dica para fazer tofu

Sou amiga de produtos de soja e aprecio imenso tofu. Tentei fazer inúmeras vezes tofu e em nenhuma das situações tenho obtido sucesso. Cheguei utilizar tanto cloreto de magnésio como Nigari. A última vez que fiz, coloquei uma colher de sobremesa de Nigari na taça e verti sobre ele o leite acabado de ferver (forma artesanal) e ele não coagulou. Ficou apenas com aspecto de créme muito aguado.
Estarei a seguir passos errados? Quais dos passos estaria certo: 1-Colocar o coagulante na taça e verter o leite acabado de ferver 2- deixar o leite na taça e misturar o coagulante a seguir.
O Nigari precisa de ser desfeito antes? E se utilizar o cloreto de magnésio, qual é a porpoção porque seguindo as instruções que vêm na embalagem também não foi possível solificar o leite para obter o tofu.
Alguém experiente me pode dar uma dica e explicar-me onde está o meu erro?
(Por: tofu99)

[Por: @ 2009-04-26, 00:21 | Responder | Imprimir ]

Re: dica para fazer tofu

Pode coagular o leite usando cerca de 1 colher de sopa de nigari (dissolvido previamente em água morna), 1 pacote de cloreto de magnésio (cerca de 1 colher de sopa) ou 3 colheres de sopa de sumo de limão.
Deve misturar qualquer um dos ingredientes ao leite bem quente e depois mecer bem para misturar. Espera cerca de 15 minutos para que coagule e depois escorra.

[Por: cris @ 2009-05-01, 19:17 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1790