Agricultura biológica

Boa tarde,

possuo um pequeno terreno onde produzo alguns produtos hortícolas apenas para consumo doméstico. Sou um amador e iniciante nestas práticas mas logo desde o início que tive o cuidado de minimizar a utilização de químicos. No ano passado as batateiras foram atacadas pelo míldio e já não houve grande coisa a fazer porque algumas plantas foram atacadas e começaram a definhar. Este ano quero prevenir isso mas queria utilizar um método biológico. Se alguém praticar agricultura biológica ou souber gostaria que me indicassem de que forma poderei combater esta doença.

Agradeço toda a ajuda.

 Um abraço


[Por: 0 @ 2008-03-30, 17:20 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Ambiente

Re: Agricultura biológica

Olá Fernando,

Eu também tenho um terreno onde posso cultivar hortículas, e onde tenho uma variedade de árvores de fruto.
Comecei a sério com a agricultura biológica à mais de um ano, mas antes procurei ler alguns livros.
Comprei um livro que se chama "A Horta e o Jardim Biológicos" da Publicações Europa - América, este livro é muito bom e está bastante completo.

Para praticar agricultura bio terá que esquecer praticamente tudo o que sabe relativamente à agricultura tradicional. Por exemplo, as monoculturas (a cultura de um mesmo hortícula numa grande área) são dos piores erros que podemos fazer pois qualquer praga que atinja uma planta, rapidamente se propagará para todas as outras! Há que promover a biodiversidade.

No seu caso concreto, o míldio desenvolve-se em condições de tempo quente e húmido, talvez seja boa ideia tentar plantar as batatas num sítio que apanhe menos humidade durante a noite, ou até esperar pela estação mais seca para semear.

Cada local é único, assim como em cada ano os insectos e ervas que surgem são diferentes, por isso terá experimentar.
Em ÚLTIMO caso poderá aplicar (como prevenção, antes de aparecer o míldio) a calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e cal).
Experimente cultivar as batatas em diferentes locais e aplicar métodos diferentes, certamente que irá tirar conclusões bem curiosas ;)

Cumprimentos

André Cunha


fernandoemidio escreveu:
>

Boa tarde,

possuo um pequeno terreno onde produzo alguns produtos
> hortícolas apenas para consumo doméstico. Sou um amador e
> iniciante nestas práticas mas logo desde o início que tive o
> cuidado de minimizar a utilização de químicos. No ano
> passado as batateiras foram atacadas pelo míldio e já
> não houve grande coisa a fazer porque algumas plantas foram
> atacadas e começaram a definhar. Este ano quero prevenir isso mas
> queria utilizar um método biológico. Se alguém
> praticar agricultura biológica ou souber gostaria que me indicassem
> de que forma poderei combater esta doença.

Agradeço
> toda a ajuda.

Um abraço



[Por: 0 @ 2008-04-26, 22:50 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Ambiente





https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=1177