Necessidade de proteínas

A necessidade MÉDIA de proteínas é de 1g/dia por cada kilo de peso. Isto é, uma pessoa com 60kg necessita de pelo menos 60g de proteínas diárias.
No entanto, a necessidade pode variar consoante a idade, o sexo, o nível de actividade (por ex, se se pratica desporto), a condição física (doença, gravidez) etc.

A questão das proteínas é considerada um mito pois numa alimentação omnívora muito rapidamente se ingerem 60g-80g de proteínas.
100g de carne têm cerca de 20g de proteínas, 100g de ovos têm 12g, 100g de leite têm 3g, 100g de arroz têm 7g, 100g pão trigo têm 6g. Só na carne/peixe que um omnívoro consome ao almoço e ao jantar se obtêm as proteínas necessárias. Depois temos ainda as proteínas do leite, do fiambre, do queijo, do arroz, do pão, das leguminosas e de todos os outros produtos que um omnívoro também ingere.
Além disso muitas pessoas não têm consciência de que se deve ingerir o dobro de hidratos de carbono do que de proteínas e de que os alimentos vegetais também têm proteínas. Existe como que um mito de que as proteínas são o nutriente mais importante... nunca se vê ninguém preocupado em saber se está ingerindo a quantidade recomendada de hidratos de carbono, mas sim de proteínas.
Tem sido veiculado por vários meios de comunicação de que os americanos consomem em média o dobro das proteínas de que necessitam.


webmaster

[Por: cris @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=54