Ajuda na Transição

Boa noite, venho pedir a vossa ajuda. Há cerca de 1 mês iniciei a minha transição para vegetariana, mas devido a problemas de saúde na família não posso comer tudo. O meu pai e a minha irmã têm cólite ulcerósa e sendo uma doença hereditária, tenho de cumprir tb algumas regras. Não posso comer leguminosas, fibras, nem lactose. Como manter uma alimentação equilibrada com estas restrições? Alguns conselhos ou receitas, pf... Cumprimentos a todos

[Por: N1t4 @ 2011-01-29, 22:54 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde

Re: Ajuda na Transição

olá,
Fazer uma alimentação vegetariana no geral é muito simples e é fácil. No entanto, no teu caso específico sugiro que consultes um nutricionista para te poder aconselhar melhor os alimentos que deves evitar e como podes obter os nutrientes necessários. Em http://www.centrovegetariano.org/Article-341-M%25E9dicos%252C%2BNutricionistas%2Be%2Boutros%2BProfissionais.html tens uma lista de profissionais de saúde que apoiam o vegetarianismo.
De qualquer modo, no caso dos lacticínios é fácil eliminá-los. Podes usar bebidas vegetais como de arroz ou aveia em quase todas as receitas. Também já existem natas de arroz e aveia. E em vez de manteiga podes usar por exemplo manteiga de amendoim, amêndoa ou tahina (pasta de sésamo).
Quanto a fibras, evita os farelos de cereais e não abuses dos flocos de cereais.
Algumas leguminosas são mais facilmente digeridas como as ervilhas, o feijão mung ou o feijão azuki. Se as cozinhares com um pouco de alga kombu tornam-se menos digestas.

[Por: cris @ 2011-01-30, 19:13 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde

Re: Ajuda na Transição

Não é suposto a alga kombu tornar as leguminosas mais digestas?? Isto até está escrito nos detalhes da que vendem aqui no centro...

[Por: silamelo83 @ 2011-02-01, 23:14 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde

Re: Ajuda na Transição

Sim, claro. Foi lapso queria escrever "indigestas". A alga kombu torna mais digestas as leguminosas.

[Por: cris @ 2011-02-01, 23:19 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde

Re: Ajuda na Transição

Estava a achar estranho porque cozo sempre as leguminosas com uma tira de kombu por causa da digestibilidade ;)
obrigada
Sílvia

[Por: silamelo83 @ 2011-02-02, 00:30 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde





Re: Ajuda na Transição

Procura curar essa doença para te tornares livre e poderes comer e fazer o que desejas. Não o contrário.

[Por: gnanaatman @ 2011-02-03, 15:58 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde





https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=2983