Pássaros

Os pássaros ou aves têm o corpo coberto de penas.
Existem vários tipos de penas: as tectrizes, as rectrizes e as remijes, para além das penas de Talião e das de prisão, que podem ser pesadas, perpétuas, leves ou removíveis a multa.
Mas os pássaros não possuem apenas as penas a cobrir-lhes o corpo: têm ainda plumas e pele, coruja mais conhecida é a pele de galinha.
Desprovidos de dentes, os pássaros têm a boca em forma de bico.
Citemos o bico de papagaio, em forma de nariz, o bico das columbinas,
que é córneo na ponta, o bico de obra e ainda o bico de Bunsen.
Toda a gente sabe que os pássaros são animais alados. Com efeito, em
vez de braços, possuem asas. Ora, movendo as asas para cima e para baixo, alternadamente, estes espantosos animais conseguem voar! No entanto, nem só as aves voam. Também voam as moscas, os aviões e o dinheiro.
Quanto às patas, são duas, excepto nas patas, em que são três. As aves de rapina têm as patas em forma de garra que é ladrão e distinguem-se das corredoras, como a avestruz porque, embora corram, não trepam, ao contrário da catatua ou cataminha que, por terem dois dedos para a frente e três para trás, ou talvez porque o polegar, está inserido acima do nível das águas do mar, conseguem trepar a qualquer árvore, excepto genealógica e até é lógico que se não confundam com as palmípedes que, tendo uma membrana a unir-lhes os dedos, utilizam as patas como se de remos se tratassem, sendo, portanto, nadadoras, ao contrário das pernaltas, que se distinguem das peraltas pelo ene.
Pensamos que isto ficou bem claro e passamos de imediato à reprodução, que é um capítulo sempre interessante.
Os pássaros são todos ovíparos, excepto os insectívoros, que têm os tarsos muito pequenos para esse género de coisas. A pomba, por exemplo, põe sempre dois ovos, raramente carimbados, que o macho ajuda a chocar um contra o outro. Ao fim de 18 dias nascem duas crias que não vêem, não têm penas, não sabem voar, mal sustêm a cabeça e, mesmo
assim, se chamam borrachos.
E isto é um pássaro!



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?print=1&article_id=194

Inserido em: 2003-01-22 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Histórias
Temas > Animais





https://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?&article_id=194