Sobre o Tofu

Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade. É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.


Trata-se de um queijo, ou também requeijão, que é feito a partir do feijão de soja. Devido à sua proteína, quer seja cozido, guisado, frito ou assado, pode substituir a carne.

O tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes.
É um alimento útil na dieta de bebés, idosos, em casos de convalescença e quando se registam determinadas alergias alimentares.
Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos insaturados ajuda a reduzir os níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.

O tofu é feito de um leite produzido dos feijões de soja moídos. Os grãos de soja são primeiro descascados para lhes retirar o característico sabor amargo e em seguida são esmagados em água quente. A escolha da temperatura da água é muito importante para respeitar as vitaminas e outros nutrientes.
Depois de aquecidas, as partes duras (Okara) são separadas do leite, e então a proteína é feita coagular através da adição de nigari ou cloreto de magnésio (derivados do sal marinho). Esta proteína prensada é o tofu.
É um produto com uma utilização múltipla. Pode ser cortado em fatias, em cubos ou em puré, picante, doce, assado ou cozinhado. O tofu é por natureza de sabor neutro. Precisa de preparação e tempero – tal como a carne.

Pode ser consumido no estado natural ou associado a outros alimentos. Associado a um cereal completa o seu valor nutricional.
Associado a uma salada com vários legumes e vegetais é agradável pela sua frescura e sabor requintado.
Há que ter em atenção que o tofu apresenta um período de validade curto (aproximadamente 1-2 semanas), ainda que existam variedades de tofu ultrapasteurizadas ou desidratadas cuja validade é mais extensa (vários meses). A congelação do tofu altera drasticamente o seu aspecto e textura, embora possa ser congelado. Nesse caso deve ser espremido após descongelação para libertar o excesso de água.

O tofu é um alimento de alto valor proteico com oito aminoácidos essenciais: contém cerca de 12% de proteína. A carne tem entre 16 a 20 %. O tofu também é rico em minerais, principalmente cálcio e fósforo.

100g de tofu contêm aproximadamente:
Proteína – 10g
Hidratos de carbono - 1,4 g
Cálcio – 120 mg
Sódio – 7 mg
Fósforo – 103 mg
Magnésio - 99 mg
Ferro – 3,5 mg
Potássio - 115mg
Vitamina B1 – 0,05 mg
Vitamina B2 – 0,03 mg
Niacina – 1,6 mg


Referências:
Expresso, Vidas nº1500, 4 Maio 2002



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=18

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2011-08-16

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentos
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



Utilidade do tofu numa alimentação vegetariana

Recentemente assisti a um vídeo do Mestre DeRose no seu site (www.uniyoga.com.br), mundialmente conhecido mestre de Yôga, sobre alimentação vegetariana ou biológica como ele prefere chamar-lhe. Ele também tem um livro publicado sobre esta matéria e em ambos refere que o tofu é apanágio de cozinha macrobiótica ou de quem for adepto de cozinha chinesa ou japonesa porque os verdadeiros vegetarianos não necessitam deste complemento proteico, uma vez que os vegetais possuem as vitaminas necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo. Ele diz também que não há necessidade de substituir a carne porque esta, de acordo com a lei natural das coisas, não deveria fazer parte da nossa alimentação e desse modo é um absurdo falar em alimentos que possam substituir a carne.

Como é há pouco tempo que mudei para uma alimentação vegetariana, gostaria de "ouvir" opiniões de pessoas que tenham conhecimento de causa e que possam elucidar melhor esta questão porque é de facto pertinente, pelo menos para mim.

Um abraço
Fernando

[Por: 0 @ 2007-12-05, 00:45 | Responder | Imprimir ]

Re: Utilidade do tofu numa alimentação vegetariana

fernandoemidio escreveu:
> Recentemente assisti a um vídeo do Mestre DeRose no seu site (www.uniyoga.com.br), mundialmente conhecido mestre de Yôga, sobre alimentação vegetariana ou biológica como ele prefere chamar-lhe. Ele também tem um livro publicado sobre esta matéria e em ambos refere que o tofu é apanágio de cozinha macrobiótica ou de quem for adepto de cozinha chinesa ou japonesa porque os verdadeiros vegetarianos não necessitam deste complemento proteico, uma vez que os vegetais possuem as vitaminas necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo. Ele diz também que não há necessidade de substituir a carne porque esta, de acordo com a lei natural das coisas, não deveria fazer parte da nossa alimentação e desse modo é um absurdo falar em alimentos que possam substituir a carne.
>
Como é há pouco tempo que mudei para uma alimentação vegetariana, gostaria de "ouvir" opiniões de pessoas que tenham conhecimento de causa e que possam elucidar melhor esta questão porque é de facto pertinente, pelo menos para mim.
> Um abraço Fernando

como voce mesmo observou Ele é um mestre de yoga falando de alimentação, dois universos embora dependentes, são muito diferentes. As fontes de proteínas são sim necessárias e quem está a se decidir pelo caminho do vegetarianismo, a soja vem a ser uma fonte farta e barata, mas considere outras fontes como as amendoas e castanhas.
(Por: )

[Por: @ 2009-01-01, 19:59 | Responder | Imprimir ]



composição do tofu

Vendo no site a composição do tofu. Não constava o mineral cloreto de magnésio.
Pergunto se quando ele foi coagulado com o cloreto de magnésio o magnésio sai com a agua drenada?
Obrigado.
(Por: Wagner)

[Por: @ 2007-04-08, 01:12 | Responder | Imprimir ]

Re: composição do tofu

O tofu é bastante rico em magnésio. A análise nutricional que constava no artigo (entretanto actualizado) referia apenas os valores dos nutrientes tipicamente considerados mais relevantes. O facto de não estar mencionado um nutriente, não implica que ele não esteja presente.
De qualquer modo, o valor de magnésio e de outros nutrientes também pode variar consoante o coagulante usado no fabrico de tofu. Há quem use, por exemplo, limão, perdendo desta forma a riqueza nutricional do magnésio.

(Por: )

[Por: @ 2007-04-08, 11:44 | Responder | Imprimir ]



Re: Tofu

> Espetacular o artigo sobre receitas com tofu e sobre o que é o tofu e donde vem. Amiga em Viana do Castelo onde posso comprar tofu, ou vocês possuem loja virtual?

Obrigada pelo elogio ao artigo.
O tofu encontra-se à venda em lojas de produtos naturais e em algumas ervanárias. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=310 encontra-se uma lista de contactos de lojas em todo o país.

Outra alternativa é fazer tofu em casa, de forma prática e muito mais económica. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=362 encontra-se a explicação de como confeccioná-lo.

O Centro também possui loja virtual em http://www.centrovegetariano.org/loja
Não vende tofu, que tipicamente tem uma validade muito curta, mas comercializa máquinas de leite de soja e kits de tofu, entre outros produtos totalmente veganos.

[Por: cris @ 2006-03-26, 12:36 | Responder | Imprimir ]


Tofu

Espetacular o artigo sobre receitas com tofu e sobre o que é o tofu e donde vem. Amiga em Viana do Castelo onde posso comprar tofu, ou voc~es possuem loja virtual? Obrigado.
Filó
(Por: alves.silva.filo@hotmail.com)

[Por: @ 2006-03-24, 18:23 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=18