efeito de estufa

ei... deve haver aqui qualquer coisa de errado!
É mais que reconhecido que estamos a interferir c o ciclo do carbono! O C tem aumentado e diminuído periodica desde que se consegue calcular. 2º os ciclos naturais q se conseguem identificar a qtdd de C na atmosfera deveria estar agora a caminho de um min, quando na realidade aumentou (creio que + q duplicou, n tenho nºs à mão) desde o início da revolução industrial, atingindo um máximo praticamente do dobro do max nos últimos milénios. ora se devia estar a descer e está a aumentar a níveis inéditos, a culpa + provável é a intervenção humana. Isto pq é sabido k estamos a libertar + carbono do q seria naturalmente libertado. Reservas q demoram anos a repor e libertar naturalmente (árvores, petróleo, gás, carvão), nós libertamos em dias, ao mesmo tempo q destruímos sumidouros como florestas, substituindo-as p zonas desertas ou impermeabilizadas.

Paralela a este aumento a temperatura média da terra subiu 0.5ºC, qdo tb era previsível q estivessemos a caminhar para um período de abaixa. Se n é influência dos nossos gases de efeito de estufa, k outra justificação pode haver? Ha outros factores, como os ciclos solares, e.g., mas não justificam variações tão contínuas como as alterações climatéricas, o degelo dos pólos - que é periódico, mas em média tem começado cada vez mais cedo - e a subida da temp média.
Mas mesmo k todas as alterações fossem justificadas c outros factores, será q a duplicação da concentração de C na atmosfera seria perfeitamente inócua e sem consequências?

Tb suponho ser 1 engano k o efeito de estufa pode n ter apoio da comunidade científica. Certamente não falas da k conheço, pk essa reconhece-o sem excepção, e faz previsões p continuação do amuneto do C nos próximos anos, acompanhado de continuação do aquecimento global, subida dos níveis do mar, agramaneto das alterações climatéricas, entre outras. Quão rápidas essas alterações ocorrerão, ou se encontgraremos respostas tecnológicas à altura são outras questões, mas a verdade é k neste momento estamos a brincar c o fogo. podemos queimar-nos ou n.

Kto à questão da termosfera, sem ser a minha especialidd, é apenas um filtro, n uma barreira. É evidente q há outros filtros antes para as mesmas gamas de radiação, entre os quais o C, cuja eficácia é proporcional à concentração


[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=25