Reportagem "100% Vegetal"

Durante a tarde de Domingo, e antevendo já o que seria a reportagem a ser exibida à noite, depois de ter lido a mesma no site da Visão, decidi enviar um mail à SIC, que passo a transcrever:

Excelentíssimo Senhor Director de Informação da SIC,

face às incorrecções existentes na reportagem conjunta SIC/Visão, já publicada na revista e a ser transmitida logo à noite, sobre alimentação vegetariana, seria importante para o bom nome do jornalismo da SIC que após a exibição da mesma estivesse presente algum nutricionista/médico especialista neste tipo de alimentação. É inconcebível que se faça este género de reportagem sem, pelo menos, entrevistar algum vegetariano ou vegano experiente que possa relatar a sua experiência. Há várias organizações vegetarianas, entre as quais a AVP (Associação Vegetariana Portuguesa), que de certeza se disponibilizaria para prestar os esclarecimentos necessários. Só assim se poderia considerar um jornalismo isento e credível, com respeito pelos vegetarianos.

Aguardo a melhor sensibilização de Vossa Excelência para o assunto epígrafe.

Com os melhores cumprimentos.


A resposta que recebi foi então a seguinte:

Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.

Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e o facto de ter partilhado a sua opinião connosco. Só com a opinião dos nossos telespectadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua insatisfação, relativa à reportagem SIC deste Domingo, foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma.

Sem outro assunto de momento e esperando poder continuar a merecer a sua confiança, apresentamos os nossos mais sinceros cumprimentos,

[Por: 0 @ 2008-01-14, 23:45 | Responder | Imprimir ]


reportagem SIC

Muitíssimo bem estruturada a v/ resposta.

Parabéns!
(Por: Diogo Garrido)

[Por: @ 2008-01-14, 22:17 | Responder | Imprimir ]


reportagem Sic

Os meus parabéns ao centro vegetariano por ter enviado esta carta aos respectivos órgãos de informação. Como vegan desde praticamente os meus 15 anos (tenho agora 19) e sem qualquer problema de saúde derivado da opção alimentar que tomei, só posso achar ( tal como todos aqui achamos) que a reportagem da Sic foi tudo menos objectiva e clara no seu propósito de dar a conhecer o vegetarianismo.

Mais grave é tê-lo feito para um grande público que, no nosso país, se encontra maioritariamente "às escuras" no que diz respeito a esta questão.

Eu mesma enviei um mail à Sic manifestando o meu desagrado e esperando que de facto sejam feitas reportagens sobre isto com o mínimo de seriedade e rigor jornalístico.

Os melhores cumprimentos,

Joana Mendes (Porto)
(Por: Joana Mendes)

[Por: @ 2008-01-14, 21:59 | Responder | Imprimir ]


Passo a encaminhar o meu e-mail que escrevi a sic

Prezados Srs.:

Depois de ter visto o vosso programa, tenho algumas criticas (sempre construtivas) sobre a reportagem:

Em primeiro Lugar, considero que, a Informação e a mensagem final foi muito mal passada, tendo em conta que, ninguém deve passar de um tipo de alimentação a outra de forma drástica, e considero que a Médica devia ter informado sobre esta questão, além disso o Repórter que se submeteu à Dieta devia ter procurado informação de como fazer a transição de forma equilibrada e saudável, coisa que não me pareceu ter sido feita.
O facto da analítica ter apresentado variações tão rápidas, pode-se dizer que isto se deveu á a mudança da alimentação de forma tão brusca. O nosso sistema tem próprias formas de se defender e o que aconteceu é exemplo disso.

Posso não concordar totalmente com um regime alimentar vegan, até porque tem tendência a ter deficit de nutrientes se não é muito bem controlado, mas não nego que tem benefícios também para a saúde.

A meu modo de ver, devia-se passar melhor a informação com profissionais competentes para que o público não fique com mensagens distorcidas sobre regimens que podem trazer tantos benefícios para a população portuguesa, que tantos problemas tem a nível alimentar e com os riscos que isto implica.

Penso que, os profissionais que poderiam colaborar com vocês a fazer uma boa reportagens sobre o tema seriam:

Medico (por questões de analítica)
Dietistas-Naturologistas (porque tem muito mais experiencias nestas áreas)
Nutricionistas (para poder comparar de forma neutral todos os tipos de dieta)

Desta forma fazem uma reportagem multidisciplinar e pode-se informar de forma correcta aos interessados nesta área, sem correr o risco de que estas mesmas pessoas passem a procurar estes tipos de alimentação de forma indevida (saúde comunitária).

O facto é que em Portugal existem muitas restrições a nível social para quem pratica este tipo de dieta. Esta situação não vai mudar até que se informe de forma devida.

Sem outro assunto, obrigada pela atenção

Jeanette Ornelas
Dietista- Naturologista

Peço disculpa pelo meu fraco português mais não sou portuguesa
(Por: Jeanette Ornelas)

[Por: @ 2008-01-14, 21:45 | Responder | Imprimir ]


Eu sinceramente cheguei a meio e desisti. Também soube da reportagem pela minha mãe que me disse "filha, amanhã dá na SIC uma reportagem sobre uma pessoa que se tornou vegetariana e parece que não correu muito bem". Claro que aquilo foi uma fantochada.

O que eu gostei mais foi a sua refeição de despedida: bifes com batatas fritas de pacote. Sim, senhor, muito saudável. Proteína e gordura animal em excesso - sim, eram para aí uns 5 ou 6 bifes de perú - e a gordura das batatas. O que é que aquilo tinha de saudável?

Fazia mais sentido terem pegado em alguém que quisesse de facto se tornar vegetariano, verdadeiramente motivado e com todas as informações necessárias, do que alguém que, como já disseram, se via claramente que partiu para a experiência com o resultado definido.

Mais, tenho a dizer que como vegetariana (ovo-lacto, na verdade) nunca deixei de participar em qualquer evento, almoços e jantares de família ou amigos, Natal, Páscoa, enfim. Admito que para um vegano não será tão simples ir a um restaurante comum (porque em último caso opto pelas omoletes), mas até aí é possível arranjar bons almoços. E depois, as nossas refeições não têm que ser todas uma roda dos alimentos perfeita. Se exporadicamente vou a um restaurante almoçar e só consigo arranjar, sei lá, arroz e couves cozidas ou apenas uma salada mista, ok, não é equilibrado, e depois? Ao lanche ou ao jantar compenso. Obviamente que se me limitar a todos os dias comer o mesmo não é saudável, mas julgar uma dieta alimentar por uma refeição é ridículo.

Felizmente a própria SIC faz uma boa promoção do vegetarianismo no programa da SIC Mulher, Mundo das Mulheres, com o André Maia.
(Por: Ana Monteiro)

[Por: @ 2008-01-14, 19:44 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<   >> Seguintes