resultados do mestrado da Rita

Rita, não li seu artigo, se esta informação estiver contida nele por favor me avise e farei a leitura. Minha questão é sobre a diabetes e o consumo de carne. Levando em conta que vegetarianos consomem alimentos mais saudáveis (então podemos considerar que eles também ingerem menores quantidades de frituras, doces do que os consumidores de carne do seu estudo), é possível mesmo assim apontar que consumo de carne tem influencia na diabetes tipo II?
(Por: Rosaria Di Gangi)

[Por: @ 2012-04-20, 00:21 | Responder | Imprimir ]

Re: resultados do mestrado da Rita

Geralmente os vegetarianos preocupam-se mais com a sua saúde por isso fazem muita pesquiza relacionada com este tema. Com mais conhecimento sobre a influencia que determinados alimentos têm sobre o nosso organismo é mais fácil escolher as opções mais saudáveis.

Por esta razão limitam o consumo de açúcares refinados substituíndo-os por açúcar amarelo ou mascavado, sendo o ideal os adoçantes naturais como o néctar de agave. Quanto menos refinado o açúcar, menor o índice glicémico.

A preferência por cereais integrais também é vital neste ponto, já que não origina picos de glicose no sangue e como levam mais tempo a decompor-se nos seus constituintes mais simples dá uma sensação de sassiedade por mais tempo, diminuindo a ingestão excessiva. A obesidade também é um factor que promove o aparecimento da diabetes.

Em relação a frituras, os vegetarianos em princípio não devem ingerir em muito menor escala que os omnívoros, a principal diferença é o tipo de gordura que utilizam para fritar, geralmente muito pouco saturada (azeite, óleo de amendoim, etc). Claro que se comerem muitas vezes fora de casa o mais provável é ingerirem óleo de girassol completamente saturado, e já com substências tóxicas, devido à sua reutilização por parte dos estabelecimentos para pouparem dinheiro.

O consumo de carne, principalmente carne vermelha, também aumenta o risco de desenvolver diabetes. Aqui tem um estudo publicado em 2011 com algumas estatísticas (http://www.hsph.harvard.edu/news/press-releases/2011-releases/red-meat-type-2-diabetes.html)
Segundo o PCRM deve-se excluir completamente todo o tipo de proteína animal.
Aconselho-te a ver o "Fork over knives". Explica muito bem a influência da alimentação no desenvolvimento, prevenção e cura de muitas doenças consideradas crónicas.

[Por: silamelo83 @ 2012-04-22, 12:52 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=3525