Bem-vind@ Visitante! Registo / Login - Ficha Técnica
Queijo de caju

Queijo de caju

Ingredientes:
2 chávenas de cajus simples
½ chávena de rejuvelac (bebida probiótica da fermentação de trigo ou outro cereal)
½ chávena de levedura de cerveja em pó
sal integral q.b.
Preparação:
Demolha os cajus em água com sal durante uma noite numa taça. Coa os cajus.
Mói com os restantes ingredientes e sal num liquidificador ou num robô de cozinha até obteres uma pasta espessa homogénea.
Coloca a pasta num tecido poroso que permita a drenagem, prende o pano no topo de maneira a dar a forma de bola à pasta. Coloca-o sobre um recipente perfurado ou suspenso para que a água possa escorrer num local ameno por 24h. Depois, coloca-o no frigorífico durante mais 24h. Desenforma o melhor possível e passa a pasta já mais sólida para um recipiente redondo que possas levar ao forno a 50ºC ou menos até secar o mais possível.

Sugestões:
Em vez de rejuvelac podes usar 2 colheres de chá de vinagre de boa qualidade ou sumo de limão fresco; no entanto, o rejuvelac fornece ao queijo lactobacilos, tornando-o num alimento mais rico e facilitando a coagulação.
É normal que, antes de ir ao frio, a pasta liberte um cheiro ácido intenso; não é sinal que se estragou.
Podes usar o queijo sem ir ao forno, por exemplo, para barrar.
Podes colocar ervas aromáticas e especiarias a gosto (grãos de pimenta, alho em pó, curcuma em pó, sal integral) neste queijo tanto durante a confecção como a servir de crosta antes de ir ao forno.

Para saber mais sobre o Rejuvelac vê aqui: http://www.centrovegetariano.org/Article-574-Rejuvelac%253A%2Bprobi%25F3tico%2Becon%25F3mico%2Be%2Bsimples.html


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-814-Queijo%2Bde%2Bcaju.html

Inserido em: 2011.04.30
Última actualização: 2011.04.30
[ Comentar | Imprimir | Enviar | Partilhar no facebook ]

Receitas por Autor > Ana Soares
Por Ingredientes > Receitas com Frutos Secos
Por Tempo > > 45 minutos
Por Dificuldade > Receitas de Dificuldade Média
Por Tipo > Acompanhamentos > Salgados


Comentários



MARAVILHOSO!
Adorei a receita!
Obrigada por partilhar.

Leite da Terra
(Por: MBA)
2011.04.30 - 20:18
[ Responder - Imprimir ]





Maca peruana biológica
Maca peruana biológica
Nutritiva e energética.
Saco champô e amaciador de Alfazema e Gerânio
Saco champô e amaciador de Alfazema e Gerânio
Poupe 0.42€ com esta promoção!