Cânhamo na cosmética

O cânhamo (cannabis sativa) é uma das plantas mais completas do Planeta. Os seus usos são muitos e variados, com particular interesse para as suas propriedades nutricionais e para as suas qualidades protectoras, hidratantes e rejuvenecedoras.

Apesar de pertencer à mesma espécie que a marijuana, estas são, na realidade, plantas bem distintas. O cânhamo, ao contrário da marijuana, não tem nenhum efeito sobre a psique.

O uso de óleo de cânhamo na cosmética tem evidentes benefícios para a pele, devido às propriedades hidratantes, protectoras e rejuvenescedoras das sementes. O óleo é extraído da semente crua e contém um nível equilibrado de ácidos gordos essenciais. Quando processado e armazenado correctamente, as suas propriedades benéficas podem ser facilmente absorvidas pela pele ou pelo cabelo, oferecendo os mais variados benefícios.
Com o uso regular, os produtos de cuidados do corpo que contêm óleo de cânhamo ajudam a retardar os efeitos de envelhecimento e deixam a pele macia e hidratada. Em champôs e condicionadores, o óleo de cânhamo dá brilho e desembaraço ao cabelo, minorando os efeitos do secador, da coloração ou do sol.
Entre os benefícios mais importantes do óleo de cânhamo para a cosmética destacam-se os seguintes:

Na China, o cânhamo é usado há muitos séculos. Na Europa, as suas aplicações são ainda recentes, mas já é possível encontrá-lo em algumas marcas de cosméticos, designadamente a Yaoh. e verde Sativa. Em Portugal, gamas de cosméticos à base de óleo de cânhamo, que incluem champôs, geles de duche, cremes para o rosto e para o corpo, desodorizantes, podem ser encontradas em http://www.centrovegetariano.org/loja e em http://www.canhamo-pt.com.


Referências:
http://yaoh.co.uk/about-hemp.html
http://www.hemp.co.uk

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-353-C%25E2nhamo%2Bna%2Bcosm%25E9tica.html

Inserido em: 2005-09-29 Última actualização: 2007-01-05

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Consumidor Vegetariano