Re: Sou vegetariana

O excesso de vitamina B12 também pode ser pernicioso, causando desde diarreia, a quistos e póstulas, problemas de pele e nos casos mais graves tromboses e doença de Leber. Estes efeitos são sempre associados ao consumo excessivo de carne...

O problema aqui é perceber que a vitamina B12, não é na realidade uma vitamina presente nos alimentos, mas sim um sob-produto da acção biocatalítica de bactérias como os Bacilos, bactérias essas que são ingeridas pelos animais herbívoros e se alojam nos intestinos. Em principio as mesmas bactérias estariam presentes em alimentos vegetais mas devido ao uso de insecticidas e outros produtos, aquilo que nos chega ao supermercado já está praticamente "limpo" desses microorganismos.

No entanto, estas bactérias estão presentes noutros alimento além da carne, como o leite e algumas algas. Todos os recém-nascidos que sejam amamentados criam nos seus intestinos imediatamente colónias destas bactérias que sintetizam a Vitamina B12, colónias que a serem mantidas durarão praticamente para a vida. Existem é outros factores que reduzem estas colónias, como factores genéticos de risco e acima de tudo o consumo excessivo de alcool...

Pergunto-me quantos carnívoros inveterados não terão falta de B12 e as doenças associadas, mesmo comendo um bife a todas as refeições!

Em conclusão, lacto-vegetarianos têm sempre uma fonte de renovação de b12 no leite e lacticínios (dai ser aconselhável nunca passar de omnívoro a vegan), por isso não têm de se preocupar mais com carências que qualquer outro ser-humano. E os vegans têm suplementos, por isso voltar a comer carne não só não não é "natural" como nem é a melhor solução e só comprova a ignorância de muitos médicos com formação desactualizada em relação a este tipo de questões.

Aos que querem manter-se felizes e ignorantes, faço um pedido para que o façam e deixem os restantes viver conforme lhes apetece, muitas vezes sendo bastantes mais saudáveis. Ninguém vos vai obrigar a serem vegetarianos!

> A carência de vitamina B12 pode, a longo prazo (6 a 8 anos) produzir
> doenças muito perigosas a saúde, como: anêmia perniciosa, doênças
> cardíacas, fraqueza muscular, incontinência, perda de memória,
> desorientação, problemas cognitivos. Ainda não é provado, mas muitos
> médicos acreditam que a falta de B12 pode gerar Alzheimer. Além disso, a
> vitamina B12 ajuda na prevenção do cancro, pois ajuda a reparar o DNA
> modificado por conta de radiação ou oxidação. A falta de B12 provoca a
> Esclerose Múltipla, que se caracteriza pela demielinização do sistema
> nervoso central. Outro problema sério é a Depressão. Ainda temos a perda
> de fertilidade, pois a B12 é fundamental para a replicação celular. Temos
> ainda a Osteoblastose e o nanismo, além da piora do sistema imunológico. A
> B12 ajuda pessoas com asma, seborreia, dermatite, lupus, glaucoma.
> Todos esses sintomas somente aparecem anos depois da falta de ingestão de
> carne, passando por desapercebida a causa.
> Para evitar essas doenças, simplesmente volte a comer carne.
> (Por: Ricardo Ramos)

(Por: Tiago Almeida)

[Por: @ 2008-09-08, 18:19 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1372