0.3% e pouco mas a que se deve?

Parabens ao Centro Vegetariano pela sondagem.
Com apenas 0.3%, Portugal sera certamente o pais da Europa ocidental com a menor percentagem de vegetarianos.
Significa que ha muito a fazer da parte de todos nos.
A que se deve um numero tao baixo. Penso que em boa parte a mitos i crenças embora muitos destes possam ser usados apenas como desculpas para justificar perante si i os outros o abuso de animais que continua a acontecer. Por vezes trata-se mesmo de mentir a si mesmo para nao ter de encarar a realidade.

Acabei de ver num debate sobre vegetarianismo, onde estavam centenas de assistentes, um dos intervenientes argumentar que as plantas tambem sofrem i q por isso o vegetarianismo por motivos eticos nao faz sentido.
E um argumento falacioso q ja ouvi muitas vezes.
Temo q muita gente possa deixar de (pensar em) ser vegetariana por causa disso.

A verdade e q se as plantas sofressem, ao comer-se carne esta-se tambem a matar muito mais plantas indirectamente.
Mas o que e certo e q as plantas nao sentem dor, pois a dor surgiu evolutivamente com um proposito muito claro: fazer o ser vivo evitar o perigo i reagir perante ele. Se as plantas nao podem evitar o perigo nem reagir perante ele, nunca poderao ter desenvolvido evolutivamente a sensaçao de dor pois isso nao lhes traria vantagem competitiva.
Apelo a todos que nao deixem passar crenças ou mitos como este.

Era importante fazer-se tambem uma sondagem sobre crenças i mitos relacionados de alguma forma com vegetarianismo para se saber quanto eles poderam ter influencia que explique o tao baixo numero de vegetarianos.

[Por: andycor @ 2009-08-03, 01:10 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

A sua observação sobre a utilidade da dor é pertinente. Mas não se deixe levar pela sua lógica e mantenha um espírito mais cientifico e mais aberto. As plantas têm consciência, observam o meio ambiente, interpretam a informação que recebem, sentem tudo o que nós sentimos e muito mais. Simplesmente reagem de forma diferente, com estratégias diferentes. Os animais são seres animados e reagem com espasmos musculares e com violência, as plantas também são animadas embora se movam de forma mais lenta, mas reajem ao meio-ambiente de forma diferente, com outras tácticas. E ninguém poderá dizer que elas se têm saído mal. As plantas seguiram um caminho evolutivo diferente, o que é diferente de pensar que evoluiram menos do que os animais. Nós temos dificuldade em olhar para elas e perceber como funcionam porque não funcionamos com os mesmos padrões mentais e acabamos por tirar conclusões intuitivas disparatadas. Em vez de continuarmos a alimentar mitos e a fazer afirmações na base do "Eu acho que...porque é aquilo que eu vejo.", devemos aprender o que os cientistas nos podem dizer sobre as plantas, o que é muito e muito rigoroso. Há muitos livros e estudos sobre essa matéria. Só continua na ignorância quem quiser. Concordo com o que disse, vamos acabar com os mitos e conhecer a verdade. Eu tenho uma alimentação vegetariana mas tenho a consciência de para defender a minha individualidade biológica tenho que me alimentar de outras individualidades biológicas, não há alternativa. Nós, como mamíferos, identificamo-nos mais com os outros mamíferos e isso faz-nos entender melhor o seu sofrimento e sermos mais solidários com eles. É só isso, e está tudo certo. Podemos tentar esconder a realidade mas não vai adiantar nada. A nossa "vida" alimenta-se de outras "vidas". Talvez um dia saibamos como viver sem a presença da morte. Quando eu souber como é que isso se faz digo qualquer coisa.

[Por: gnanaatman @ 2009-08-03, 16:22 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia organica morta) tambem.
A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os ler.

[Por: andycor @ 2009-09-22, 10:54 | Responder | Imprimir ]

procura

Se tem mesmo interesse em saber qualquer coisa pode procurar na Amazon e encontrará montanhas de livros que podem retirar qualquer pessoa da ignorância. O conhecimento está disponivel a todos. Para começar sugiro-lhe um livro chamado "The secret life of plants" que pode surpreendê-lo fortemente. Não sei se existe em português.


andycor escreveu:
> Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as
> plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
> Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia
> organica morta) tambem.
> A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja
> equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
> Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os
> ler.

[Por: gnanaatman @ 2009-09-22, 16:50 | Responder | Imprimir ]

Re: procura

Olá!
Tanto quando sei essa teoria de as plantas sentirem dor foi refutada por cientistas de Universidades conceituadas. Uma coisa é ter sensores de luz, água, etc., outra é sentir dor na maneira como a entendemos.
De qualquer forma, ainda que as plantas sintam dor, ser vegetariano continua a ser uma boa opção, na medida em que é mais ecológico.
Beijinhos.
(Por: Liliana Costa)

[Por: @ 2010-03-20, 19:55 | Responder | Imprimir ]




Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Veja, eu tenho um pé de goiaba em casa, quando deixo de apanhar as goiabas, a árvore simplesmente as joga no chão. Nunca vi ninguém arrancar uma árvore, ,pela raíz para comê-la, mas sim seus frutos e folhas que elas generosamente nos oferecem.
(Por: fatima)

[Por: @ 2010-09-18, 16:24 | Responder | Imprimir ]



Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Os resultados dos estudos dependem sempre da forma como são feitos. Neste estudo o CV pretendeu saber com algum rigor o nº de pessoas 100% vegetarianas, isto é que não comem carne nem peixe. E de facto o resultado foi 0.3%.
Mas noutros países muitos estudos são feitos simplesmente questionando "é vegetariano?" e aí os resultados são um pouco superiores, pois muitas pessoas consideram-se vegetarianas mesmo comendo peixe ou esporadicamente comendo uma refeição omnívora.
Muito provavelmente se tivesse sido questionado apenas "é vegetariano?" os números seriam superiores, até porque 2% disse não comer carne, e há quem se considere vegetariano apenas por não comer carne, por ex.

[Por: cris @ 2009-08-06, 20:01 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Desengane-se quem julga que esse numero tende a crescer exponencialmente ou mesmo aritmeticamente so por si.
Decadas de enorme esforso de promossao do vegetarianismo em Inglaterra para chegar aos 3% de (ovolacto)vegetarianos reais. Nao e para desanimar, esse esforso continua a aumentar.
Se e certo que uma boa parte dos que se tornaram vegetarianos nas ultimas decadas tanto em Inglaterra como em Portugal deixaram de o ser, com mais informassao muitos poderao voltar a fazer a escolha acertada.
E preciso estarmos conscientes que so com muito empenho esse numero ira crescer, o que e optimo pois nao nos vai faltar que fazer algo em que acreditamos.
Os futuros vegetarianos agradecerao.

[Por: andycor @ 2009-09-22, 10:23 | Responder | Imprimir ]



Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?


> Acabei de ver num debate sobre vegetarianismo, onde estavam centenas de
> assistentes, um dos intervenientes argumentar que as plantas tambem sofrem


- Olá quem disse isso não sabe nada e tenta manipular tudo, Deus disse para nos alimentarmos de tudo que nasce da terra, logo as plantas (legumes) foram criadas por Deus para nos alimentar.

[Por: 0 @ 2010-07-17, 01:24 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1976