Fraldas ecológicas e veganas

Só nos EUA deitam-se para o lixo 18 biliões de fraldas descartáveis por ano. Uma vez usadas, cerca de 90 a 95% delas entram no ciclo de lixo caseiro e vão parar a aterros, criando de imediato um problema de saúde pública. Detritos contendo vírus de fezes humanas (incluindo vacinas vivas usadas na imunização de rotina em crianças) podem infiltrar-se na terra e poluir as reservas de água no subsolo.

Além deste potencial de contaminação subterrânea, vírus transportados por moscas e outros insectos contribuem para uma situação nada saudável.
Apesar das embalagens de fraldas descartáveis recomendarem que se deitem os detritos fecais para a sanita, tal procedimento não é prático e é, de facto, desencorajado pelo design da fralda. Por esta e outras razões é duvidoso que mais do que 10% dos pais sacudam os detritos das fraldas descartáveis.

O desperdício de materiais é outra consequência do uso de fraldas descartáveis. Desde que uma fralda descartável é colocada num bebé, tem uma duração útil de poucas horas. E como não há nenhum modo de as reutilizar, só nos Estados Unidos, provoca o desperdício de 100 000 toneladas de plástico e 800 000 toneladas de polpa de árvores.
Só os 18 biliões de fraldas descartáveis vendidas por ano nos E.U.A traduzem-se em mais de 4 275 000 toneladas de fraldas descartáveis atiradas para os aterros, por ano.


De que são feitas as fraldas descartáveis?
As fraldas descartáveis têm uma camada exterior de polietileno à prova de água, uma camada interna de pasta de papel, um poliacrilato sintético (o cristal super-absorvente mencionado no “Health Issues”) e uma zona repelente de água. A maior parte das fraldas tem ainda fragrâncias e perfumes.
O material utilizado para fazer o polietileno das fraldas descartáveis é o petróleo, um recurso não renovável. É necessário um copo de crude para fazer o plástico de uma fralda descartável. Durante um ano, um bebé que use apenas fraldas descartáveis, consome cerca de 130 Kg de plástico (incluindo o pacote das fraldas).
A camada interna da fralda é composta por pasta de papel e poliacrilato de sódio. São necessários 200-400 kg de pasta de papel para sustentar um bebé, em termos de fraldas, durante 1 ano. A pasta de papel é também, de forma indirecta, um contaminante, pois tem de ser branqueada para ficar com o aspecto branco que vemos nas fraldas descartáveis. O branqueamento produz produtos químicos tóxicos como as dioxinas.
A produção de uma fralda descartável tem também um preço ambiental muito elevado em termos de água e energia. São necessárias quantidades maciças de água para transformar a polpa da madeira em papel para descartáveis. O Landbank Consultancy, agenciado pela Women`s Environmental Network em Londres, reprocessou os estudos de 1991 da Procter & Gamble que falsamente proclamavam que o impacto das fraldas descartáveis não era pior do que o das fraldas de pano. Eles concluiram que as fraldas descartáveis gastam 2,3 vezes mais água, consomem 3,5 vezes mais energia, utilizam 8,3 vezes mais materiais não renováveis, usam 90 vezes mais materiais renováveis e 4 a 30 vezes mais terreno para os cultivar. O Landbank Consultancy teve até em consideração que quando se utilizavam fraldas de pano, há mudanças de fralda mais frequentes – eles assinalavam um ratio de 1/1,72 para assinalar a diferença.


Alternativas às fraldas descartáveis
Apesar de tudo o que foi apresentado anteriormente existem alternativas: as fraldas de pano. Claro que o seu uso exige uma mudança no estilo de vida e no modo de lidar com a higiene das crianças.
Como podemos deduzir optar por fraldas de pano, é melhor escolha para o meio-ambiente (são apenas necessários menos de 10 kg de algodão para dois anos de fraldas). Para reduzir ainda mais o impacto ambiental, devem preferir-se fraldas de algodão biológico, e para um melhor conforto escolher as de 100% algodão (algumas levam fibras sintéticas), de cânhamo ou de bambu.
Além da vantagem ecológica, o uso das fraldas de algodão é uma solução vegana, uma vez que a maioria das fraldas descartáveis são de marcas que testam em animais ou que usam ingredientes de origem animal. A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança económica (em média, cada bebé gasta por mês 124 fraldas descartáveis) e traz benefícios para a saúde do bebé, causando menos irritações na pele. A suavidade e o conforto que proporciona o algodão está bem longe do das fraldas de plástico.
As fraldas de pano que actualmente se comercializam, ao contrário do que muitos poderão imaginar, estão já bem longe da imagens das velhinhas fraldas usadas há décadas pelos nossos pais e avós. São fraldas atraentes, que podem apresentar estampagens bem agradáveis, e que na sua maioria até apresentam o mesmo formato das descartáveis (nem necessitam de alfinete, pois têm sistemas de fecho ajustável). Além das simples fraldas de pano, existem também muitos outros produtos na mesma linha que permitem facilitar a vida, sendo igualmente ecológicos e confortáveis. Entre esses produtos encontram-se capas protectoras para as fraldas ou linguetas absorventes.
E mesmo para ocasiões em que as fraldas de pano podem não parecer tão práticas (férias, infantários, longos períodos fora de casa, etc.) existe uma solução às tradicionais fraldas descartáveis: fraldas descartáveis ecológicas. Estas fraldas são biodegradáveis e não usam branqueadores ou perfumes. A sua produção obedece a critérios que limitam a quantidade de matérias-primas renováveis utilizadas e de desperdícios resultantes do seu fabrico.
E se até há pouco, os pais que desejavam fraldas ecológicas e veganas tinham de as comprar em lojas internacionais, devido há pouquíssima oferta em Portugal, actualmente tudo pode ser facilmente encontrado em muitas lojas online, lojas de produtos para bebés e até em alguns hipermercados. A oferta de modelos é já bastante diversificada e há fraldas reutilizáveis para todos os gostos.


Referências:
http://www.ecobebes.com
http://www.crianzanatural.com/art/ixg9.html
http://www.cutofcloth.com/article_diaperdrama4.asp
http://www.dy-dee.com/html/Disposable_Myth/disposable_myth.html
http://www.dy-dee.com/html/environment.html
http://www.diaperdecisions.com/pages/whycloth.php
http://www.thenappylady.co.uk/Information/Default.asp
http://www.realnappycampaign.com/index.html



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=370

Inserido em: 2006-01-28 Última actualização: 2011-05-18

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Meio Ambiente > Ambiente e intervenção
Consumidor Vegetariano > Produtos veganos



Comentários



Fraldas Reutilizáveis

Olá,
Após uma grande pesquisa sobre fraldas reutilizaveis, eu e a minha esposa optamos por usar no nosso bebe e a experiencia tem sido muito positiva.
O meu bebé usa e recomenda.
Compramos várias marcas, mas gostamos muito da marca Ecopipo.


(Por: Eurico )

[Por: @ 2011-07-18, 17:40 | Responder | Imprimir ]


Fraldas Ecológicas e não só

Olá,

Na Rua Actriz Virginia, 17, em Lisboa, também podem encontrar, além das fraldas ecológicas e todos os acessórios, roupa para bébé até aos 2 anos 100% algodão orgânico, toalhas em algodão orgânico e bambu, e panos (wrap slings) em algodão orgânico e cânhamo.
A porta está aberta para vos receber de 3ª a Sábado, das 10h30 às 13h30 e das 14h às 18h :-)
www.hajasophia.pt
(Por: Ana Jacinto)

[Por: @ 2010-05-25, 13:00 | Responder | Imprimir ]


fraldas de pano

Compro para minha filhota as fraldas de algodão da Biofraldas, elas possuem o formato das descartáveis e a qualidade é excelente.
(Por: Giselle)

[Por: @ 2010-05-07, 19:17 | Responder | Imprimir ]


Fraldas reutilizáveis

Olá, também podem conhecer ao vivo e esclarecerem as vossas dúvidas aqui no Akasha Kids em Lisboa. Temos vários tipos de fraldas (com botões, de velcro, Tudo em Um, 100% algodão orgânico, etc.) para os pais escolherem o que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Marquem um dia e venham visitar-nos: http://akasha.pt | akasha@akasha.pt | 96 453 17 20

[Por: mecia @ 2009-10-13, 16:45 | Responder | Imprimir ]


Fraldas reutilizáveis

Olá
As fraldas reutilizáveis também podem ser encontradas em www.ecofralda.com
(Por: Cláudia)

[Por: @ 2009-05-13, 20:51 | Responder | Imprimir ]

Fraldas reutilizáveis

Olá
As fraldas reutilizáveis também podem ser encontradas na
Piri-piri em Lisboa

http://piripiri.weebly.com/piri-piri-verde.html

Pode ver e apalpar o tecido pessoalmente.
(Por: Piri-piri)

[Por: @ 2009-10-05, 13:49 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=370