malukinhos... nem por isso :-)

creio que o argumento de ser "anti-natura" levar qq animal (não humano) a alterar todos os seus hábitos alimentares em prol de um menor impacto ambiental um pouco absurdo. Assim sendo, também seria anti-natura alterarmos os nossos hábitos alimentares uma vez que embora tenhamos um sistema digestivo 80% mais semelhante ao de um herbívoro etc etc, também temos caninos e incisivos que nos levam à irrefutável constatação de que a nossa constituição (porque existem outros elementos para além da dentição que o defendem) existe em prol de uma alimentação que inclui o consumo de carne. O regime alimentar do ser humano caracteríza-se por ser homnívoro, e nem por isso nós deixamos de optar por hábitos alimentares de natureza vegetariana/vegana/frugívora/crudívora etc.

O ser humano é dotado de uma potencionalidade que nenhum outro ser terrestre (pelo menos até aos nossos dias não foi provado o contrário ;b) possui; a razão. Como tal somos livres de optar pelo estilo de vida que consideramos ser mais correcto, e não creio ser recriminável orientar os hábitos alimentares dos outros seres que partilham quotidianamente o mesmo espaço connosco. O argumento de se impor os próprios ideais aos animais também não me parece muito coerente... também lhes é imposta a moradia, os locais de passeio e o tipo de comida que lhes é fornecido (mesmo que seja uma questão de decisão entre comprar wiskas ou outra marca).

Concordo que seja um tema polémico, mas não creio que citar termos como "insanidade" e "atitude digna de um vegan" seja a forma mais correcta de exprimir um ponto de vista. Concordo que se se alterasse por completo os hábitos alimentares de todos os animais em prol de uma dieta meat-free de certo que se iria gerar um enorme desiquilíbrio ecológico entre fauna e flora... no entanto o mesmo também aconteceria se todos os seres humanos se tornassem de um dia para o outro adeptos desse tipo de alimentação; e todos nós sabemos que ao abordar questões deste género pensamos numa amplitude de pequena escala (ou seja, não em termos de toda a população mundial), pelo que este impacto de certo não terá expressão se algumas pessoas lerem o artigo .

Concordo com o facto de os gatos não serem primatas, mas também existem muitas espécies que não o são e não deixam de se alimentar exclusivamente de vegetais ;b . Falando um pouco mais sério, sim, de facto creio que seria adequada uma pesquisa mais profunda acerca dos impactos da passagem para uma alimentação vegana em animais não humanos, e nesse ponto acredito que se deve proceder com um pouco mais de ponderação... no entanto eu (enquanto indivíduo singular) não acredito que colida com a "ética vegan" até bem pelo contrário, uma vez que ao se adquirir alimentação para felinos estamos a compactuar com a exploração animal... até que ponto será diferente comprar patê para si mesmo ou para o gato que partilha connosco o mesmo espaço?

Bem... é a minha perspectiva acerca deste assunto, parabéns a quem redigiu o artigo :)

jokitas verdes

Inês Alves

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]




https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=18