Tão malukinhos ou quê?

Olá a todos os vegans!
Antes que pensem que sou vossa inimiga, quero dizer que também sou vegan (bem, pelo menos tento ser o mais possível - ando para aí nos 97,5%).
No entanto, este artigo deixou-me estupefacta e a pensar que alguns vegans andam a ficar chonés. Será falta de B12?(lol)
Agora a sério. Acho que são os Jeovás que têm uma imagem do paraíso como sendo um mundo onde até os leões são vegetarianos. Por acaso a ideia de um mundo assim até me agrada, mas nunca pensei que os vegans chegassem a pensar verdadeiramente pô-la em prática... Se começaram com os gatos, qualquer dia querem tornar todos os animais herbívoros! Porque não tornar os cães vegans!?
Eu acho que o ser humano está fisiologicamente bem adaptado a uma dieta vegetariana e vegan e que, portanto, pode e deve fazer uso do seu livre arbítrio e decidir ter hábitos de consumo que não causem sofrimento e exploração a outras espécies. Mas daí até impôr os seus ideais e dieta a outros animais, vai um grande passo. Passo esse que, a meu ver, vai de um discernimento elevado a uma quase-insanidade. Não acho que seja uma atitude digna de um vegan, que pretende acima de tudo não interferir com a vida e bem-estar das outras espécies, forçar gatos a comer exclusivamente vegetais.
Um felino não é um primata, é por natureza bastante mais carnívoro do que nós. Os gatos até comem vegetais sem problemas, mas parece-me difícil que vivam bem só com vegetais.
Até me parece lógico o exemplo que dão, da gatinha que se curou da artrite só com alimentação vegana, mas creio que isso se deve por ela ter sido anteriormente mal-alimentada. O efeito de deixar os alimentos nocivos deve ter curado a bichana - esse é um efeito já descrito nos seres humanos: a cura não depende tanto do que se passa a comer, mas mais daquilo que se deixou de comer e que estava a causar a doença.
Um gato que tenha uma boa alimentação, mesmo com produtos animais, quase de certeza que ficaria pior só com vegetais. Admito que possa estar errada e que a maioria dos gatos saudáveis possa manter-se bem com alimentação vegan, mas só o facto de se ter de forçá-los a isso quando não é essa a sua alimentação natural, acho que colide frontalmente com a ética vegan.
Um abraço,
Irina

Irina Maia

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar. Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que, ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a presunção de a corrigir...
(Por: Ana)

[Por: @ 2007-02-02, 16:07 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:

Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou mais direito de viver como os gatos.
(Por: )

[Por: @ 2007-02-02, 18:03 | Responder | Imprimir ]

Re: Tão malukinhos ou quê?

> > Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> > felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição:
>
> Ana, ninguém disse que os gatos não são naturalmente carnívoros. Mas
> também não são naturalmente "nossos". Simplesmente, uma vez que os temos
> dependentes, então que poupemos as vidas de outros animais, com tanto ou
> mais direito de viver como os gatos.
> (Por: )
Ao procurar outro assunto por acaso entrei no site e achei util deixar esta informação: Tivemos um gato em nosso casa, onde sou o único vegetariano, gato este nunca tendo sido ensinado comia todo o tipo de verdura a ponto de nunca termos descoberto algum tipo de verdura que ele não comesse. A descoberta foi ao acaso: um dia na lata de lixo estava um tomate podre e o gato comeu. A partir dali começamos a experimentar com todo o tipo de verdura. Outrossim na minha terra muita gente diz que se deve dar cenoura para os gatos comerem, sendo muito bom para a sua saúde.
Atenciosamente

transeunte
(Por: claudio)

[Por: @ 2008-02-29, 23:42 | Responder | Imprimir ]



Re: Tão malukinhos ou quê?

> Não podia concordar mais, Irina. Os gatos, tal como todos os outros
> felinos, são carnívoros. Basta olhar para a sua dentição: nem um só molar.
> Já na dos animais herbívoros predominam os molares. Os cães também são
> predominantemente carnívoros mas possuem molares, pelo que podem tornar-se
> vegetarianos ou mesmo veganos. Mas por favor, não obriguem os gatos e
> outros carnívoros a sê-lo. Não só não é natural como é um desrespeito pela
> natureza. Também o sistema digestivo dos carnívoros é diferente do dos
> herbívoros e dos omnívoros. É mais curto para evitar que o organismo fique
> exposto às toxinas produzidas pela digestão da carne. isto que dizer que,
> ao contrário de nós, eles estão perfeitamente adaptados ao consumo da
> carne. a natureza não cometeu um só erro com os gatos. Não tenham a
> presunção de a corrigir...
> (Por: Ana)

Ana:

Quanto à sua afirmação: 'nem um só molar' lamento desapontá-la mas os gatos têm molares e mais do que um!
(Por: Inês)

[Por: @ 2008-04-15, 20:07 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=17