espinfres

Ouvi uma nutricionista dizer que pelo facto de conter oxalate devemos deixer os espinafres de molho em agua antes de serem consumidos. Será essa uma das soluções e quanto tempo antes de os consumir deveremos deixar de molho?
(Por: tania antunes)

[Por: @ 2017-08-24, 11:25 | Responder | Imprimir ]


É no equilíbrio que está o futuro

Todas as revoluções são drásticas - começando por nós - que somos os maiores consumidores e destruidores à face da Terra - devemos primeiramente tratar de ir alterando mentalidades para que o consumo se torne menos agressivo para o planeta - esse é o ponto - mas isso demora gerações - no entanto nós podemos decidir e podemos pensar nas opções que temos à nossa frente - se também estivermos informados e não nos congirmos ao que nos querem apresentar - quanto aos animais - eles são como as crianças - dependem de nós - embora em estado selvagem - sejam chamados pela sua natureza - que é a de comer o que há - seja caça - seja raízes e frutos ou bagas ou pastagens espontâneas - é o meio que limita a alimentação animal e não o contrário; por isso, aconselho a todos a terem calma - porque as mudanças devem ser reflectidas e ponderadas, não de acordo com a nossa consciência, mas de acordo, com a nossa natureza e a deles - e ser radical para com eles - deve ser bem fundamentado - tendo em conta que cada tipo de animal tem uma natureza específica - que deve ser respeitada e as adaptações levam o seu tempo; aconselho-vos a irem ouvir a Drª Diana Mendes, no seu curso "Saúde Animal Integrada", dia 10 de Setembro, nível 1, na ESPIRAL, em frente ao Jardim Cesário Verde, em Lisboa, perto da ESMTC, porque ela vai falar com cuidados veterinários sustentáveis, e a filosofia da MTC, aplicada à veterinária - talvez essa seja a via mais equilibrada a certa, do que estarmos para aqui com radicalismos, sem alguma fundamentação técnica sobre os visados - gostos são gostos - mas regras de nutrição é outra conversa - vamos pois ouvir uma veterinária que sabe do que fala - ela também vai estar na FEIRA ALTERNATIVA - em Lisboa , no Parque do Inatel no fds de 8/10 de Setembro. A MTC aplica-se ao comportamento, sociabilização, alimentação, bem-estar, saúde, doenças crónicas e por aí fora. Deixo esta sugestão e gostaria que pensassem nas consequências dos vossos actos, antes de terem toda a informação possível. É só - e já é muito.
(Por: DONAMBRÓSIA)

[Por: @ 2017-08-22, 16:36 | Responder | Imprimir ]


ratingratingratingratingratingERROS DETECTADOS NAS EMENTAS DAS CANTINAS

Boa tarde ao CENTRO VEGETARIANO
Sou frequentadora assídua e diária de algumas cantinas nas AVENIDAS NOVAS, exactamente porque é ali que trabalho; ultimamente tenho frequentado diáriamente a cantina da DGES e FILIPE FOLQUE - embora este só pontualmente; verifico que, apesar de terem introduzido o prato vegetariano, ainda não sabem usar bem os cereais integrais - arroz - entre outros; não sabem usar convenientemente as leguminosas - quando na cozinha vegetariana/macrobiótica e em MTC, estas devem ser demolhadas e cozinhadas com uma alga, para permitir usar menos sal e facilitar a sua digestão; inventam à força toda, transformar pratos da cozinha tradicional portuguesa, em pratos vegetarianos - que é coisa que não existe, está errada e introduz muita gordura nos pratos - porque normalmente são compostos; usa e abusa da soja texturizada, quando este tem um valor nutricional abaixo do valor de uma leguminosa real - feijão frade, preto, manteiga, grão, lentilhas, etc...; usa e abusa de pratos compostos, com análise nutricional pouco esclarecedora dos pratos apresentados; não faz uso de ervas aromáticas e condimentos alternativos na cozinha e na hora de servir - quando se sabe que as ervas aromáticas facilitam o metabolismo e permitem boas digestões; faz muito uso de produtos embalados/enlatados, como cogumelos, tofu, seitan - que nem sabem temperar e colocar a marinar, sendo que na maior parte das vezes - NÃO SABEM A NADA. Não sabendo usar os produtos correctamente, corre-se o risco de as refeições serem um falhanço completo e voltarem para trás; os pratos compostos são um erro - porque se obriga uma pessoa a comer uma mistura de ingredientes que pode não ser a mais saudável, e com condimentos invisíveis, nomeadamente a gordura, o açúcar e o sal. Não se pode querer mudar, se a mentalidade não muda. Tenho andado a aprender bastante em cursos que tenho feito - e na maior parte dos casos - acabo por ir para a dieta. Ainda hoje havia o seguinte - PATANISCAS DE ESPINAFRES COM ARROZ BRANCO - O QUE É ISTO? UM FRITO - COM UM HIDRATO DE CARBONO REFINADO E MAIS NADA - FRITO EM QUÊ??? ONDE ESTAVA A PROTEÍNA VEGETAL - NOS ESPINAFRES???? NO ARROZ BRANCO - SE FOSSE INTEGRAL - AINDA IA - MAS NÃO . AINDA HÁ MUITO A APRENDER - E EU TENHO DADO VÁRIAS SUGESTÕES - MAS ONDE É QUE ESTÁ A FORMAÇÃO DAS SENHORAS DA COZINHA - E A INFORMAÇÃO AO CLIENTE - PARA ALÉM DA EMENTA - AS EMENTAS TÊM POUCA ANÁLISE NUTRICIONAL E ISSO TEM DE MUDAR.Outra coisa - seria interessante começar a pensar em fazer pequenos seminários nas cantinas, sobre comida saudável, para ajudar os utentes a decidir bem - seria muito útil se convidassem nutricionistas e chef's para falar com as pessoas sobre estes assuntos - porque não pensam nisto? Obrigada .

[Por: DONAMBROSIA @ 2017-08-17, 15:41 | Responder | Imprimir ]


Beterraba ácida

Porque será que a beterraba que semeio em casa é muito ácida?
(Por: antonioribeiro)

[Por: @ 2017-07-03, 17:38 | Responder | Imprimir ]


contra indicação

Comecei a tomar da seguinte forma:Deixar na agua 3 grãos. E de manhã remover as cascas e tomar com água. Este uso é correto ?E tem alguma restrição ?
(Por: elisabete)

[Por: @ 2017-05-28, 15:12 | Responder | Imprimir ]


duvida

O Dr. Lair Ribeiro recomenda uma gota/diaw2 a fórmula Lugol a 5%.
O que você diz disso?
(Por: Marília canabrava)

[Por: @ 2017-01-18, 22:30 | Responder | Imprimir ]


Vinhos Dão

O que aconteceu para terem retirado o Dão da lista própria para veganos?

Afinal não era? Deixou de ser?

É o vinho que tenho consumido desde que me tornei vegana, há 4 anos e meio, devido à vossa lista.

Obrigada
(Por: Cláudia Vantacich)

[Por: @ 2017-01-08, 20:51 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<