Sementes de sésamo

As sementes de sésamo, também chamadas de gergelim, são usadas para fazer um creme para barrar, o tahini. São também utilizadas para polvilhar saladas. Têm uma grande riqueza de gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol.Existem dois tipos principais de sementes de sésamo: as brancas e as pretas. As primeiras são utilizadas na medicina tradicional chinesa para lubrificar o coração, o fígado, os rins, o pâncreas e os pulmões, e ajudam também a tratar a prisão de ventre. As segundas têm propriedades semelhantes, mas um pouco mais fracas.

A sua riqueza em vitamina E (que é uma vitamina lipossolúvel e sensível ao calor), também as torna de grande interesse nutricional.

Uma colher de sopa de sementes de sésamo fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio, tornando estas sementes de numa fonte de potencial importância para os vegetarianos. São ainda ricas em proteínas, ferro, niacina, magnésio e ácido fólico. Uma dose de 50 g de sementes de sésamo tem a quantidade diária de ácido fólico necessária à alimentação da mulher. Estas sementes podem ser utilizadas cruas ou torradas, para enfeitar saladas, como podem ser adicionadas aos cereais, ou misturadas na massa de bolos ou pão.

Tradicionalmente são utilizadas no Médio Oriente para fazer um creme para barrar, com uma textura semelhante à manteiga de amendoim. O creme chama-se tahini, ou tahina, e é constituído essencialmente por sementes de sésamo torradas e posteriormente moídas. Esta pasta pode ser usada só por si para barrar no pão, em bolachas, ou em bolos. Pode ainda ser usada para dar sabor a outros pratos e pastas. Adicionada ao grão-de-bico transforma-se num puré chamado hummus.

Valor nutricional de 100 g:
*598 calorias
*20 g de proteínas
*7 g de gorduras saturadas
*21 g de gorduras monoinsaturadas
*24 g de gorduras polinsaturadas
*7,9 g de fibra
*670 mg de cálcio

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=196

Inserido em: 2003-05-10 Última actualização: 2006-11-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=196