Sobre a Soja

Embora a soja seja utilizada na cozinha chinesa desde o século XI a.C, apenas no início do século XX chegou ao Ocidente.
Muitos estudos actuais comprovam que os produtos à base de soja, como a proteína texturizada, o tempeh ou o tofu, reduzem o risco de cancro da mama e da próstata, aliviam os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores nocturnos, ajudam a controlar a diabetes, a osteoporose e arteriosclerose.



A soja é uma planta herbácea e tem aproximadamente 10.000 variedades. É da família das leguminosas (popularmente é um feijão) e teve sua origem na China, onde é bastante utilizada desde o século XI a.C. Foi considerada uma das 5 sementes sagradas, sendo-lhe atribuída a própria sobrevivência da China, devido ao seu uso nutricional como principal fonte proteíca.
É também de extrema importância para a agricultura, pois tem uma bactéria que fixa o nitrogénio no solo. A sua parte comercializada é a semente, variando de tamanho, cor e forma, como também quanto ao teor de óleo e proteínas.
A de maior comercialização é a de cor amarelada e arredondada, por ser privilegiada com o melhor sabor. A soja chegou ao Japão entre o terceiro e o oitavo séculos d.C. Actualmente é conhecida como "Rainha da Cozinha Japonesa", tal a variedade de produtos dela oriundos: missô, shoyu, tofu, natô, entre outros. O primeiro país ocidental a usá-la foi a Inglaterra, que em 1908 recebeu a primeira carga para obtenção de farinha e óleo. Aos Estados Unidos só chegou em 1924, transformando-se desde então no seu maior produtor, seguido pelo Brasil.

No Ocidente o seu principal uso foi sempre o óleo, já que o grão, farinhas e bagaço eram usados apenas na ração animal.
Actualmente a situação está a alterar-se, por influência das cozinhas chinesa e japonesa, bem como por influência dos vegetarianos e veganos, que encontraram na soja uma óptima fonte proteíca.
Um dos derivados de soja mais utilizados é a P.V.T. (Proteína Vegetal Texturizada), conhecida também como "carne de soja". Obtida do grão de soja, após o processo de extracção do seu óleo é constituída em média de 53% de proteína de alto valor biológico.
É um alimento extremamente versátil e absorve facilmente o sabor dos temperos, podendo substituir a carne em diversas preparações, como strogonof, feijoada vegetariana, jardineira vegetariana, sojaburgers, croquetes, recheios, refogados, etc.

Um 1 Kg de soja equivale a 3 Kg de carne em proteínas. É uma das maiores fontes de nitrogénio, bem como o alimento mais rico em lecitina, que tem como base o fósforo, o qual faz parte de todas as células do organismo. É ainda um alimento rico em potássio (2.200 mg) e nas vitaminas A, B, D e E. Há quem afirme que ela provoca descalcificação dos ossos. Mas a ideia está longe de ser consensual. Pelo contrário, a verdade é que cada 100 gramas de grão contêm 90 mg de cálcio, e a ideia da descalcificação parece ter sido um falso mito criado em torno do produto.


O que a medicina já sabe sobre os benefícios da soja

1. Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o mau colesterol, cerca de 33%.
2. Prevenção do cancro: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de cancro da mama e da próstata até 50%.
3. Menopausa: a soja atenua os desconfortos como os suores nocturnos e as ondas de calor.
4. Osteoporose: o fitoestrogénio genisteína ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea.
5. Diabetes: as fibras do grão de soja agem como reguladores do nível de glicose.
6. Arteriosclerose: a hormona vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença.



Referências:
http://br.geocities.com/escolhavegan



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=15

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2012-07-30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde
Alimentação > Alimentos > Soja
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



soja

A boatos por ai dizendo mal da soja, eu uso a mas de 40 anos eu não sinto nada só saúde!!

Grato

Clériston D. Gomes
(Por: naturalis@gbi.com.br)

[Por: @ 2015-11-01, 12:45 | Responder | Imprimir ]


Soja

Boa tarde, tenho ouvido dizer que a soja não deve ser consumida com regularidade quando se toma a pílula pois pode causar transtornos a nível hormonal. Ora, consumo leite de soja (diariamente a substituir o leite de vaca), manteiga de soja (também frequentemente nos laches) e cerca de duas/três vezes por semana consumo tofu, tempeh ou bifes de soja... também utilizo natas de soja em muitos pratos. Devo moderar o consumo?
Cumprimentos :)

[Por: Lisabel @ 2013-11-11, 12:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Soja

A soja, tal como todos os alimentos, deve ser consumida de forma moderada e fazendo parte de uma alimentação variada. Desconheço qualquer ligação entre o consumo de soja e o uso da pílula.

[Por: cris @ 2013-12-14, 11:26 | Responder | Imprimir ]


Re: Soja


A pílula em algumas pessoas pode aumentar o nível de triglicerídeos e o consumo de soja pode potenciar esse efeito. O problema está na pílula e não na soja. Se a pílula em ti. Não tem esse efeito não há problema. Qualquer das maneiras deve-se ter presente que a pílula faz mal, com ou sem o consumo de soja.




Lisabel escreveu:
> Boa tarde, tenho ouvido dizer que a soja não deve ser consumida com
> regularidade quando se toma a pílula pois pode causar transtornos a nível
> hormonal. Ora, consumo leite de soja (diariamente a substituir o leite de
> vaca), manteiga de soja (também frequentemente nos laches) e cerca de
> duas/três vezes por semana consumo tofu, tempeh ou bifes de soja... também
> utilizo natas de soja em muitos pratos. Devo moderar o consumo?
> Cumprimentos :)

(Por: Patrícia Martinho)

[Por: @ 2016-07-20, 09:27 | Responder | Imprimir ]



Informação

Eu consumo leite de soja faz alguns anos e esta semana vi num site algo que me deixou algo angustiado!
Se me puderem comentar, agradecia por favor! Sou apenas um consumidor normal e não tenho conhecimentos sobre a matéria, a não ser o senso comum.
http://www.dietametabolica.es/soja.htm
Obrigado

[Por: fcarrusca @ 2010-10-03, 10:17 | Responder | Imprimir ]

Re: Informação

Sugiro que leia os comentários abaixo, onde se responde um pouco às suas dúvidas.
Prefira soja biológica, e usa a soja em conjunto com uma alimentação variada.

[Por: cris @ 2010-10-03, 10:48 | Responder | Imprimir ]



Duvida

Eu a tempos comecei a implantar na alimentação diária a Soja e alguns derivados leite etc retirando gradativamente a carne do consumo diário(como me indicaram fazer)... Pois realmente gostaria de me tornar vegetariana.

Mas minha dúvida é: Quando eu passar a ser vegetariana o consumo diario de soja junto com outros alimentos poderá no futuro causar algum mal a minha saude ou a de minha mãe?

Há varios artigos uns elogiando, outros criticando. Apesar de eu ja ter marcado nutricionista. Quero saber bem, para me sentir segura na dieta que ela implantar. E não ter surpresas de carencia de vitaminas ou problemas com a minha escolha que quero que dê certo =)

Bjs

[Por: Christy @ 2010-09-20, 19:34 | Responder | Imprimir ]

Re: Duvida

Uma alimentação saudável deve sempre ser muito variada. Comer todos os dias soja, talvez não seja a melhor opção, pois só com a variedade consiguimos obter todos os nutrientes. Deve variar os alimentos (também tem seitan, tempeh, leguminosas, frutos secos, algas...), assim como a preparação da soja ou os derivados de soja usados devem variar.



> Eu a tempos comecei a implantar na alimentação diária a Soja e alguns
> derivados leite etc retirando gradativamente a carne do consumo diário(como
> me indicaram fazer)... Pois realmente gostaria de me tornar vegetariana.
>
> Mas minha dúvida é: Quando eu passar a ser vegetariana o consumo diario de
> soja junto com outros alimentos poderá no futuro causar algum mal a minha
> saude ou a de minha mãe?
>
> Há varios artigos uns elogiando, outros criticando. Apesar de eu ja ter
> marcado nutricionista. Quero saber bem, para me sentir segura na dieta que
> ela implantar. E não ter surpresas de carencia de vitaminas ou problemas
> com a minha escolha que quero que dê certo =)
>
> Bjs

[Por: cris @ 2010-09-21, 00:20 | Responder | Imprimir ]



Efeitos esterogénico da soja

Gostaria que me explicassem/elucidassem sobre o suposto efeito esterogénico da soja. Gostaria também de saber se pode ser tomada quando se pratica musculação, uma vez algo que tem um efeito esterogénico não será positivo para essa prática desportiva.
Obrigado

[Por: carlosaglopes @ 2010-08-18, 15:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

A soja, como todos os alimentos, deve ser consumida com moderação e integrada numa alimentação variada. Se só consumir soja e derivados 3-4 vezes por semana não terá certamente qualquer prejuízo ao organismo.

[Por: cris @ 2010-08-18, 22:27 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

Costumo comer um iogurte de soja caseiro por dia com o muesli e como tenho sempre okara ponho 1 c. sobremesa na sopa, isto quase todos os dias! será que nos poderá fazer mal depois? para além disso é raro comer soja, mesmo da texturizada.

[Por: silamelo83 @ 2010-08-20, 20:48 | Responder | Imprimir ]

Re: Efeitos esterogénico da soja

A chave de uma alimentação saudável está na variedade. De resto, muita da informação que circula sobre a soja não é fundamentada nem cientificamente rigorosa.

[Por: cris @ 2010-08-21, 16:56 | Responder | Imprimir ]





Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=15