Conduto Veranil Conduto Veranil

Conduto Veranil

Ingredientes:
1)
arroz integral
louro
cenoura
pimento vermelho
azeitona
aipo
sal marinho
azeite

2)
cogumelos
sementes de girassol (demolhadas uma noite)
tomate cereja
manjericão fresco
aipo em pó
semente de mostarda
sementes de coentro
azeite


3)
lentilhas
agrião
rúcula

4)
couve branca
sal

5)
couve roxa
couve branca
salsa
azeite


Preparação:
1) Num tacho coloca o arroz a cozer em lume brando com o dobro de água, uma folha de louro e um pouco de sal. Enquanto cozinha corta em pedaços a cenoura, o pimento e as azeitonas descaroçadas.
quando já estiver cozinhado o arroz, desliga-se do lume e mistura os vegetais em pedaços e tempera.

2) Corta os cogumelos em bocados pequenos e os tomates em metades. Coloca-os numa tigela com azeite acrescentando as sementes germinadas, os temperos e as folhas manjericão fresco cortado. Deixa marinar durante algum tempo para amaciar os cogumelos.

3) Germina as lentilhas. Para o fazer basta colocar lentilhas comuns numa taça a demolhar durante uma noite, no dia seguinte retira a água, e deixam ao ar, passando-as por água duas vezes por dia até terem uma pequena perninha. Lava os agriões e rúcula e mistura com as lentilhas.

4) Retira algumas folhas exteriores da couve para utilizar mais tarde o preparado. Corta finamente a couve. Numa taça acrescenta um pouco de sal e prensa a couve continuamente com as mãos até que esta comece a libertar líquido ficando húmida e translúcida. Quando esta estiver suave coloca num frasco pressionando para o fundo do mesmo até que o líquido cubra a couve. Coloca as folhas
de couve no topo do frasco para que, caso haja uma má fermentação à superfície, não se estrague todo o preparado. Coloca a tampa e deixa fermentar durante pelo menos três dias. É aconselhável colocar o frasco numa zona com temperatura estável, podendo ir-se provando a couve até ter o sabor desejado.

5) Corta finamente a couve branca e a couve roxa e acrescenta a salsa picada. Macera durante algum tempo para suavizar a couve. No fim acrescenta um fio de azeite à mistura.

No final dispõe no prato um pouco de cada um dos preparados anteriores.

Autoria: Hugo Dunkel (receita pertencente ao 2º premiado da 1ª edição do Concurso de Menus Vegetarianos, promovido pelo Centro Vegetariano)


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-794-Conduto-Veranil.html

Inserido em: 2011-01-22 Última actualização: 2011-01-22

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Por Tempo > > 45 minutos
Por Dificuldade > Receitas de Dificuldade Média
Por Ingredientes > Receitas com Couve
Por Ingredientes > Receitas com Arroz
Por Ingredientes > Receitas com Germinados
Por Tipo > Pratos Principais
Por Ingredientes > Receitas com Agrião