Reportagem Sic/Visão

Em primeiro lugar, gostava de vos dar os parabéns pela carta que dirigiram à SIC/Visão. Depois, e relativamente à reportagem, gostava de perceber como é que alguém pôde achar que mudar a dieta alimentar de um dia para o outro (com direito a refeição de despedida)era a forma mais inteligente de levar esta experiência a cabo. Como é óbvio, o nosso organismo tem de se adaptar à mudança, e o mais lógico seria fazer uma experiência mais prolongada, com periodo de transição incluido, e claro, com alguém que quisesse, de facto, tornar-se vegetariano... sim porque essa é uma premissa essencial... para se ser vegetariano tem de se ter alguma razão para isso, como que uma tomada de consciência relativamente àquilo que acontece ao animal até chegar ao nosso prato (bem, ao meu prato, felizmente, não chega nenhum).
Outra questão que me deixou a pensar e a duvidar da metodologia utilizada nesta experiência foi o facto de pouco mostrarem as refeições que o repórter fez durante esse tempo. Quem me diz que ele não fez uma quantidade enorme de disparates na alimentação que fez? Ser vegetariano não é só comer "ervinhas", como muitos nos dizem... é muito mais do que isso, mas para que se saiba o que comer, as alternativas que existem, há que estudar, procurar informação, etc... só assim se consegue evoluir.
Além disso, este é um estudo de caso e não uma investigação científica generalizável... uma pessoa não pode ser considerada uma amostra significativa... Como a médica que seguiu o repórter disse, os resultados não são científicos.
Por último, deixar aqui uma palavra de alento àqueles que seguem este tipo de alimentação e que são alvo de constante ataque trocista por parte dos que comem carne. Sim, é mais difícil aguentar as perguntas frequentes e os gozos das outras pessoas do que escolher o que comer. enfim... haverá sempre resistência à mudança.

[Por: AndreaSantos @ 2008-01-20, 14:04 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1074