Concordo plenamente

Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 5 anos e meio, e realmente, tudo o que foi dito é verdade!
Quando iniciei o meu curso superior era ovo-lacto-vegetariana há pouco tempo (2 meses), e houve logo pessoas que disseram algo como: quando acabares o curso já comes carne. O que não aconteceu :)
Quase sempre que vou almoçar ou jantar a restaurantes com alguém que não sabe que sou vegetariana e descobre na altura, há perguntas e mais perguntas sobre o porquê de ser vegetariana. Houve quem já me dissesse inclusivamente que eu estava a fazer algo que era mau para a saúde, que era uma tolice, quase com agressividade. Eu não atiro à cara de ninguém que estão a comer animais e que nem sequer sabem em que condições foram criados, não imponho a minha escolha a ninguém, mas sim, há pessoas que reagem mal, quase como se fosse uma ofensa para elas.
E por exemplo, se em casa de amigos ou familiares alguém faz carne com batatas e cogumelos (tudo confeccionado em conjunto, na mesma panela), e me sugere que coma apenas as batatas e os cogumelos, eu recuso, porque para mim não faz sentido comer algo sem carne e comer o molho da carne, os cogumelos e as batatas ficam também com sabor a carne, com partículas de carne, por isso não como. Reacção - chamam-me extremista, picuinhas, esquisita, e mais uma vez surge a agressividade. Quase que me querem obrigar a comer!
Eu não tenho qualquer problema que comam carne à mesma mesa em que estou a comer, mas quero que percebam que escolhi não comer, e não quero que me chateiem por isso...
Para finalizar deixo aqui uma nota positiva, pois sinto que as mentalidades estão a mudar, não sei se é à velocidade desejável, sei que algumas pessoas nunca vão mudar, mas noto cada vez mais, até da parte dos restaurantes, uma maior flexibilidade e aceitação. Por exemplo, no último restaurante a que fui, o cozinheiro teve o cuidado de me perguntar se eu queria comer feijões a acompanhar o prato, e disse logo (sem eu lhe perguntar) que tinham sido cozidos com uma rodela de chouriço, mas que não tinham chouriço, e perguntou-me se isso seria um problema para mim. Eu não comi os feijões.
(Por: Mariana)

[Por: @ 2012-04-12, 12:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Concordo plenamente

Mariana, tambem concordo contigo e tal como muitos outros vegetarianos, tambem me identifico com a tua experiencia. As mentalidades em Portugal de fato estao a mudar. Em quase todas as cidades existe um restaurante vegetariano ou com opcoes veggie diarias. No entanto, a tua experiencia no restaurante \"generalista\" e\' uma excepcao. Na quase totalidade dos restaurantes nao vegetarianos nao ha interesse, conhecimento, ou sequer boa vontade para criar ou improvisar opcoes vegetarianas decentes. No maximo, existe um omolete (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar carne, para nao haver surpresas), saladas (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar atum) e uma sopa (mas e\' preciso blah blah blah..). Conciliar uma dieta vegetariana com uma socializacao saudavel com pessoas nao vegetarianas em Portugal e\' um grande problema. No meu caso, limito-me a comer fora com amigos/familiares em pizzarias ou restaurantes asiaticos.
(Por: R)

[Por: @ 2012-04-20, 20:18 | Responder | Imprimir ]


Re: Concordo plenamente

Olá Mariana,procuro conhecer vegetarianos, se me quiseres adicionar agradeço.

(Por: Jaime)

[Por: @ 2012-09-04, 17:55 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=3521