Quibe Ayurvédico

Ingredientes:
1 chávena de triguilho (trigo para quibe)
2 ½ chávenas de água
1 pitada de sal
azeite q.b.
hortelã q.b.
sumo de limão q.b.
3 cenouras
1 alho francês
grão de bico / ou tofu 
salsa e coentros
azeite q.b.

Preparação:
Coze o triguilho na panela de pressão durante cerca de 20 minutos (40 minutos na panela normal); quando estiver cozido, tira o trigo da panela e amassa com uma colher de pau. Adiciona azeite, hortelã e sumo de limão.
Para o recheio do quibe, numa frigideira refoga em azeite o grão de bico (que deve ter sido previamente cozido), ou o tofu (utiliza um ou outro, não os mistures) com o alho francês e as cenouras raladas. Unta uma forma de pirex com azeite, coloca metade da massa de trigo e no meio espalha o recheio, polvilha com salsa e coentros frescos picados, cobrecom o resto da massa de trigo e leva ao forno por alguns minutos.

Sugestão: Acompanhar com uma salda verde, no Verão, ou legumes verdes escaldados no Inverno.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-666-Quibe-Ayurv-dico.html

Inserido em: 2008-07-23 Última actualização: 2008-07-23

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Receitas por Autor > Paula Soveral
Por Tipo > Pratos Principais
Por Ingredientes > Receitas com Algas
Por Ingredientes > Receitas com Cenoura
Por Dificuldade > Receitas Fáceis
Por Tempo > < 45 minutos



Comentários



Triguilho

Ola, você sabe me dizer se o triguilho é VATA, PITTA OU KAPHA?
(Por: patricia)

[Por: @ 2013-09-07, 09:12 | Responder | Imprimir ]


Quibe Ayurvedico - alteração do nome

Olá!
Embora eu seja vegana e não siga princípios da ayurvedica, conheço um pouco sobre o assunto e não posso deixar de comentar sobre a incorreção do nome utilizado no prato.
Ayruvedicos observam os Vedas, que são textos que pautam o hinduísmo.
No hinduísmo, há três tipos de alimentos: os satívicos que são liberados; os rajásicos que devem ser evitados e os tamásicos que são proibidos.
Dentre as vedações, uma das mais conhecidas é a vedação a comer alho e cebola que, na verdade, é vedação a qualquer planta da família "allium sp". Alho poró (ou Alho Francês) tem o nome científico "Allium Porrum" e, portanto, é considerado tamásico. Esse vegetal reúne todas as características que os seguidores desses princípios alegam pra não comer alho/cebola (folhas modificadas, caule enterrado, fonte de enxofre, etc).
Tem explicações espirituais, etc, que depende da crença deles. Mas é uma incorreção conceitual identificar como ayurvedico algo que contém um alimento tamásicos, como é considerado o Alho Francês.
Atenciosamente
(Por: Renata Octaviani Martins)

[Por: @ 2011-04-07, 22:26 | Responder | Imprimir ]

Re: Quibe Ayurvedico - alteração do nome

> Olá!
> Embora eu seja vegana e não siga princípios da ayurvedica, conheço um
> pouco sobre o assunto e não posso deixar de comentar sobre a incorreção do
> nome utilizado no prato.
> Ayruvedicos observam os Vedas, que são textos que pautam o hinduísmo.
> No hinduísmo, há três tipos de alimentos: os satívicos que são liberados;
> os rajásicos que devem ser evitados e os tamásicos que são proibidos.
> Dentre as vedações, uma das mais conhecidas é a vedação a comer alho e
> cebola que, na verdade, é vedação a qualquer planta da família "allium sp".
> Alho poró (ou Alho Francês) tem o nome científico "Allium Porrum" e,
> portanto, é considerado tamásico. Esse vegetal reúne todas as
> características que os seguidores desses princípios alegam pra não comer
> alho/cebola (folhas modificadas, caule enterrado, fonte de enxofre, etc).
> Tem explicações espirituais, etc, que depende da crença deles. Mas é uma
> incorreção conceitual identificar como ayurvedico algo que contém um
> alimento tamásicos, como é considerado o Alho Francês.
> Atenciosamente
> (Por: Renata Octaviani Martins)


Boa noite Renata,
Muito obrigada pela sua mensagem e partilha de conhecimentos; de facto, é como diz, segundo a Ayurveda, os alimentos dividem-se em 3 tipos: satívicos, rajásicos e tamásicos; mas essa classificação não é estática, por exemplo, aprendi que um alimento rajásico no nosso clima se torna satívico num clima muito frio com temperaturas negativas; quanto à receita, ela está tal e qual conforme me foi passada por meus 2 primeiros professores de Ayurveda, a quem sou muito grata por tudo o que aprendi com eles e que mudou completamente a minha vida.
É verdade que na Ayurveda se evita o alho e a cebola pois são considerados alimentos rajásicos que estimulam demasiado o Fígado (centro da "raiva não digerida") perturbando assim os Doshas, sobretudo o Pitta Dosha; um dos inconvenientes disto é, por exemplo, prejudicar a prática da meditação (repare que as boas escolas de meditação desaconselham a ingestão de alho e cebola); no entanto, são usados, ayurvedicamente falando, como remédio antibiótico natural em certos casos de doenças respiratórias.
Quanto ao alho francês, ou alho pôrro, me foi dito que é tão satívico quanto outro alimento qualquer fresco e não transformado; o alho francês não tem a mesma energia rajásica da cebola ou do alho, embora sejam "primos". Quando fiz cursos de Nutrição Ayurvédica com um médico professor da Universidade de Pune também nada me foi dito de mal sobre este alimento, e quando estive na India em 2009 onde tive oportunidade de rever e aprender mais sobretudo sobre Nutrição, também lá não obtive essa informação. No fundo, Ayurvédico é você comer aquilo que é próprio e adequado para si em cada momento da sua existência, desde que os alimentos sejam frescos e adequados à sua Condição. Alimentos enlatados e processados é que não são ayurvédicos de todo!!! Tal como cadáveres! (tudo isto é tamásico).
Na Ayurveda não há alimentos proíbidos, tudo depende da Constituição da pessoa, da Condição do momento e do clima em que se encontra. A primeira regra da Ayurveda é a FLEXIBILIDADE, e é por isso mesmo que ela é tão fascinante no seu sistema tão complexo e tão simples ao mesmo tempo. É a medicina mais antiga do mundo, a mãe de todas as outras!
Os seus princípios norteiam a minha existência e sou cada vez mais grata por ter tido a oportunidade de os aprender e praticar! :)
Renata, muito obrigada pelo seu testemunho, um abraço,
Paula Soveral

(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2011-04-07, 22:55 | Responder | Imprimir ]