A Indústria de peles

A indústria das peles sacrifica milhares de animais todos os anos. Cada casaco de pele representa a morte de vários animais, sejam estes capturados no seu habitat natural ou criados em cativeiro. Nem mesmo as espécies protegidas ou os animais de estimação estão a salvo desta indústria que move milhões.

As peles de animais são utilizadas principalmente na fabricação de vestuário (sobretudo casacos), calçado, estofos e marroquinaria.Um dos métodos mais cruéis é a caça com armadilhas. Os animais capturados nas armadilhas passam dias e por vezes semanas em agonia, antes de finalmente morrerem. Muitos chegam mesmo a roer os seus próprios membros tentando salvar-se. Além de tudo isto muitos dos animais que caem nas armadilhas não são as espécies visadas pela indústria, e são por isso tratados como desperdícios. Desta forma, menos de metade dos animais que são capturados com armadilhas nem sequer chegam a ser utilizados pela indústria peleira.Outro método utilizado pela indústria das peles é a criação de animais em cativeiro. Esta não é uma forma menos cruel, pois os animais mal atingem um ano de vida são mortos. São aprisionados em pequenas jaulas metálicas em condições imundas e expostos ao frio e ao calor. Nem sequer existem leis que protejem o abate destes animais. Os métodos mais utilizados são: asfixia, electrochoque genital, injecção de veneno e quebra do pescoço. Estes processos são vantajosos do ponto de vista do criador, pois assim a pele não fica danificada.
A Fundação Brigitte Bardot vem lutando há alguns anos contra a morte cruel de bebés focas. Todos os anos, no Canadá e em diversos outros países, centenas destes animais são mortos à paulada. Desta forma a indústria das peles consegue remover toda a pele do animal, obtendo um melhor aproveitamento e uma consequente mais valia económica. O principal mercado da pele de foca é a fabricação de casacos de peles.

Uma investigação feita em sigilo, durante dezoito meses, expôs um dos segredos da indústria global de peles: o assassinato de animais de estimação (cães e gatos). Os investigadores estimam que mais de 2 milhões de cães e gatos são mortos anualmente.
A investigação foi realizada em conjunto pela Humane Society dos Estados Unidos/Humane Society Internacional (HSUS/HIS) (www.hsus.org) e por Manfred Karremann, um jornalista alemão independente.
A realidade é que muitas vezes as etiquetas não indicam a origem das peles, e mesmo quando indicam nem sempre a indicação é verdadeira. A China é o maior exportador de roupas e brinquedos feitos com pele de cães e gatos, com etiquetas suspeitas.


Referências:
http://www.apasfa.org
http://www.geocities.com/Petsburgh/Zoo/4080/china.html


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=46

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2006-12-31

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Defesa Animal



Comentários



Sugestão

Poderia ter imagens dos diversos produtos fabricados com as peles, para que os consumidores possam optar por boicotar a compra destes.

(Por: Ednéia)

[Por: @ 2009-06-23, 19:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Sugestão

As imagens não ajudam muito. Pois existem muitos produtos que imitam facilmente a pele e são de origem vegetal. O ideal é ver sempre as etiquetas dos produtos.

[Por: cris @ 2009-06-23, 19:15 | Responder | Imprimir ]



Re: Sapatos sem pele

> Gostaria que me informassem quais são as alternativas para os sapatos de pele e onde os poderei adquirir.
As alternativas são peles sintéticas, cânhamo, cortiça, entre muitos outros materiais.
Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=352 encontras contactos e sugestões de onde adquirir esses produtos.


(Por: cris)

[Por: @ 2006-03-23, 05:41 | Responder | Imprimir ]

Re: Sapatos sem pele

> > Gostaria que me informassem quais são as alternativas para os sapatos de
> pele e onde os poderei adquirir.
> As alternativas são peles sintéticas, cânhamo, cortiça, entre muitos
> outros materiais.
> Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=352 encontras
> contactos e sugestões de onde adquirir esses produtos.
>
>
> (Por: cris)

Disse que uma das alternativas é a pele sintética, mas isso também não é pele?

(Por: Cristina)

[Por: @ 2012-02-09, 00:56 | Responder | Imprimir ]

Re: Sapatos sem pele

Pele sintética é feita de materiais como plástico ou outros que não de origem animal.

[Por: cris @ 2012-02-09, 12:29 | Responder | Imprimir ]




Sapatos sem pele

Gostaria que me informassem quais são as alternativas para os sapatos de pele e onde os poderei adquirir.
Obrigado,
Miguel
(Por: Miguel)

[Por: @ 2006-03-23, 05:25 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=46