Também concordo que o sacrifício animal é horrível.Assim como também acho horrível o sacriício das plantas!Me corta o coração ver uma leguminosa sendo rancada pela raiz e sendo impedida de desfrutar de seu lugar de origem para ir, ainda viva, para uma panela fervendo!
Tudo que diz respeito a perder a vida é horrível, mas o fato é que precisamos nos alimentar, é um ciclo...horrível, mas é um ciclo. Lamento muito pelas plantinhas e animais que comemos...e agradeço por não haver canibais por aqui, pois senão estariamos verdadeiramente fritos!
(Por: )

[Por: @ 2009-04-07, 00:34 | Responder | Imprimir ]

As plantas, ao contrário dos animais, não têm sistema nervoso central nem está provado que sintam dor. Podemo-nos alimentar de forma equilibrada apenas com alimentos vegetais.

[Por: cris @ 2009-04-11, 11:36 | Responder | Imprimir ]

Vegetariano esclarecido.

Eu sou vegetariano mas não me engano a mim próprio para me sentir melhor. Não é verdade que as plantas não sintam dor, nem é verdade que elas não têm consciência de vida. Está provado sem qualquer margem de dúvidas que as plantas podem até reconhecer pessoas e reconhecem os seus agressores. Ai pois é... Isto pode mudar tudo na nossa relação com as plantas e arvores. A nossa existência, neste nível, alimenta-se de morte e sofrimento, não se enganem. Noutro nível de consciência, um dia, não acharemos necessário consumir a vida de outros seres para nos mantermos vivos.
Por enquanto temos de tomar algumas opções.
Eu vou tentando transformar a minha alimentação e o meu comportamento no sentido de espalhar o mínimo de sofrimento possível no planeta, porque sei que o que eu semear, colherei. Sei que aquilo que eu der é aquilo que vou receber.



cris escreveu:
> As plantas, ao contrário dos animais, não têm sistema nervoso central nem
> está provado que sintam dor. Podemo-nos alimentar de forma equilibrada
> apenas com alimentos vegetais.
>

[Por: gnanaatman @ 2009-04-13, 20:22 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano esclarecido.

As plantas não sofrem nem possuem a capacidade de criar expectativas, como por ex desejar não morrer. Elas não possuem qualquer centro de organização de informação (o cérebro) como nós e os animais.
É verdade que são capazes de responder a certos estímulos exteriores, que podem levar a alterações no seu desenvolvimento ou crescimento mas, isso não significa que sofram. Até hoje nunca foi encontrada qualquer prova cientificamente válida de que elas sofram.
O que a ciência já nos comprovou foi que os animais sofrem, quanto às plantas tudo indica o contrário.

[Por: cris @ 2009-04-13, 23:29 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano esclarecido.

Lamento informá-la de que essa informação que possui é arcaica e claro que não corresponde à verdade. Um dia pensou-se... que seria assim. Também acho graça quando as pessoas se põem a adivinhar o que é que os outros seres sentem ou quais são as suas expectativas. O que eu escrevi anteriormente é verdade e rigoroso, não necessito de repetir. Não é difícil encontrar informação actual sobre este tema para quem tem mesmo vontade de estar informado. Dado o vosso cuidado e trabalho em informar as pessoas sobre os mais variados temas relacionados com o vegetarianismo convido-os a informarem-se também sobre este tema. Para vos dar uma pequena ajuda, comecem por ler este livro que não sei se existe em português. Podem encontrá-lo na Amazon: The Secret Life of Plants by Peter Tompkins, Cristopher Bird.
Mesmo que a verdade possa abalar o vosso conforto vegetariano não temam confrontá-la e estar conscientes dela.
O importante é que as nossas opções sejam feitas em consciência, se não, somos apenas animais a reagir por instinto às circunstâncias.


cris escreveu:
> As plantas não sofrem nem possuem a capacidade de criar expectativas, como
> por ex desejar não morrer. Elas não possuem qualquer centro de organização
> de informação (o cérebro) como nós e os animais.
> É verdade que são capazes de responder a certos estímulos exteriores, que
> podem levar a alterações no seu desenvolvimento ou crescimento mas, isso
> não significa que sofram. Até hoje nunca foi encontrada qualquer prova
> cientificamente válida de que elas sofram.
> O que a ciência já nos comprovou foi que os animais sofrem, quanto às
> plantas tudo indica o contrário.

(Por: )

[Por: @ 2009-04-14, 13:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano esclarecido.

Agradeço então que me indique a fonte de estudos científicos que comprovem que as plantas sentem dor.
Pode dar-nos alguns exemplos de excertos do livro que refere que o comprove.

Ressalvo novamente que ter sistema nervoso central e percepção da dor é bem diferente de apenas reagir a estímulos externos (isso de facto, as plantas reagem).

[Por: cris @ 2009-04-17, 19:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Vegetariano esclarecido.

Começe por ler o livro que indiquei que é muito interessante. Tenho a certeza que está muito mais interessada em ler directamente da fonte toda a informação disponível do que ler uma citação ou outra tirada do contexto.
De onde foi tirar a ideia de que só um sistema nervoso central e periférico semelhante ao nosso cria a sensação de dor? A Natureza é muito mais criativa do que isso. O que é a dor? O que é reagir? Qual é a fonte da reacção e qual a razão de reagir? É bom reflectir sobre estas questões essenciais.
Mesmo que as plantas não sentissem dor ou sofrimento ou sress ou carência ou preenchimento, de certo que ninguém porá em duvida de que têm consciência, e por isso partilham aquilo que é o mais essencial em nós. Comer um ser vivo é um acto de autofagia. Doa ou não doa, o problema não está no doer, se não poderia ser resolvido com uma anestesia. O problema está na violência egoista do acto. Qualquer acto de violência é egoísta e por isso inconsciente. E nós queremos ser conscientes.

cris escreveu:
> Agradeço então que me indique a fonte de estudos científicos que comprovem
> que as plantas sentem dor.
> Pode dar-nos alguns exemplos de excertos do livro que refere que o
> comprove.
>
> Ressalvo novamente que ter sistema nervoso central e percepção da dor é
> bem diferente de apenas reagir a estímulos externos (isso de facto, as
> plantas reagem).
>

[Por: gnanaatman @ 2009-04-18, 23:01 | Responder | Imprimir ]



só um comentário

oi??? estou fazendo um trabalho (tipo um debate)e nesse, tenho q apoiar os vegetarianos,mas eu tenho várias duvidas,dizem q as plantas não sofrem como os animais,mas tudo q tem célula é ser vivo,como a alface você estará matando um ser vivo para comer,tenho também uma questão se os animais falassem ninguem iria mata-los...sei lá... eu não sou contra e nem a favor de ser vegetariano mas respeito...
(Por: bady)

[Por: @ 2009-06-04, 21:07 | Responder | Imprimir ]

Re: só um comentário

A tua questão é mais adequada para colocar no nosso fórum. Por favor, coloca a questão em http://www.centrovegetariano.org/forum onde certamente alguém te responderá


[Por: cris @ 2009-06-06, 11:58 | Responder | Imprimir ]








Repensando a estrutura

Sempre fui um carnívoro convicto, mas de um tempo para cá quando vim morar e realizar trabalhos na região norte me deparei com comunidades indígenas e ribeirinhas que praticam muito a caça e a pesca. Embora eu possa entender, pois essa população em particular execute tais atividades pela subsistência e não de forma comercial, a crueldade também se faz presente, só quem já viu se matar uma vaca com uma machadada na cabeça, um veado indefeso, um porco selvagem, uma paca, uma anta e até mesmo macacos e jabutis(tartarugas) sa be como é triste a morte. Isso nos faz repensar nossa existência e repensar nossos hábitos mais selvagens...
Creio que qualquer um que use um pouco de sua racionalidade vai optar pelo mais saudavel e menos selvagem...
Hoje sou vegetariano convicto e uma pessos melhor.
CONTRA A MATANÇA INDISCRIMINADA DE ANIMAIS!!!
(Por: Silmar franco)

[Por: @ 2009-03-26, 12:46 | Responder | Imprimir ]

Repensando a estrutura

Fica na frente de uma animal selvagem com fome, pra ver se ele vai te poupar... só louco pra dizer que os animais são indefesos... eles tem presas, veneno, força extra-humana, eles não são indefesos, nós que precisamos diminuir suas possibilidades de ataque e defesa e ainda assim portar algum tipo de arma, para que possamos matá-lo e assim comer... quem vê discovery channel nunca se tornará um vegetariano. um animal não se priva de comer minha carne se estiver com fome, e eu por ser o predador maior da natureza(somente equipado adequadamente) também não o pouparei...

> Sempre fui um carnívoro convicto, mas de um tempo para cá quando vim morar
> e realizar trabalhos na região norte me deparei com comunidades indígenas e
> ribeirinhas que praticam muito a caça e a pesca. Embora eu possa entender,
> pois essa população em particular execute tais atividades pela subsistência
> e não de forma comercial, a crueldade também se faz presente, só quem já
> viu se matar uma vaca com uma machadada na cabeça, um veado indefeso, um
> porco selvagem, uma paca, uma anta e até mesmo macacos e
> jabutis(tartarugas) sa be como é triste a morte. Isso nos faz repensar
> nossa existência e repensar nossos hábitos mais selvagens...
> Creio que qualquer um que use um pouco de sua racionalidade vai optar pelo
> mais saudavel e menos selvagem...
> Hoje sou vegetariano convicto e uma pessos melhor.
> CONTRA A MATANÇA INDISCRIMINADA DE ANIMAIS!!!
> (Por: Silmar franco)

(Por: Luiz Eduardo)

[Por: @ 2010-01-07, 22:00 | Responder | Imprimir ]

Repensando a estrutura

Está a falar de animais carnívoros apenas. Depois se se deparar com muitos deles é porque simplesmente está a invadir o seu habitat natural ou alguém lho destriu.
Se para o atacar terá de usar uma arma isso só prova que o Homem não é um verdadeiro carnívoro, pois não consegue caçar sem armas nem comer carne crua.

[Por: cris @ 2010-01-08, 12:17 | Responder | Imprimir ]


Observa melhor

É precisamente por ver o National Geografic e outros programas sobre a vida selvagem que faço tudo o que posso para pôr fim ao inferno na Terra, respeitando a natureza e a animalidade de cada um. Os seres humanos devem ser os líderes da evolução em direcção a um mundo onde a vida não se alimente mais de morte, medo e horror. A vida não precisa de violência e horror para subsistir, pelo contrário. Aqueles que já sabem isto são os que conhecem o verdadeiro valor da vida e são os líderes necessários da evolução Global em direcção a um mundo onde todos possam viver em paz e harmonia com a natureza.

[Por: gnanaatman @ 2010-01-08, 15:25 | Responder | Imprimir ]




pocha se todo mundo pensasse assim ai ferro

ae quanto a ploriferação em natureza mlk pensa assim os criadores reproduzem seus rebanhos indiscrinavelente derubando por ano um terço da amazonia para o q essa todo mundo sabe!!!
pastos
somos vegetarianod pelo amaor aos animais e pelo nosso proprio bem estar
se todo mundo penssase q reciclar não ajudaria em nada estariamos atolados em lixo
se todo mundo pensasse q poluir rios faz parte do codidiano
fezes e mal cheiro serião nossas vidas
e num funciona assim nos so mudamos algo se lutarmos por ele

amamos animais, amamos a vida e não queremos que criem seres q sentem q amam morram friamente por selvegens sem escrupulos
com o nivel intelectual conparavel a porcos(mil desculpas porquinhos por conparalos a esses inbecis
se quiserem me adicionar no orkut meu email é esse não se assustem:::::
www.torro92@yahoo.com.br

q sejamos libertos
assim seja o mundo governardo por justiça por amor
(Por: weslley anachy)

[Por: @ 2009-03-04, 19:57 | Responder | Imprimir ]


Entendi

Eu entendi a ideia, e concordo, mas voces vegetarianos só monstram o problema, e a solução, digamos que toda população mundial ouçam voces, e deixem de consumir carne, matar animais, me respondam, oque voces vao fazer pra resolver o problema da superpopulação desses animais? quem vai alimentar? agua, vacina.. voces entenderam a dimensão do problema? Imagina que um fazendeiro dono de 20 mil cabeça de gado, vire vegetariano, e não resolva mais matar os animais, nem extrair leite...imagina essas 20 mil cabeça soltas, sem comida, agua, cuidados, se reproduzindo, invadindo espaços urbanos... sabemos que a populaçao de bovinos é de milhoes só no Brasil. Gostaria de ouvir uma opnião sensata. Obrigado
(Por: Anderson)

[Por: @ 2009-02-27, 04:44 | Responder | Imprimir ]

Re: Entendi

Nenhum vegetariano sugere que o mundo vire vegetariano de um dia para o outro. A transição deve ser feita gradualmente.
De qualquer modo, só existe sobrepopulação de animais porque eles são criados intensivamente. Se reparar, os animais selvagens têm mais tendência a estar em vias de extinção do que a ter população em excesso.
Muitos desses animais que hoje vivem em cativeiro poderiam ser encaminhados para quintas ou para santuários de animais.

[Por: cris @ 2009-03-08, 16:16 | Responder | Imprimir ]



avaliações depois de 20 dias sem comer carne

Sempre fui carnívora, olha que palavra horripilante.
O meu irmão é vegetariano , há 20 dias nós conversamos
sobre o tema, fiquei motivada e parei , senti uma aívio
no trato intestinal e também o cheiro em minhas feses tornou-se bastante suave. Daí comi carne de novo e voltou o mesmo empachamento , mal estar parecia que a minha barriga estava inchada , então parei de novo com carne e mais uma vez tive uma sensação de bem estar . O curioso é que agora eu não posso nem me imaginar comendo carne, sinto uma repulsa, uma aversão e me arrependo por toda carne que comi na minha vida. Obrigada.
(Por: conceiçao araujo)

[Por: @ 2009-02-05, 14:22 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<   >> Seguintes