Livro O Fim da Comida, de Paul Roberts

No livro "O Fim da Comida" , editado pela Estrela Polar, o autor Paul Roberts, que já tinha escrito "O Fim do Petróleo", faz uma abordagem inquietante das consequências da nossa cada vez maior dependência da indústria alimentar, que produz alimentos em grandes quantidades.

"Os cientistas afirmam que vai faltar comida e que seremos todos vegetarianos em 2050."
Comer menos carne é o único meio de alimentar toda a população, afirma o autor de "O Fim da Comida".


Sinopse
Paul Roberts examinou, minuciosamente, a actual economia alimentar e descobriu que o sistema que deveria garantir a nossa necessidade mais básica está a falhar. Numa narrativa viva e rigorosamente fundamentada, Roberts revela uma alarmante realidade económica nos bastidores da alimentação moderna e demonstra como o sistema de produzir e comercializar aquilo que comemos é cada vez menos compatível com os biliões de consumidores que deveria satisfazer.
Sobressai uma inquietante realidade: o aumento da produção em larga escala está a atingir o ponto de ruptura, está a criar novos riscos de surtos de doenças transportadas nos alimentos, como a gripe das avez; a qualidade nutricional é cada vez menor, a prática de uma agricultura com utilização intensiva de produtos químicos compromete os solos e a água de uma forma irreversível. Enquanto um bilião de pessoas no mundo tem peso a mais, outras tantas - uma em cada sete - não tem o suficiente para comer.
Com um espectro incisivo e muito actual, O Fim da Comida apresenta uma perspectiva crua e dura do futuro. É um apelo à tomada de decisões cruciais que nos permitam sobreviver ao fim do modelo de produção alimentar que conhecemos.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?print=1&article_id=608

Inserido em: 2009-09-11 Última actualização: 2009-09-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Temas > Vegetarianismo
Livros





https://www.centrovegetariano.org/literatura/index.php?&article_id=608