No século 21, parece que o veganismo finalmente se tornou bastante popular. Em todos os lugares que vamos, deve haver algo vegano para comer e os empregados de restaurante não acham estranho quando os clientes pedem comida vegana. Isso significa objetivo cumprido e portanto o fim do movimento vegano? Talvez não tão depressa.
Normalmente, existem quatro razões principais pelas quais as pessoas se tornam veganas: I) razões éticas; II) razões de saúde; III) razões ecológicas; e IV) razões espirituais.
Do ponto de vista ético, basta comer qualquer coisa que não cause sofrimento. Do ponto de vista da saúde, comer qualquer coisa que seja saudável é aceitável, independentemente de questões éticas ou outras. Do ponto de vista ecológico, o que importa são os danos que os alimentos causam ao planeta. E do ponto de vista espiritual, o objetivo é tipicamente evitar interferências nos ciclos de renascimento, embora possa ser muito mais do que isso para diferentes religiões ou sistemas de crenças.
Na sua essência, o veganismo deve juntar tudo e as quatro razões mostrarão o caminho para um modo de vida holístico em que os veganos respeitem o planeta e todas as formas de vida, enquanto vivem uma vida saudável e gratificante.
Há esta observação popular, que a melhor comida é a que os vossos Avós reconhecerão, caso contrário nem sequer deveria ser chamada de comida. Os nossos avós normalmente compravam alimentos da produção local, na sua maioria pequenos produtores, utilizando cadeias logísticas curtas, pouco ou nenhum processamento, pelo que os produtos chegam aos pratos ainda retendo a maior parte dos nutrientes. Se veganos, estes alimentos estão em conformidade com a primeira razão (ética), e devem estar em conformidade com a quarta (espiritual) também. Normalmente, estes são os alimentos mais saudáveis, pelo que cumprem também a segunda razão. Se o produtor usar formas sustentáveis de produção, a terceira razão (ecológica) também será cumprida. Assim, esta é a base para qualquer verdadeira dieta vegana – talvez com alguns complementos, pois, infelizmente, sabe-se que as quantidades necessárias de certos micronutrientes, como as vitaminas B12, C ou D, são difíceis de obter a partir de uma dieta e estilo de vida modernos.
Neste século 21 está em grande força a quarta revolução industrial, com automação, diminuindo a quantidade de trabalho manual e possivelmente empurrando a humanidade para ainda mais longe da natureza. O veganismo tem uma palavra a dizer: é uma maneira de nos trazer de volta à natureza, onde estaremos mais perto da felicidade, ou pelo menos com mais paz de espírito.
Autoria: John Andri
Inserido em: 2024-08-23 Última actualização: 2024-08-23
Comentar
Alimentação > Alimentação Vegana