Re: será a soja um alimento mesmo seguro?

Recentemente surgiram muitas páginas e informações, algumas de origem duvidosa, outras contraditórias, relativamente à soja.
No entanto, eu faria as seguintes questões:

1) Quantos estudos peer-reviewed existem que apontem efeitos nefastos do consumo da soja ou derivados por parte dos seres humanos?
Praticamente todos os estudos que se encontram apontam para benefícios, não consequências negativas.

2) Quantos dos estudos citados nestes artigos anti-soja são feitos considerando a soja como um todo, e feitos com humanos?
A maior parte dos estudos citados nestes artigos são feitos em animais, e/ou estudos de componentes isolados da soja. Será que as conclusões podem ser transpostas para o consumo humano?

3) Porque é que a maioria destes estudos apresenta a soja como a pior coisa do mundo, como se o objectivo fosse apenas correr com a soja a sete pés, em vez de
apelar a uma alimentação equilibrada, eventualmente com ou sem a soja?
(Fica para pensares)

3) Porque é que grande parte destes artigos tendem a diabolizar a soja, e são escritos em tom alarmista, em vez de simplesmente informar e compararem os benefícios com os potenciais efeitos nefastos?
(Deixo para pensares)

4) Porque é que as organizações que aparecem a denunciar a soja, não denunciam outros alimentos e produtos bem mais nocivos à saúde pública e ao ambiente, a começar pela carne e pelo leite de vaca?
(Também deixo para tu pensares)

E, já agora, para que conste, ficam também algumas sugestões de leitura.

1) Análise do PCRM sobre a soja:
http://www.pcrm.org/health/prevmed/soy_health.html

2) Pesquisa no PubMed, base de dados de artigos científicos, sobre a Soja, e vê o que sai:
http://www.pubmedcentral.nih.gov

[Por: @ 2007-10-19, 11:30 | Responder | Imprimir ]

Re: será a soja um alimento mesmo seguro?

Obrigado pelas informações. Realmente acabei de ler este artigo e quase me deixei levar pelo alarmismo do artigo, sendo que, como vegano, me alimento com muito leite de soja e tofu, porém, nenhum dos tais efeitos colaterais senti até hoje, mesmo depois de poucos anos. Além do mais, realmente acredito que seja mais um artigo anti-soja que um artigo de nutrição.
(Por: Anderson Santos)

[Por: @ 2008-03-02, 02:17 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1001