centrado nas consequências do efeito de estufa na China, o estudo aponta para um aumento de 5,8 graus na temperatura média da Terra.

Segundo os meteorologistas chineses, as medições na faixa costeira do seu continente indicam uma subida permanente do nível do mar nas últimas cinco décadas, cujo ritmo se acelerou nos últimos anos e é agora de 2,6 milímetros anuais. As consequências desta subida poderão ser catastróficas para a China, que concentra nas costas 70 por cento das grandes cidades, mais de metade dos seus quase 1300 milhões de habitantes e 60 por cento da produção económica. "As regiões costeiras, com um maior desenvolvimento social e económico, sofrerão grandes perdas se o nível do mar continuar a subir, e o equilíbrio ecológico será destruído", disse Ding Yihui, do Instituto Meteorológico Nacional.

Referências:

Diário de Notícias

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=90

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Meio Ambiente





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=90