Re: Queijo de

As palavras podem estender o seu significado com o tempo, passando a ser mais abrangentes. Tal como a palavra "sítio" ou "endereço" hoje são aplicadas também à internet, tendo alargado o seu significado, também a palavra "leite" e "queijo" têm hoje um sentido mais abrangente.
Pela mesma ordem de ideias, também não poderiamos usar a palavra hambúrguer, salsicha ou chouriço para alimentos vegetais porque na sua origem o seu significado apenas abrangia alimentos à base de carne. De qualquer modo, mais importante que a designação, pois podemos chamar bebida de soja ou creme de queijo, é a possibilidade de eliminar os alimentos animais por outros equivalentes em termos nutricionais e de sabor.
Quem já provou alguns "queijos" de soja fatiados pode ter sido facilmente iludido que estava perante um queijo normal dada a semelhança.


[Por: cris @ 2009.02.10 - 22:25 | Responder | Imprimir ]

Re: Queijo de

Bem, quanto ao queijo, não é bem assim. A minha namorada é vegana e tendo cozinhado a maioria das vezes para ela conheço bem uma variedade decente de ingredientes e tipos de comida vegan. Ao queijo: a olhar de longe até pode ser semelhante a alguns queijos. Ao toque, é completamente diferente quando se parte e até chega a lembrar borracha. Quando se come, não tem nem sabor nem graça nenhuma tanto que ela mal toca em queijos dela! E a dizer em embalagens que derrete bem em pizza é um terrivel exagero para nao dizer engano! Mas prontos, é o que há por enquanto.
(Por: Pedro)

[Por: @ 2009.05.10 - 14:29 | Responder | Imprimir ]

Re: Queijo de

É uma questão de explorar bem o mercado. Existem imensas variedades de queijos veganos agora: fatiados, em bola, cheddar, mozzarella, gouda. Tal como os leites empacotados, os sabores e texturas variam de marca para marca. Por exemplo, há pouco tempo ainda não era possível bater natas de soja para ficarem sólidas e neste momento não só já existe chantily de soja sólido pronto a usar como também de arroz. Há muitas novidades a surgir.

[Por: anasoares @ 2009.09.07 - 11:13 | Responder | Imprimir ]



Re: Queijo de

Acho esta resposta bastante adequada. De facto, o termo "leite" é bastante abrangente e não é de agora. Por exemplo, o leite de côco (em lata ou frasco geralmente para usos culinários) sempre se chamou "leite" e não "bebida" nem "sumo". Também na cosmética se encontra frequentemente as expressões "leite de amêndoa", "leite de limpeza" e em certas plantas ouve-se frequentemente dizer quando se corta um caule "tem leite", como é o caso de certas figueiras, dente-de-leão, algumas alfaces. Consultando o dicionário vemos que "leite" significa também suco lácteo ou substância leitosa vegetal.

[Por: anasoares @ 2009.09.07 - 11:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Queijo de

anasoares escreveu:
> Acho esta resposta bastante adequada. De facto, o termo "leite" é bastante
> abrangente e não é de agora. Por exemplo, o leite de côco (em lata ou
> frasco geralmente para usos culinários) sempre se chamou "leite" e não
> "bebida" nem "sumo". Também na cosmética se encontra frequentemente as
> expressões "leite de amêndoa", "leite de limpeza" e em certas plantas
> ouve-se frequentemente dizer quando se corta um caule "tem leite", como é o
> caso de certas figueiras, dente-de-leão, algumas alfaces. Consultando o
> dicionário vemos que "leite" significa também suco lácteo ou substância
> leitosa vegetal.





Bom dia...amei sua resposta....claro que faz todo o sentido o que escreveu. paz e luz.obg

[Por: elisa1958 @ 2015.10.22 - 06:29 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1628