Re: resultados do mestrado da Rita

Geralmente os vegetarianos preocupam-se mais com a sua saúde por isso fazem muita pesquiza relacionada com este tema. Com mais conhecimento sobre a influencia que determinados alimentos têm sobre o nosso organismo é mais fácil escolher as opções mais saudáveis.

Por esta razão limitam o consumo de açúcares refinados substituíndo-os por açúcar amarelo ou mascavado, sendo o ideal os adoçantes naturais como o néctar de agave. Quanto menos refinado o açúcar, menor o índice glicémico.

A preferência por cereais integrais também é vital neste ponto, já que não origina picos de glicose no sangue e como levam mais tempo a decompor-se nos seus constituintes mais simples dá uma sensação de sassiedade por mais tempo, diminuindo a ingestão excessiva. A obesidade também é um factor que promove o aparecimento da diabetes.

Em relação a frituras, os vegetarianos em princípio não devem ingerir em muito menor escala que os omnívoros, a principal diferença é o tipo de gordura que utilizam para fritar, geralmente muito pouco saturada (azeite, óleo de amendoim, etc). Claro que se comerem muitas vezes fora de casa o mais provável é ingerirem óleo de girassol completamente saturado, e já com substências tóxicas, devido à sua reutilização por parte dos estabelecimentos para pouparem dinheiro.

O consumo de carne, principalmente carne vermelha, também aumenta o risco de desenvolver diabetes. Aqui tem um estudo publicado em 2011 com algumas estatísticas (http://www.hsph.harvard.edu/news/press-releases/2011-releases/red-meat-type-2-diabetes.html)
Segundo o PCRM deve-se excluir completamente todo o tipo de proteína animal.
Aconselho-te a ver o "Fork over knives". Explica muito bem a influência da alimentação no desenvolvimento, prevenção e cura de muitas doenças consideradas crónicas.

[Por: silamelo83 @ 2012-04-22, 12:52 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=3532