NR

O artº "Pneus usados" pretende dar uma panorâmica dos vários problemas dos pneus ao serem classificados como "resíduo não perigoso", e dos destinos possíveis: queimar, recauchutar, etc.


a) Não se pretende defender qualquer posição e precisamente por isso, ficaram muitas questões por responder.

Num futuro art. serão apresentadas outras alternativas interessantes.


b) Os gases desenvolvidos pela queima de pneus (ou borracha) são compostos muito tóxicos derivados do petróleo, contendo enxofre, anidridos, etc. Decerto que são prejudiciais à saúde tanto assim que é expressamente proibido queimá-los fora das instalações apropriadas devidamente licenciadas.


c) Os pneus reciclados sempre foram "objecto de desconfiança" porque normalmente não são garantidos. Se mesmo um pneu novo pode estoirar, que dizer de um recauchutado? Nem pensar em grandes velocidades.


d) Ao queimar os compostos de metais pesados misturados a outros compostos combustíveis, podem ser libertados os metais se as temperaturas forem suficientemente altas.


Se forem queimados numa central termoeléctrica o perigo é o mesmo desde que não tenha tratamento especial dos efluentes gasosos. Por outro lado o perigo mantém-se nos resíduos da queima (escórias e cinzas).


[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=10