A dieta para crianças

Desde o Nascimento
Os hábitos alimentares adquirem-se cedo na infância. As dietas vegetarianas dão ao bebé a oportunidade de aprender a gostar de uma variedade maravilhosa de
alimentos nutritivos. Eles fornecem uma excelente nutrição em todos os estádios de crescimento, desde o nascimento à adolescência.


Bebés
O melhor alimento para recém-nascidos é o leite materno, e quanto mais o bebé é amamentado melhor. Se o bebé não está a ser amamentado, algumas fórmulas de leite de soja são uma boa alternativa e estão amplamente disponíveis. Não se deve usar leite de soja comercial. Os bebés têm necessidades especiais e necessitam de uma fórmula de leite de soja que seja desenvolvida especificamente para eles.
As crianças não necessitam de outro alimento além do leite materno ou de soja durante vários meses de vida. Crianças amamentadas pela mãe necessitam de cerca de duas horas por semana de exposição ao sol para produzirem vitamina D. Algumas crianças, especialmente aquelas que vivem em climas nebulosos, podem não produzir quantidades suficientes de vitamina D. Nesse caso, um suplemento deste nutriente pode ser necessário.
As mulheres vegetarianas que amamentam devem também certificar-se de incluir boas fontes de vitamina B12 nas suas dietas, porque a ingestão pode afectar os seus níveis no leite materno. Alimentos enriquecidos com cianocobalamina, a forma activa de vitamina B12, podem fornecer a quantidade adequada deste nutriente. Um suplemento multivitamínico também pode ser tomado, se aconselhado por um médico.
Leite materno ou leite concebido para crianças deve ser consumido durante pelo menos o primeiro ano de vida.
Por volta dos 4 a cinco meses de idade, ou quando o bebé duplicar o peso, outros alimentos podem ser adicionados à dieta.
Adiciona um alimento de cada vez, com intervalos de uma a duas semanas entre cada um. As directrizes seguintes podem servir como um plano flexível para adicionar alimentos à dieta do bebé.


Dos Quatro aos Cinco Meses
Introduz cereais para criança enriquecidos com ferro. Tenta cereais de arroz primeiro, visto ser este o menos susceptível de causar alergias. Mistura com um pouco de leite materno ou uma fórmula de leite de soja para crianças. Tenta então cereais de aveia ou cevada.


Dos Seis aos Oito Meses
Introduz vegetais. Eles devem estar bem cozidos e desfeitos. Batatas, feijões verdes, cenouras e ervilhas são boas escolhas para começar.
Introduz frutas a seguir. Tenta bananas esmagadas, papa de pêssegos ou sumo de maçã.
Pelos oito meses de idade muitos bebés podem comer bolachas, pão e cereais secos. Também, pelos oito meses, as crianças podem começar a ingerir alimentos mais ricos em proteínas, como tofu ou feijões que tenham sido bem cozinhados e macerados.


Crianças
As crianças têm maiores necessidades calóricas e nutritivas, mas os seus estômagos são pequenos. Oferece à tua criança refeições frequentes, e inclui algumas comidas menos volumosas, como grãos refinados e sumos de frutos. Limita os sumos, contudo, porque as crianças podem-se encher deles, preferindo o seu sabor doce a outros alimentos.
Algumas comidas, como cachorros quentes veganos, paus de cenoura, amendoim e uvas podem representar perigo, pela facilidade com que os pequenos se engasgam.
Tem o cuidado de cortar os alimentos em pedaços pequenos e encoraja as crianças a mastigá-los bem antes de engolir.


As necessidades calóricas variam de criança para criança. As directrizes seguintes são apenas referências.

----------------------------------------------------------------


Grupos de Alimentos para Crianças

Pão, Cereais, Grãos
Inclui todos os pães, paozinhos, tostas, cereais frios e quentes, massa, grãos cozinhados como arroz e cevada e crackers.

Legumes, Rebentos, Nozes
Inclui todos os grãos cozinhados como feijões, lentilhas e várias espécies de ervilhas; tofu, tempeh, substitutos da carne, proteínas vegetais texturizadas (TVP); todos os grãos e manteigas de grãos, rebentos e tahina (manteiga de sésamo).

Leite de Soja Enriquecido
Inclui todos os leites de soja enriquecidos e fórmulas infantis, ou leite materno para bebés.

Vegetais
Inclui todos os vegetais crus ou cozinhados, que possam ser comprados frescos, enlatados ou congelados. Também inclui sumos.

Frutos
Inclui todos os frutos e sumos 100% de frutos. A fruta pode ser comprada fresca ou enlatada, de preferência em calda natural ou água.


----------------------------------------------------------------

Porções Recomendadas

1 a 3 Anos (pré-escola)
Pão, Cereais, Grãos: 6 ou mais porções; uma porção é ½ a 1 fatia de pão, ¼ a ½ chávena de cereais cozinhados, grãos ou massa; ½ a uma chávena de cereais prontos-a-comer
Legumes, Nozes, Rebentos: 2 ou mais porções; uma porção é ¼ a ½ chávena de feijões cozinhados, tofu, tempeh, TVP; 40 a 80 gramas de substitutos da carne; 1 a 2 colheres de sopa de rebentos, nozes, castanhas e análogos ou manteiga.
Leite de soja enriquecido, etc.: 3 porções; uma porção é equivalente a uma chávena de leite de soja para criança ou leite materno
Vegetais: 2 ou mais porções; uma porção é ¼ a ½ chávena cozinhada ou ½ chávena de vegetais crus
Frutos: 3 ou mais porções; uma porção é o equivalente a ¼ a ½ chávena de fruta enlatada; ½ chávena de sumo; 1 peça de fruta média
Gorduras: 3 porções; uma porção é uma colher de chá de margarina ou óleo


Dos 4 aos 6 anos
Pão, Cereais, Grãos: 6 ou mais porções; uma porção é uma fatia de pão; ½ chávena de cereais cozinhados, grãos ou massa; ¾ a 1 chávena de cereais prontos-a-comer
Legumes, Sementes e Nozes: 1 e meia a 3 porções; uma porção equivale a ½ chávena de feijão cozido, tofu, tempeh ou TVP; 90 gramas de substitutos da carne; 2 colheres de sopa de nozes, castanhas, avelãs, etc., sementes ou manteiga de nozes ou sementes
Leite de Soja Enriquecido: 3 porções; uma porção é uma chávena de leite de soja enriquecido
Vegetais: 1 a 1 porção e meia; uma porção é ½ chávena de vegetais cozinhados ou 1 chávena de vegetais crus
Frutos: 2 a 4 porções; uma porção é ½ chávena de fruta enlatada; ¾ de chávena de frutos; 1 fruto médio
Gorduras: 4 porções; 1 porção equivale a 1 colher de chá de margarina ou óleo


Dos 7 aos 12 anos
Pães, Cereais, Grãos: 7 ou mais porções; uma porção equivale a 1 fatia de pão; ½ chávena de cereais cozinhados, grão ou massa; ¾ a 1 chávena de cereais prontos a comer
Legumes, nozes, sementes: 3 ou mais porções; uma porção equivale ½ chávena de feijão cozido, tofu, tempeh ou TVP; 90 gramas de substitutos da carne; 2 colheres de sopa de nozes, sementes ou manteiga de sementes
Vegetais: 4 ou mais porções; uma porção é ½ chávena de vegetais cozinhados ou 1 chávena de vegetais crus
Frutos: 4 ou mais porções; uma porção é ½ chávena de fruta enlatada; ¾ de chávena de sumo; 1 fruto médio
Gordura: 5 porções; uma porção equivale a 1 colher de chá de margarina ou óleo


Nota: O tamanho das quantidades a servir pode depender da idade da criança.


Para adicionar mais calorias à dieta inclui mais porções de manteigas vegetais, frutos secos, produtos de soja e outros produtos ricos em calorias.
Certifica-te de que incluis uma fonte de vitamina B12 fiável regularmente. Boas fontes de vitamina B12 incluem levedura nutricional Vegetarian Support Formula, comidas enriquecidas com vitamina B12, como leite de soja, cereais de pequeno almoço, substitutos da carne e suplementos vitamínicos.
Se as crianças não se expuserem regularmente ao sol (exposição das mãos e cara 20 a 30 minutos ao sol de verão duas a 3 vezes por semana), promovendo deste modo a síntese de vitamina D, comidas enriquecidas e suplementos estão disponíveis.

Adaptado de: Simply Vegan, 3rd ed, 1999, p. 194-195. The Vegetarian Resource Group, P.O. Box 1463, Baltimore, MD 21203; 410-366-8343.


----------------------------------------------------------------


MENUS EXEMPLO


. . . . . . . . . . 1 a 4 anos . . . . . . . . . .


Pequeno almoço
Cheerios com leite de soja
Sumo de laranja

Almoço
Hummus com crackers
Banana
Leite de soja
Abóbora

Jantar
Pão com lentilhas e tomate
Batatas esmagadas
Creme de couve-lombarda
Leite de soja

Lanche
Ameixas
Leite de soja

. . . . . . . . . . 4 a 6 anos . . . . . . . . . .

Pequeno almoço
Farinha de aveia com maçã
Leite de soja
Gomos de laranja

Almoço
Salada de tofu com pão
Sumo de laranja
Paus de cenoura
Biscoitos de aveia

Jantar
Feijão cozinhado com melaço
Batata assada
Espinafres
Pedaços de ananás
Leite de soja

Lanche
Batido
Graham crackers
Leite de soja


. . . . . . . . . . 7 a 12 anos . . . . . . . . . .

Pequeno Almoço
Raisin Bran com leite de soja e pedaços de banana
Tosta com manteiga de amêndoa
Sumo de laranja

Almoço
Macarrão com tofu e levedura alimentar
Salada de fruta
Pão
Feijão verde com amêndoas

Jantar
Sopa de lentilhas
Salada com legumes e brócolos
Pão
Cenouras cozidas em vapor

Lanche
Popcorn
Batido
Figos


Referências:
http://www.europeanvegetarian.org/lang/pt/info/kit/starter11.php

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=152

Inserido em: 2002-10-13 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > PCRM
Alimentação > Alimentação Infantil
Iniciação... > Guia para novos vegetarianos



Comentários



dieta

oi queria saber eu tenho 11,peso 58,00 kg,altura 1,59 eu estou assima do peso? como faço para peder a barriga?
(Por: vera lucia)

[Por: @ 2014-01-28, 16:43 | Responder | Imprimir ]

Re: dieta

Mais importante que o peso é ter uma alimentação saudável e equilibrada. Preferir alimentos frescos, frutas, legumes, frutos secos e evitar doces, refinados.

[Por: cris @ 2014-01-31, 11:40 | Responder | Imprimir ]

Re: dieta

Ao termos uma alimentação saudável equilibrada, há o controlo normal do peso ;) bjs

[Por: silamelo83 @ 2014-01-31, 12:19 | Responder | Imprimir ]




acima do peso

tenho uma filha de 11 anos e esta com 22 kl acima do peso como faço para isto mudar

(Por: paulo)

[Por: @ 2011-07-27, 01:15 | Responder | Imprimir ]

Re: acima do peso

O ideal é que consulte um nutricionista para o aconselhar.

[Por: cris @ 2011-07-30, 21:07 | Responder | Imprimir ]



leite de soja feito na máquina

Bom dia,

Tenho um filho com 14 meses e tenho lhe dado leite de soja feito na máquina Midzu. Por vezes coloco sementes de sésamo moidas na sopa dele e outras vezes trituro figos secos na papa. Este artigo recomenda leite de soja enriquecido, o que me está a deixar um pouco insegura. Existe mais alguma forma de aumentar a ingestão de cálcio ou terei mesmo que começar a comprar leite de soja enriquecido para o meu menino?


[Por: PatriciaMartinho @ 2011-07-04, 09:28 | Responder | Imprimir ]


sim mais se a criaça não conssegue levantar direito,a roupa tever apertada é não consegue fazer exercicios correto, se a criança disse que nunca vai comseguir?
(Por: gabriela )

[Por: @ 2011-01-14, 01:16 | Responder | Imprimir ]

dieta

diga a ela que vai conseguir nade de desanimar
(Por: paloma oliveira)

[Por: @ 2011-05-26, 22:28 | Responder | Imprimir ]

Re: dieta

> diga a ela que vai conseguir nade de desanimar
> (Por: paloma oliveira)
Isso mesmo ela consegue!!!!!!!!!!

(Por: Gabriel)

[Por: @ 2011-06-02, 00:47 | Responder | Imprimir ]

Re: dieta

vc vai conseguir

(Por: daiane)

[Por: @ 2011-07-23, 04:02 | Responder | Imprimir ]









https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=152