Vegetarianos contra carência de B12

De acordo com um estudo liderado por médicos alemães, publicado durante o mês passado no American Journal of Clinical Nutrition, as pessoas que praticam um regime de alimentação vegetariana podem sofrer de falta de vitamina B12. Mas os vegetarianos rejeitam esta consequência linear, apresentando várias soluções com base num regime alimentar equilibrado.Com efeito, e apesar dos alertas lançados pelos cientistas, estes têm inúmeras alternativas de fontes desta vitamina nos alimentos em que ela normalmente se encontra. Assim, uma alimentação à base de cereais e leite de soja, ambos fortificados, bem como de substitutos da carne (nomeadamente derivados de soja), e ainda recorrendo aos benefícios das algas marinhas, poderá incluir boas fontes de vitamina B12, nem sempre dispensando, porém, os habituais suplementos vitamínicos.
Num regime não-vegetariano os principais alimentos que contêm este nutriente são o fígado e vísceras (rins), ameijoas, ostras, peixe, carne, aves, gema de ovo e leite. As necessidades diárias de vitamina B12 não chegam aos 3 microgramas por dia, mas os seus valores variam. Por exemplo, algumas fontes aconselham 2,2 mg para grávidas e 2,6 para lactantes e outros recomendam 2,6 e 2,8 mg por dia, às grávidas e às lactantes, respectivamente. Face a esta oscilação de valores os vegetarianos, especialmente as grávidas, incorrem assim numa necessidade de vigiar atentamente os valores deste nutriente.
De acordo com a referida investigação, 92% de um total de cerca de 200 pessoas possui falta de B12. Aparentemente saudáveis, a percentagem máxima de pessoas com carência desta vitamina é vegetariana `pura`, isto é, baseia a sua alimentação na total ausência de carne, peixe, ovos ou leite. Abaixo no `ranking` estão os vegetarianos, que incluem leite e ovos no seu regime, representando apenas cerca de três por cento. Sobram os restantes cinco por cento, que constituem aquelas pessoas que praticam um regime de alimentação normal, portanto, sem serem vegetarianos, mas que apresentam igualmente sinais de carência.
A vitamina B12 é um nutriente que regula os níveis de sangue e liberta para a corrente sanguínea um aminoácido chamado homocisteína, que é essencial para prevenir bloqueios arteriais ou coágulos, que são a causa mais comum de doenças cardiovasculares e ataques de coração. Ora, a preocupação dos cientistas é que, com o número de vegetarianos a aumentar no mundo inteiro, o fenómeno possa tomar proporções maiores e mais gente possa ficar afectada. Entre os principais grupos de risco estão, sobretudo, as grávidas, as mulheres que estão a amamentar, os filhos de mães vegetarianas, as pessoas de mais idade e as que têm problemas de arterosclerose.
Não obstante, os não-vegetarianos também devem tomar atenção, pois podem não estar a assimilar a vitamina B12 na sua dose diária recomendada (DDR) devido à crescente utilização de anti-ácidos, que são, frequentemente, o refúgio mais comum para lutar contra os inchaços de estômago provocados pela ingestão de alimentos mais pesados, como a carne. A falta de vitamina B12 é extremamente grave especialmente nas grávidas, pois este nutriente, além de ser fundamental para a transmissão da informação genética da criança (ADN), também mantém os glóbulos vermelhos e as células nervosas em bom funcionamento. Os sintomas da falta de B12 são: fadiga, fraqueza muscular, náuseas e constipação. Se não for tratada a tempo, tem ainda outras consequências mais graves, como: tonturas, tremores nas mãos e pés, problemas de equilíbrio e de memória e ainda a depressão. As grávidas deverão tomar esta vitamina em conjunto com o ácido fólico, pois ambos funcionam em equilíbrio mútuo.

Referências:

Holford, Patrick, A Bíblia da Alimentação, trad.: Maria Carvalho, Editorial Presença, 1ªed., Lisboa, 2000

http://www.cc.nih.gov/ccc/supplements/vitb12.html#older
http://my.webmd.com/content/article/67/79921.htm
http://www.vegsoc.org/info/b12.html


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=209

Inserido em: 2003-07-19 Última actualização: 2006-11-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana
Saúde > Nutrientes essenciais
Saúde > Alimentação e Saúde
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Oliveira



Comentários



Vitamina B12

Achei interessante o site do Centro Vegetariano, mas me deixou perplexo o artigo sobre a vitamina B12. Sou Vegetariano a 30 anos e hoje tenho 46 de idade e nunca tive carência de vitamina B12 assim como não acredito que o fato de deixar de comer animais teremos carência de tal substrato. O artigo publica tão somente a opnião ciêntifica, que como sabemos, acredita apenas na alimentação a base de bichos mortos. Se a vitamina B12 está presente somente nos animais é ponto acente, ninguém poderá ser feliz e saudável comendo apenas vegetais; nessa eu nao acredito. Sendo essa vitamina uma exclusividade do mundo animal, respondam-me por favor onde a vaca vai buscar tal vitamina? Não seria a vaca carente desse produto? Eu sei a resposta para essa pergunta, mas prefiro comentar noutra ocasião. Pouca gente se PERGUNTA quando escuta esse tipo de parecer ciêntifico e assume o medo, o stresse a certeza que ficará carente comendo apenas vegetais e não tenham dúvida que esse tipo de emoção é quem acaba com essa vitamina no organismo. Se somos vegetarianos temos que ser nós a emitir esses pareceres para tornar favorável, com a nossa experiência, a vinda de mais gente à comungar conoscos essa alimentação. E tem mais, sabe porque os animais selvagens não são carentes da tabela periódica ou alimentar? exatamente porque não sabem que ela existe. Sentai-vos a mesa e comungai com a natureza,tudo que necessitais está integralmente numa simples folha de alface. O resto é distração para atormentar a cabeça.

obrigado pela permissão de participar.

(Por: Edson Moreira)

[Por: @ 2010-04-09, 17:36 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Se é vegetariano e consome regularmente lacticínios ou ovos é normal que possa não ter falta de B12.
A B12 não é exclusiva da carne, mas dos alimentos "sujos", uma vez que a vitamina é produzida por bactérias. Se comer fruta e legumes sem os lavar é possível que ingira alguma B12. Por isso, os animais herbívoros não têm carência de B12.

Em
http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/tudo-ou-quase-tudo-sobre-a-vitamina-b12-cobalamina tem um artigo muito esclarecedor sobre a B12 escrito por um médico vegetariano.

A vitamina B12 é um nutriente essencial e a sua falta pode provocar graves problemas. Por ex, muitas anemias devem-se à falta desta vitamina, por isso um vegetariano deve tomar regularmente um suplemento ou alimentos fortificados com B12.

[Por: cris @ 2010-04-09, 22:04 | Responder | Imprimir ]

Vitamina B12

Devemos observar que a Aloe Vera Barbadensis Miller(Babosa) possui a vitamina B12 entre outras , tais como B1, B3 e B6.

[Por: RogerBarthel @ 2012-06-20, 19:59 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Os alimentos de origem vegetal não contêm B12. Alguns alimentos contêm análogos de B12, mas não é a mesma coisa. Um vegetariano deve ter atenção à vitamina B12 e tomar alimentos enriquecidos ou suplemento.

[Por: cris @ 2012-06-21, 00:01 | Responder | Imprimir ]




Re: Vitamina B12

> Achei interessante o site do Centro Vegetariano, mas me deixou perplexo o
> artigo sobre a vitamina B12. Sou Vegetariano a 30 anos e hoje tenho 46 de
> idade e nunca tive carência de vitamina B12 assim como não acredito que o
> fato de deixar de comer animais teremos carência de tal substrato. O artigo
> publica tão somente a opnião ciêntifica, que como sabemos, acredita apenas
> na alimentação a base de bichos mortos. Se a vitamina B12 está presente
> somente nos animais é ponto acente, ninguém poderá ser feliz e saudável
> comendo apenas vegetais; nessa eu nao acredito. Sendo essa vitamina uma
> exclusividade do mundo animal, respondam-me por favor onde a vaca vai
> buscar tal vitamina? Não seria a vaca carente desse produto? Eu sei a
> resposta para essa pergunta, mas prefiro comentar noutra ocasião. Pouca
> gente se PERGUNTA quando escuta esse tipo de parecer ciêntifico e assume o
> medo, o stresse a certeza que ficará carente comendo apenas vegetais e não
> tenham dúvida que esse tipo de emoção é quem acaba com essa vitamina no
> organismo. Se somos vegetarianos temos que ser nós a emitir esses pareceres
> para tornar favorável, com a nossa experiência, a vinda de mais gente à
> comungar conoscos essa alimentação. E tem mais, sabe porque os animais
> selvagens não são carentes da tabela periódica ou alimentar? exatamente
> porque não sabem que ela existe. Sentai-vos a mesa e comungai com a
> natureza,tudo que necessitais está integralmente numa simples folha de
> alface. O resto é distração para atormentar a cabeça.
>
> obrigado pela permissão de participar.
>
> (Por: Edson Moreira)

Sou novo, neste mode de vida, mas sinceramente, custa-me a acreditar que a mãe natureza tivesse cometido esse lapso quanto à vitamina B12. Se alguém tiver outras opiniões, partilhe!
(Por: Pedro Rodrigues)

[Por: @ 2012-12-26, 15:14 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

A vitamina B12 está presente em alguns solos e em alimentos mal lavados. Mas com o apogeu da agricultura, muitos solos ficaram sem este e outros nutrientes, e hoje em dia não é muito aconselhável comer fruta ou legumes sem os lavar.

[Por: centro @ 2012-12-27, 10:50 | Responder | Imprimir ]








https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=209