Carpas, tubarões e golfinhos

Carpas, tubarões e golfinhos vivem nas mesmas águas...
As carpas, com medo da escassez e de serem agredidas, vivem isoladas, escondidas nos cantos. Não se organizam, não comunicam entre si, não se auxiliam. Muitas vezes, morrem pela escassez. Vivem amedrontadas e infelizes. Para elas, golfinhos e tubarões são a mesma coisa.
Os tubarões andam desordenadamente por todas as águas. Abocanham tudo o que vêem pela frente, às vezes até pedaços de navio ou mesmo, de um outro tubarão que foi ferido. Não são cooperativos, não comunicam, não se organizam. Apesar de não se apavorarem, são covardes e facilmente atingidos. Morrem, muitas vezes, pelo excesso de "qualquer coisa" que ingerem desmesuradamente. Passam as suas vidas agressivos, desequilibrados e insatisfeitos. Para eles, carpas e golfinhos são a mesma coisa.
Os golfinhos ocupam todas as águas com graça, alegria e vida. Comem somente quando têm fome e só os peixes pequenos. São organizados, cooperativos e comunicam entre si o tempo todo. São amáveis, sábios e inteligentes. Apenas atacam para defesa própria. São necessários apenas cinco golfinhos para se defenderem de noventa tubarões. Ao se verem ameaçados, organizam-se de uma forma que, um grupo distrai alguns tubarões, enquanto um dos golfinhos dá um bote certeiro no peito de um tubarão que, por ter uma respiração frágil morre. Ou então, mordem um tubarão que sangra e logo começa a ser devorado pelos outros tubarões. Com isso, os golfinhos podem escapar.
Vivem uma vida longa, saudável e feliz. Para eles, carpas e tubarões são completamente diferentes.

Tomemos cuidado com aqueles que se assemelham a tubarões. Devemos evitá-los. Mas, quando não pudermos, não devemos temê-los. e jamais imitá-los.
Vamos ajudar as carpas, para que sejam integradas ao mundo.
Vamos imitar os golfinhos, que são cooperativos, amigos, alegres, activos, organizados, atentos, observadores, não gananciosos, comunicativos, criativos, vivendo uma vida tranquila e feliz...


Referência:
http://www.contandohistorias.com.br

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?print=1&article_id=513

Inserido em: 2006-06-10 Última actualização: 2006-06-10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Temas > Viver
Temas > Animais
Histórias





https://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?&article_id=513