Confúcio

K`ung Fu-tzu (K`ung o mestre, latinizado como Confúcio) nasceu no reino de Lu em 551 a.C. e morreu em 479 a.C..
A cultura chinesa tinha já um passado longo, desde a Dinastia Hsia (2183-1752 a.C.), passando pela Dinastia Shang (1752-1112 a.C.) e a Dinastia Chou (1111-249 a.C.).

Parece ter dedicado a sua vida à aprendizagem desde tenra idade. Reflectindo sobre a sua vida, muito próximo da sua morte, disse que aos quinze anos tinha preparado o seu coração para a aprendizagem. Nenhum professor é mencionado como tendo influência nele. Tem-se a noção de ter ficado sobretudo impressionado com as escrituras dos antigos, nos clássicos chineses. Mas um, despontava-lhe um interesse especial, O Livro das Mutações ou I Ching, ao qual dedicou os seus últimos anos: "Dêem-me um pouco mais de anos, para poder dedicar cinquenta anos ao estudo da Mutação, e estarei livre dos grandes erros."

A família de Confúcio é raramente mencionada. A tradição diz-nos que ficou órfão muito novo e que o seu irmão mais velho era deficiente. Ele casou e teve um filho e uma filha. Escolheu um marido para a sua filha e também um para a filha do seu irmão. Dadas as dificuldades do irmão, Confúcio chamou as responsabilidades deste a si próprio. Uma das coisas que declarava, era que tinha servido o Duque e os seus oficiais na corte, e o seu pai e o seu irmão mais velho em casa.

Após ter servido o governo em diversas posições de pouca importância e as raras oportunidades de dar conselhos políticos, que fez Confúcio? Aparentemente e conforme os seus conhecimentos e sabedoria iam crescendo, começou a atrair estudantes e discípulos. Ele era provavelmente mais suportado pelos seus estudantes, apesar de algumas vezes ter recebido um salário do governo. Disse que nunca se recusou a ensinar alguém que lhe trouxesse qualquer coisa, por muito pobre que fosse. Confúcio é o primeiro professor profissional de que há registos na China antiga.

Como membro de uma família aristocrática, Confúcio deve ter tido a oportunidade de estudar os clássicos e de praticar a música e os desportos, como a pesca e o tiro ao arco. Que ele fez estas práticas, é-nos indicado num analecto: "Confúcio pescava, mas não com uma rede; ele disparava, mas não a uma ave no ninho." Confúcio amava a música, como pode ser percebido num incidente aos 36 anos de idade, quando abandonou o perene caos político em Lu e viajou para Ch`i, o estado a norte. Aí, ele escutou a música da Dança da Sucessão comemorando o investidura do lendário Imperador Shun. Encontramos noutro analecto: "O mestre disse, `Não me tinha apercebido que poderia existir música que alcançasse tanta perfeição como esta`, e durante três meses não conheceu o sabor da carne."

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?print=1&article_id=358

Inserido em: 2004-05-28 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Histórias



Comentários



Sobre Confúcio...

Ora aqui está um "terminus" bem escolhido: "por três meses não conheceu o sabor da carne". Isto seria de esperar de uma figura assaz marcante na história da China e da sua cultura oriental: o taoísmo terá sido provavelmente a origem mais directa da sua influência ao nível das ideias e do pensamento orientais. Além de ter sido um dos primeiros professores, ele é talvez o único mais célebre Mestre de Poesia, História e Filosofia Moral da História Chinesa (vidé: "Confúcio", In: «Dicionário de Filosofia», Simon Blackburn, p.78, Gradiva, Colecção Filosofia Aberta, 1ª ed., Lisboa, 1997). Como artigo genérico, está excelente!:)
Ana Inácio

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?&article_id=358