Food for Life em Portugal

Uma das iniciativas do Movimento Hare Krishna, o programa "Food for Life" (Alimentos para a Vida) promove a distribuição gratuita de comida lacto-vegetariana entre as populações que vivem abaixo do limiar de pobreza.
O programa "Food for Life" foi criado pelo mestre espiritual Srila Prabhupada em Mayapur (Bengala Ocidental), em 1972, depois de ter visto as crianças disputando comida com os cães, nas ruas da aldeia.
A partir daí o movimento Hare Krishna passou a declarar que “Ninguém deve passar fome num raio de 10km de algum dos templos” e o programa Food for Life espalhou-se pelo Mundo.

Também em Portugal essa iniciativa distribui várias refeições vegetarianas já há alguns anos.
Em Lisboa, o programa de distribuição de refeições teve início no dia 6 de Dezembro de 1995, e no Porto no início de Março de 2002. Em Lisboa, todas as segundas-feiras por volta das 18 horas, em frente à Estação de Santa Apolónia, são servidas cerca de 100 refeições aos sem-abrigo, cujo número tem vindo a aumentar significativamente.
No Porto, a distribuição realiza-se também uma vez por semana, às quartas-feiras pelas 21h, na Rua da Madeira, ao lado da Estação de S. Bento, com uma média semanal de 60 a 80 refeições servidas, número este também tendencialmente crescente.
As equipas de voluntários procedem à recolha e confecção de vegetais nas cozinhas dos templos Hare Krishna, situados nas cidades referidas. Após a confecção, dirigem-se para os locais, onde tem lugar a distribuição. Os sem-abrigo, que aguardam a chegada das viaturas, formam filas para receber a sua refeição.


Food for Life

A refeição, servida quente, no Inverno é constituída por:
- sabji - preparação de alto valor nutritivo, tendo como ingredientes vegetais da época, soja ou leguminosas.
- arroz branco ou condimentado
- chá de ervas aromáticas ou sumo de frutas
- doce ou fruta fresca (ocasionalmente)
No Verão a dieta alimentar não diverge muito, mas tem maior variedade de vegetais, frutas e saladas.



O movimento Food for Life tem vindo a desempenhar um papel importante no combate à fome, afirmando-se como o maior serviço de auxílio alimentar vegetariano do Mundo. Serviu mais de 58 milhões de refeições vegetarianas, nas duas últimas décadas. Além da sua excelente missão de ajuda aos sem-abrigo, este programa permite dar a conhecer a comida vegetariana a um grande número de pessoas, promovendo assim o vegetarianismo enquanto estilo de vida mais saudável, ético e ecológico.


Referências:
http://www.ffl-pt.com
http://www.iskcon-portugal.org


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=505

Inserido em: 2008-10-24 Última actualização: 2008-12-30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegetariana
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=505