comentário à 2ª carta aberta

Voltei a este site por mero acaso quando pesquisava informação sobre a alguns produtos naturais como o hipericão e o ginseng, devido à sua interacção, por muitos ignorada, com alguns medicamentos convencionais. Assim, ainda não consegui encontrar o que queria ,mas encontrei a 2ª carta aberta...Infelzmente o espaço do educare não é um espaço de diálogo e como tal a PE não irá certamente publicá-la, uma vez que eu continuaria a ter direito de resposta e nunca mais isto acabava...Tenho pena, e não teria qualquer problema em que isso acontecesse. Assumo interamente aquilo que digo e faço ,trabalho e penso por conta própria e sem estar dependente de entidades, empresas, seitas ou filosofias. Só para abreviar, dir-lhes-ia que não me ofendo com pouco e muito menos com pessoas ou entidades que certamente ganham milhões à custa da "sua verdade". Eu também poderia fazê-lo, tive várias propostas nesse sentido, mas sou pouco ambiciosa em termos materiais. Por isso, resumo a minha actividade a aconselhar as pessoas tendo em conta a "minha verdade", que apesar de tudo não é cega! E essa verdade baseia-se numa constante pesquisa científica, nos alimentos que temos ao nosso dispor (não estou a ver um esquimó a comer nozes ou leguminosas...), no ritmo de vida das pessoas, nos seus gostos e nas suas possibilidades financeiras. E não acredito que sejam algas vindas do outro lado do mundo que vão dar saúde aos agricultores do Minho... O que não invalida que deixe de ser, por isso,defensora do comércio justo, das empresas com responsabilidade social e do artesanato, do hippis, da liberdade individual, etc., etc.
O que verdadeiramente me preocupa e ofende são os fundamentalismos e o consumismo desenfreado deste ou doutro tipo de produtos. Talvez o Centro Vegetariano seja uma excepção que confirma a regra... Eu, embora a troco do estritamente necessário à minha sobrevivência , lá vou defendendo a minha verdade conforme posso. Também sou voluntária numa Associação Mutualista onde, além disso, pratico consultas a preço simbólico para pessoas de poucos recursos financeiros. Por isso também me considero uma excepção
Não seria mais fácil trabalhar menos e enriquecer ganhando comissões na prescrição de produtos, alimentos ou tratamentos de estética como por diversas vezes me tentaram aliciar, em vez de perder tempo a fazer consultas de mais de uma hora e a escrever artigos? Devo ser rara, mas sou efectivamente e irremediavelmente impoluta...
A propósito, podem consultar o site www.erc.pt, e ver como consegui com um simples e-mail, que a SIC, a Jerónimo Martins e a Clínica Persona fossem multados por enganarem a opinião pública (ver Deliberação Aprovada pelo Conselho Regulador a 23 e 24 de Abril de 2008). Foi assim que fui educada , e parece-me que já não vou mudar...
P.S.: há uma maneira de divulgar a carta aberta sem custos: é fazerem passar para os seus vossos contactos, com pedido de reencaminhamento, a minha segunda carta e a vossa resposta incisiva e incontestável. Eu farei o mesmo, mas juntar-lhe-ei este comentário para que não pensem que fico ofendida ou com medo de eventual concorrência.
Um abraço e uma boa vida (pelo menos tão boa, pacífica e feliz quanto a minha).
Paula Veloso
>
(Por: Paula Veloso)

[Por: @ 2008-05-01, 20:28 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta

se calhar não sou o árbitro mais isento, por ser vegetariano, pertencer a uma associação protectora dos animais e fã do cv há mtos anos.
mas em minha modesta opinião a sra nutricionista, de propósito ou não, disse muita coisa que não devia e enxovalhou os vegetarianos e uma associação deles. ora se já reconheceu isso, o que merece aplausos, por isso, se a porto editora não publicar a resposta acho que o mínimo que a sra pode fazer é usar a sua coluna para repor a verdade e o bom nome da associação. mas para isso ser necessário a porto editora está a boicotar o direito de resposta de uma pessoa colectiva que lesou, por isso o mínimo que merece e que eu prontamente farei, é boicotar todos os livros da porto editora também... isto já que neste país os tribunais não funcionam, porque se fosse nos USA era certo e sabido...
mas o meu comentário nem é tanto por isso... quanto a isso entendam-se que voces sabem-se defender, mas os animais não, e fico muito surpreendido que andem a sra nutricionista e o centro vegetariano as turras com o vegetarianismo e nem uma palavra sobre os direitos dos animais!!! enquanto vocês discutem há animais que sofrem, que são mortos, e que, como vocês, têm direito à vida e só querem viver... pelo menos pensem nisso um instante quando virem o bife no prato...

(Por: A. Pedro)

[Por: @ 2008-05-03, 20:10 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta

Olá Pedro,

Respeito todas as filosofias de vida, mesmo que representem uma minoria, porque respeito, acima de tudo, e como já disse, a liberdade de cada um. Não temos que ter todos a nesna opinião. Preocupa-me a forma como muitos animais são tratados e neles incluo obviamente os milhões de seres humanos explorados por meia dúzia de multimilionários.
O espaço Educare é um espaço de opinião, neste caso e como vem bem explicitado, da minha inteira responsabilidade. Tal como este aqui é um espaço de opinião e divulgação do Centro Vegetariano. Eu não usei um espaço público para difamar esta organização, e autorizei que a 1ª carta aberta fosse divulgada no mesmo. Não podemos é continuar este processo indefinidamente pois de cada vez que um responde o outro tem o direito de resposta. Pelo que pude saber entretanto, humildemente aceitei, embora não conheça o CV, que neste caso se trate de uma excepção à regra do mercado explorador dos produtos naturais.Saberá, como eu, que a maior parte das entidades que se dedicam a esse comércio pratica preços escandalosos e raramente sabe aquilo que está a vender. Inclusivamente conheci um que fazia experiências com os produtos que vendia.Ia tendo o feed-back dos compradores...Mas a maioria é assim.
Para terminar, tal como disse no Educare. reforço a ideia de que uma dieta ovolactovegetariano é, em muitos casos, mais saudável do que omnívora e prescrevo-a sempre que me solicitam para tal.
Quanto ao facto de comermos animais, não é muito bom pensar nisso, tal como também não é agradável ver os excelentes documentários sobre a sobrevivência dos outros animais na National Geographic.
Paula Veloso
(Por: Paula Veloso)

[Por: @ 2008-05-05, 21:29 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta

deixa-me ver se percei:

- paula diz umas coisas sobre vegetarianismo na educare
- centro contesta
- paula publica a resposta
- paula inventa coisas sem fundamento para denegrir a imagem do centro e publica
- centro contesta
- paula censura porke "tem de parar nalgum lado" e educare n publica

e quanto aos animais, o melhor é enterrar cabeça na areia...
entendi tudo certo?

por mim vou contestar para assistente@educare.pt e no site da porto editora, e se n houver publicacao vou boicotar tudo da porto editora... n é digno de pessoa de bem.
(Por: andrew pedro)

[Por: @ 2008-05-06, 11:32 | Responder | Imprimir ]


Re: comentário à 2ª carta aberta

carta k mandei a assistente@educare.pt e gabinete de imagem da porto editora http://www3.portoeditora.pt/pe/Contactos.do

Prezados Srs,


Tenho acompanhado os artigos da Dra Paula Veloso em Educare.pt através de www.centrovegetariano.org. Acho indigno que publicam o que ela quer, se não dão direito de resposta ao www.centrovegetariano.org, uma vez que passaram a imagem que vegetarianos vivem de suplementos e a imagem da associação vegetariana foi prejudicada.
Se não repuserem a verdade vou boicotar todos produtos e serviços da porto editora. Se Educare.pt é um espaço de opinião, devem dar espaço a todas opiniões como mandam as regras da imparcialidade e equidade, para prestar um bom serviço a todos os clientes que tem confiado em vós.

Com os melhores cumprimentos

Andrew Pedro, vegetariano
(Por: a. pedro)

[Por: @ 2008-05-06, 11:48 | Responder | Imprimir ]



Re: comentário à 2ª carta aberta


> se fosse nos USA era certo e sabido...

Os USA são o país mais hipócrita que existe à face da Terra. Não me servem de exemplo para nada a não ser para perceber que conseguem impingir eficazmente as suas ideias e os seus produtos aos outros países, e é isso o que lhes dá o poder estúpido que têm sobre o Mundo...

Paula Veloso

Paula Veloso

(Por: )

[Por: @ 2008-05-05, 21:48 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta


> Os USA são o país mais hipócrita que existe à face da Terra. Não me servem
> de exemplo para nada a não ser para perceber que conseguem impingir
> eficazmente as suas ideias e os seus produtos aos outros países, e é isso
> o que lhes dá o poder estúpido que têm sobre o Mundo...

paula, os usa sao o país do cheney cmo do moby, do bush como do luther king, da halliburton como da onu, o pais que mata no iraque como ajudou a libertar a europa do nazismo
para tudo é preciso conta, peso e medida... kem falou de fundamentalismos?...


(Por: a. pedro)

[Por: @ 2008-05-06, 10:32 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta

>
Olá Andrew

Afinal por aqui parece também haver censura.
Porque não publicaram a minha resposta ao seu comentário? Porque diz verdades inconvenientes sobre os USA? Não sei porque têm medo deles. Talvez porque eles nos controlam a todos..
Se fizermos comparações, também os alemães não são todos nazis...E o nazismo também já foi há 60 anos.

Abraço
Paula Veloso
(Por: )

[Por: @ 2008-05-10, 20:47 | Responder | Imprimir ]

Re: comentário à 2ª carta aberta

Todos os comentários que o Centro Vegetariano recebeu a propósito desta carta foram aprovados.
Por favor, veja todas os comentários acima. Se enviou alguma mensagem que não consta é porque não foi enviada correctamente, e terá de enviar de novo.

[Por: cris @ 2008-05-11, 10:38 | Responder | Imprimir ]









https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1188