Dúvidas

Olá a todos !

Em 1º lugar quero dizer que este site é muito útil mesmo! Não sabia da sua existência mas descobri-o no fórum eco-gaia =)

Há já algum tempo que pretendia mudar o meu estilo de vida no que respeita à alimentação..desconhecia de todo que existiam tantos tipos diferentes de vegetarianismo. Tenho-me estado a sair bem no que diz respeito à carne pk já só como muito de vez em quando ! já falta pouco para eliminá-la de vez da minha dieta alimentar =)

Bom, a minha dúvida prende-se, sobretudo com a alimentação porque tenho algumas dúvidas..se não como carne nem peixe que outras opções tenho?!

Por favor informem-me porque é algo que quero muito conquistar =)

Obrigada a todos *
Namâste !
(Por: Filipa)

[Por: @ 2008-02-21, 03:50 | Responder | Imprimir ]

Re: Dúvidas

Tens muitos alimentos ricos em proteínas: soja, seitan, tofu, leguminosas (feijão, grão, lentilhas), frutos secos.
Para mais dicas sugiro que leias: http://www.centrovegetariano.org/Article-326-%2BComo%2Bsubstituir%2Ba%2Bcarne%253F.html
(Por: )

[Por: @ 2008-02-24, 18:08 | Responder | Imprimir ]



Ola pessoal! Estou agora a mentalizar-me para começar a ser vegetariana. Sou uma amante de animais, de todos sem excepçao, mas é verdade que gosto muito de comer carne e como nunca vi na realidade o que fazem aos pobres dos animais nunca pensei muito nisso... depois de ler um artigo na net que conta tudo ao pormenor desde que nascem ate à sua morte, so tenho chorado e nem me apetece comer. Decidi que quero ser vegetariana, mas como muitos têm referido vai ser dificil. O meu namorado e a minha mae nao estao a favor... Sinto-me um pouco perdida. Nao sei como começar! Porque por exemplo, eu adoro leite... e nem leite se deve beber pois as vacas leiteiras tambem sofrem muito!! Sera que alguem me pode ajudar, dando-me conselhos? Quem me dera que as vacas, porcos, galinhas um dia consigam ter o seu lugar no mundo sem os humanos (seres crueis), a fazerem-nos sofrer! Mas quando penso nisso tambem desanimo...esta matança nunca mais vai acabar, pois nao?? Por mais gente que se torne vegetariana, ha sempre uma maioria que vai continuar a consumir. E os pobres dos animais nao vao parar de sofrer... desculpem o desabafo, mas às vezes parece que me sinto a endoidecer!
(Por: Elisabete)

[Por: @ 2008-01-07, 17:50 | Responder | Imprimir ]

p ser vegetariana não precisa sofrer...

Elisabete, a dor do mundo nunca vai acabar... infelizmente.

Os pobres animaizinhos vão continuar servindo para alimentação. O que vale é mesmo tentar. Pela própria consciência. Afinal, tudo começa assim e um vai puxando o outro. Não sou vegetariana (ainda). Meu namorado é, e não, ele nunca me influenciou diretamente, apenas estou aprendendo com ele a comer menos carne. Não se culpe, nunca e faça sempre o que estiver com vontade. E não veja muitos videos fortes na internet se vc não aguenta. Eu achei q fosse forte p ver, mas comecei a ter pesadelos, a não conseguir dormir, e agora, apenas faço o que posso e não vejo.(assim como parei de ver o jornal da tv... rs) Divulgo os sites, digo q estou tentando comer menos carne, etc. O boca a boca entre os amigos funciona qdo vc mostra q a comida vegetariana é gostosa e q vc não precisa necessariamente virar vegetariano pra gostar.

Pra substituir a carne estou comendo glúten, soja e tempeh (www.tempeh.com.br) que são super nutritivos, saborosos e podem ser feitos de qualquer modo (assado, frito, cozido...). Ah, e não caia na história q glúten faz mal, hein? Faz mal pra quem é alérgico, e só! Experimente, q vc vai gostar, como eu. E assim, ter uma transição mais calma.

bjs e força! Os vegs são bem unidos... :)
Thaís



> Ola pessoal! Estou agora a mentalizar-me para começar a ser vegetariana.
> Sou uma amante de animais, de todos sem excepçao, mas é verdade que gosto
> muito de comer carne e como nunca vi na realidade o que fazem aos pobres
> dos animais nunca pensei muito nisso... depois de ler um artigo na net que
> conta tudo ao pormenor desde que nascem ate à sua morte, so tenho chorado e
> nem me apetece comer. Decidi que quero ser vegetariana, mas como muitos têm
> referido vai ser dificil. O meu namorado e a minha mae nao estao a favor...
> Sinto-me um pouco perdida. Nao sei como começar! Porque por exemplo, eu
> adoro leite... e nem leite se deve beber pois as vacas leiteiras tambem
> sofrem muito!! Sera que alguem me pode ajudar, dando-me conselhos? Quem me
> dera que as vacas, porcos, galinhas um dia consigam ter o seu lugar no
> mundo sem os humanos (seres crueis), a fazerem-nos sofrer! Mas quando
> penso nisso tambem desanimo...esta matança nunca mais vai acabar, pois
> nao?? Por mais gente que se torne vegetariana, ha sempre uma maioria que
> vai continuar a consumir. E os pobres dos animais nao vao parar de
> sofrer... desculpem o desabafo, mas às vezes parece que me sinto a
> endoidecer!
> (Por: Elisabete)

[Por: thaisbmotta @ 2008-02-13, 02:51 | Responder | Imprimir ]



Iniciação ao vegetarianismo

Olá
Também quero dar os parabéns por esta excelente página.
Comecei á duas semanas a fazer uma dieta para tentar descer o colesterol dos 280. Isto inclui comer vegetais, fruta e tofu. Como sempre gostei de saladas, verduras e frutos, estou a gostar, não tenho qualquer dificuldade neste tipo de alimentação. Já notei alterações no tipo de fezes, para melhor. A minha pergunta é: quais são os problemas de saúde que poderei vir a ter se continuar sem comer carne, peixe e lacticineos?
De momento sinto-me bem, mas gostava de não abusar na dieta, quero dizer, saber fazer bem as coisas.
Aceito todas as dicas para este principiante.
Cumprimentos para todos.
(Por: Sabor)

[Por: @ 2007-11-01, 19:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Iniciação ao vegetarianismo

Com consumo excessivo de carne e lacticínios a probabilidade de colesterol elevado, problemas cardíacos, desenvolvimento de cancros é bastante superior.
Se deixar de comer produtos de origem animal, desde que faça uma alimentação variada e equilibrada não terá nenhuma carência alimentar. A prova de que o vegetarianismo é uma boa opção alimentar são os milhares de pessoas vegetarianas há décadas, sobretudo em países como a Índia e o Reino Unido.

(Por: )

[Por: @ 2007-11-04, 11:36 | Responder | Imprimir ]



Olá. este comentário é um pedido de ajuda porque estou a tentar mudar a minha alimentação(tornar-me vegetariana)e está a ser muito díficil porque os meus pais são contra. Ainda vivo com eles e dependo deles porque estou a estudar... O que posso fazer?
(Por: Celeste)

[Por: @ 2007-07-19, 18:44 | Responder | Imprimir ]

Olá Celeste
Penso que deves tentar explicar-lhes o sofrimento pelo que os animais passam para as pessoas os comerem e também os benefícos de saúde que a alimentação vegetariana tem. Se ele forem insensíveis a isso e não respeitarem a tua decisão, então tens que seguir a tua ideia; não vais estar a prejudicar a tua saúde nem aos animais só para seres agradável aos teus pais.
Boa sorte!
(Por: )

[Por: @ 2007-07-21, 17:02 | Responder | Imprimir ]

Filme

OI Celeste,
Seria uma boa mostrar aos seus pais o filme Earthlings. Vc o encontra facilmente no youtube, com legenda em portugues.
Esse filme, extremamente forte e chocante, mostra exatamente como os animais sao criados com o simples objetivos de serem mortos e virem parar à nossa mesa. Tornei-me vegetariana assim que assisti o filme e tenho resistido ate hoje. Sempre que sinto vontade de comer um pedaco de carne, lembro das cenas do filme e me mantenho firme. Acho que seria otimo que seus pais assistissem ao filme pois se nao se tornarem vegetarianos tambem, irao pelo menos respeitar sua ideia.
Boa sorte.
Beijos.
(Por: Lysiane)

[Por: @ 2008-01-23, 13:17 | Responder | Imprimir ]



es tu e eu

Ola. olha, estou exactamente na mesma situaçao que tu.
Creio que sera muito dificil tornar.me vegetariana se os meus pais nao me apoiarem.
quanto a dica que te deram sobre mostrares aquele filme aos teus pais. Gostava de saber se o fizeste e se resultou com eles porque muito sinceramente duvido que essa tecnica resulte com os meus.
Ja comecei a comer menos carne (so como em casa, quando estou na rua raramente como). Recebo comentarios ou piadas dos meus amigos quase de todas as vezes que como com eles, mas nao me irrita muito, embora nao me importasse nada que parassem.
Nesta materia gostava muito de ter o apoio dos meus pais e de todos a minha volta, mas nao me parece possivel.
Obrigada pelo site, gostei muito de vos visitar
=)
(Por: solange )

[Por: @ 2008-05-22, 22:09 | Responder | Imprimir ]



Yôga

Parabenizo aos responsáveis por este sítio pelas suas valiosíssimas informações sobre o vegetarianismo. Gostaria apenas de fazer uma pequena ressalva quanto à utilização do citado termo "terapia", no que concerne ao yôga. De acordo com o SwáSthya Yôga, cuja linha é de raízes Tantra (filosofia comportamental) e Sámkhya (filosofia especulativa), yôga, em primeiro lugar, é uma Filosofia - uma filosofia prática, e não uma terapia. Efeitos terapêuticos são conseqüências naturais de uma prática séria e efetiva de yôga, mas não uma garantia a priori. Isto depende de uma série de outros fatores. Yôga autêntico, além de não ser terapia, também não é auto-ajuda, muito menos esoterismo, nem atividade física, nem modalidade de Educação Física ou esporte. Para maiores informações e esclarecimentos, indico o sítio: www.uni-yoga.org, ou consultem a obra "Tratado de Yôga" (co-edição DeRose/Nobel, 1995/2007, São Paulo, Brasil), do Mestre DeRose, a maior e mais completa publicação do gênero em todo o mundo. Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo do sítio CentroVegetariano, o qual está com matérias muito ricas e bem elaboradas.
Max Müller Sobrinho - Distrito Federal, Brasil.
(Por: Max Müller Sobrinho)

[Por: @ 2007-07-04, 22:59 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<   >> Seguintes