Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais

Em resposta a alguns comentários dirigidos ao artigo por mim elaborado "O que fazer para que os gatos se tornem veganos?" passo a referir o seguinte:
Os cães e os gatos podem receber uma dieta vegetariana, mas não são veganos por natureza - os cães são omnívoros e os gatos são carnívoros. Embora ambos pertençam à classe dos carnívoros, isso não é muito significativo, pois o urso panda também pertence à mesma classe e é quase vegano.
Alimentar cães e gatos à base de uma dieta carnívora convencional torna-se complicado para quem escolheu eliminar da sua vida produtos que veiculam o sofrimento animal. O elevado teor em gordura, hormonas, espessantes, conservantes, ácidos, açúcar e o baixo valor nutricional da comida enlatada, assim como uma possível contaminação pelo consumo de animais que contraíram doenças como BSE, levam pessoas de todo o mundo a optar por alternativas mais saudáveis para os seus amigos de 4 patas. Cães e gatos podem viver perfeitamente saudáveis e activos com uma dieta livre de produtos animais.
Os gatos, como foi referido no artigo, não apresentam dificuldade em digerir a proteína vegetal.
Marcas de comida, como por exemplo, Iams,Wiskas ou Friskies (para mais informações, ver: págs.17/18 - Companion Animal Food Manufacturers: http://www.caringconsumer.com/page/CompaniesDont.pdf *) testam em animais e estão directamente associadas às empresas de produção animal intensiva, o que quer dizer que ao estarmos a financiar estas marcas iremos igualmente contribuir para a crueldade. Animais doentes, mutilados/feridos ou restos (tudo o que não foi direccionado para o consumo humano), irão servir de alimento a animais de companhia, quer em comidas enlatadas quer em rações. Será isto o mais saudável para os nossos amiguinhos?

A Vegan Society e a PETA, duas das organizações mais respeitadas e conhecidas do mundo vegetariano, aconselham e ajudam as pessoas a tornar os seus companheiros de 4 patas vegetarianos/vegans. Portanto, se isto realmente é levado a cabo por pessoas em todo o mundo não será tão insano como isso. Ou será que essas mesmas pessoas estarão todas erradas?
Foi também referido que se os gatos não aderirem a uma dieta vegan, o melhor para eles será uma alimentação orgânica (sem químicos ou hormonas) como a da marca Yarrah, visto (como foquei anteriormente) as marcas comercias possuírem um elevado teor em açúcar, gordura, conservantes, ácidos, espessantes e hormonas. Portanto conclui-se que serão de longe as mais saudáveis.
"Porque não tornar os cães vegans!?" Porque não? Os cães são omnívoros por natureza, portanto abandonar a carne não prejudicará de forma alguma a saúde dos canídeos.
Para quem estiver interessado, à semelhança deste artigo irei redigir outro mas desta vez direccionado para os cães.

Alimentar cães e gatos com uma dieta vegana não só é saudável como também irá evitar o sofrimento e a morte de uma enorme quantidade de animais destinados a esta mesma indústria.

Consultem também o artigo:
http://galaxia-alfa.com/vegan/index.php?destin=article&op=show&article_id=140


Obrigada pelo comentário Inês Alves! ;-)

Fiquem bem, beijinhos para todos


*Se aparecer a mensagem “Alguns ficheiros podem conter vírus ou ser prejudiciais para o seu computador. É importante ter a certeza que este ficheiro é de uma fonte fidedigna”. Ignorem esta mensagem, pois o ficheiro não constitui qualquer perigo para o vosso computador. Se mesmo assim preferirem não arriscar procedam do seguinte modo:
vão a http://www.caringconsumer.com/searchcompany.html, escolham “Companies That Don’t Test” (por baixo da imagem do hamster) e vejam as páginas 17/18.

Sílvia Ferreira

[Por: centro @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Polémico...sim. Mas Irina...maluquinhos? Por favor! Este artigo divulga alternativas e não pretende forçar os animais

Ao fim de todo este tempo passado sobre o que aqui escrevi, gostaria de pedir desculpa por ter chamado maluquinhos aos vegans que dão comida vegetariana aos gatos.
Esta questão é delicada e complexa e agora eu já não expressaria a minha opinião desta maneira.
Penso que o comentário mais equilibrado que li aqui sobre este assunto é o que diz que a opção mais coerente para um vegan é não ter animais de estimação!
Segundo me consta, os vegans opõem-se a qualquer tipo de "manipulação" dos animais, incluindo a domesticação, logo faz todo o sentido que não "obriguem" animais a viver nas suas casas, comendo alimentos artificializados.
Mas também aceito que hajam vegans "menos radicais" que acima de tudo se preocupem em dar um lar aos animais que (de qualquer forma) já foram domesticados e dependem de nós. Nesse caso penso que é igualmente coerente que procurem dar-lhes uma alimentação - que já é artifical de qualquer maneira - mais concordante com os princípios vegan.
A linha que separa a coerência da contradição é muito fina e já não tenho uma posição absoluta sobre isto - fica a cargo da consciência de cada um.
(Por: Irina Maia)

[Por: @ 2008-10-02, 22:36 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=19