Os Sumos Naturais

Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis. Sem esquecer da regra básica que é o uso de água filtrada na preparação, os sumos são uma solução prática de unir o essencial ao agradável. Podemos prepará-los variando cor, sabor e textura: água, frutas e legumes são alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

O corpo humano necessita de hidratação, uma vez que a água desempenha um papel vital no organismo. Ela é necessária para a digestão de alimentos e, entre outras funções, ajuda a manter estável a temperatura do corpo. Já as frutas e os legumes são ricos em vitaminas, minerais e muitos outros nutrientes que protegem o nosso organismo contra doenças, além de fornecerem energia para realizar tarefas. Com o Verão e o aumento de temperatura, é fundamental que se cuide ainda mais da hidratação.
Qualquer pessoa, independentemente da quantidade de informação de que dispõe, saberá dizer que um sumo natural é mais rico em termos nutricionais, e menos prejudicial para o organismo do que um refrigerante. No entanto, consomem-se muito mais refrigerantes do que outras bebidas mais saudáveis.


Tendo em atenção que a água é o melhor líquido que podemos oferecer ao nosso organismo, vejamos as informações presentes nos rótulos de algumas bebidas comercializadas em Portugal:

Rótulo de um refrigerante de sumo
1. Ingredientes: água, açúcar, 5% de sumo de fruta, xarope de glicose, acidificantes, conservantes, espessantes, vitamina C, óleo vegetal, emulsionante, vitaminas B6 e B1.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0,1 g de proteínas e lípidos; 9,6 g de hidratos de carbono; 30 mg de vitamina C; 0,3 mg de vitamina B6; 0,21 mg de vitamina B1; 40 calorias.

Rótulo de um refrigerante de chá
1. Ingredientes: água, açúcar, regulador de acidez, sumo de manga 0,12%, extracto de chá e aroma de manga.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0 g de proteínas e lípidos; 8,9 g de hidratos de carbono; 36 calorias.

Rótulo de um sumo natural 100%
1. Ingredientes: Sumo de fruta e antioxidante.
2. Informação nutricional (valores para 100 ml): 0,6 g de proteínas: vestígios de lípidos; 9 g de hidratos de carbono; 45 mg de vitamina C; 38 calorias.

Pela análise dos exemplos apresentados, facilmente constatamos que os refrigerantes contêm muitos aditivos e açúcar e não possuem praticamente sumo de fruta. Os aditivos são utilizados para aumentar a durabilidade, para dar bom aspecto e para disfarçar a pobreza de um produto. As colas têm cafeína, um forte estimulante, e os refrigerantes gaseificados possuem gases que irritam o estômago, provocam gases no aparelho digestivo e sobrecarregam de trabalho os rins. Nas bebidas light, substitui-se o açúcar por edulcorantes ou seja, diminui-se o valor calórico, mas aumenta-se a quantidade de aditivos. Os néctares contêm entre 25 e 50% de fruta, mas, no entanto, é-lhes adicionado muito açúcar. Os xaropes ou concentrados de fruta têm, também, muitos aditivos e uma grande quantidade de açúcar. Esta diminui com a diluição, mas também diminui a quantidade de sumo, que já não era elevada.
A pasteurização, que permite prolongar o período de vida do sumo, altera-lhe o sabor.
Os sumos «100 por cento», tal como os que são feitos na hora, conservam os nutrientes da fruta à excepção das fibras. Contudo, os sumos naturais possuem uma quantidade desejável de vitamina C.
Os níveis de vitamina C no sangue estão correlacionados com um risco menor de cancro. Um estudo de 30.000 homens e mulheres que vivem em Norfolk, Grã-Bretanha, com idades compreendidas entre os 49 e os 79 anos, mostrou que aqueles que ingeriam a maior quantidade de vitamina C (de frutas e vegetais crus), apresentavam 20% menos de casos de cancro e 50% menos de doenças coronárias. Um sumo fresco, ingerido imediatamente após ser feito, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou do legume utilizado. Quem ganha é o organismo que recebe os melhores nutrientes, isto é, vitaminas e sais minerais, e fica com mais defesas naturais. Pesquisas recentes, demonstraram que o beta-caroteno, um antioxidante presente em inúmeros tipos de frutas e vegetais, tem um papel muito importante na prevenção de doenças, pois defende as células e neutraliza as moléculas nocivas.
Se compreendermos o real perigo que os refrigerantes representam na dieta alimentar, por causarem desequilíbrios nutricionais e falta de apetite, por se tornarem habituais, por serem os principais responsáveis pelo aparecimento, precoce e grave, da cárie dentária, percebemos que o seu consumo não faz sentido. É verdade que é difícil resistir ao marketing que a indústria e o comércio fazem, mas só a nós cabe a decisão de seguir pelo caminho mais correcto.
Os sumos naturais de fruta, devem servir para substituir os refrigerantes e bebidas similares, mas nunca para substituir a água e a fruta.


Assim, apresentamos algumas sugestões para a elaboração de sumos naturais ou «néctares verdes»:
Caldo de vegetais crus
Esta é uma bebida preciosa, principalmente durante um jejum mais prolongado, quando sentimos a necessidade de sais minerais naturais. Cortamos diversas hortaliças (de preferência de cultura orgânica) em pedaços pequenos e deixamos de molho em água fria durante quatro a seis horas. Passamos o caldo por um passador e bebemos em pequenos goles. Os sais minerais, as vitaminas e as enzimas passam para a água e conferem-nos as propriedades benéficas.

Sumo de Espinafre e Cenoura
250g de espinafres frescos e lavados
6 cenouras
Preparação:
Coloca os espinafres num copo misturador e, de seguida adiciona as cenouras uma a uma.

Sumo de Agrião e Maçã
150g de agrião
2 maçãs vermelhas
Preparação:
Coloca o agrião fresco e lavado, no copo misturador. Descasca as maçãs e coloca-as também.

Outras sugestões de sumos naturais com aplicações específicas:
Purificar o sangue: 3 maçãs e 8 morangos
Manchas no corpo: 6 cenouras, 1/2 pimentão verde
Regulador nocturno: 1 pêra e 2 maçãs
Baixar o colesterol: 1/2 maçã, 5 cenouras, 1 raminho de salsa; 1 colher de gengibre em pó
Melhorar a pele: 1 maçã, 5 cenouras e uma colher de chá de gengibre
Depurar o organismo: 1/2 beterraba, 1/2 pepino e 2 cenouras
Ajudar a digestão: 7 folhas de espinafre, 6 cenouras
Fadiga muscular: 1 espargo; 1 talo de alho francês e 4 cenouras
Cabelos brancos: 7 folhas de espinafre, 4 cenouras e 100 g de repolhos
Osteoporose: 2 raminhos de brócolos, 4 folhas de couve e 6 cenouras
Retardar o envelhecimento: 3 fatias de melancia, 5 cenouras e 1 raminho de salsa


Referência:
http://www.educare.pt/artigo_novo.asp?fich=ESP_20021028_261

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=315

Inserido em: 2004-09-11 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Carla Ribeiro
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Alimentação > Alimentação Omnívora > Despensa Tradicional
Saúde > Alimentação e Saúde
Alimentação > Alimentos



Comentários



como fazer sumo natural

Oi, gostrei muito do vosso site, mas eu queria mesmo saber se um sumo natural deve levar agua ou nao?

Obrigada
(Por: Nila Martins)

[Por: @ 2008-09-23, 11:34 | Responder | Imprimir ]

Re: como fazer sumo natural

Pode levar água. Tudo depende da consistência dos alimentos usados e da textura que pretende.

[Por: cris @ 2008-09-23, 14:23 | Responder | Imprimir ]



Sumos naturais

Qual é a vossa opinião sobre o processo de conservação HPP?
(Por: Henrique Gomes)

[Por: @ 2007-09-26, 14:56 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=315