Polenta

Ingredientes (para 4 pessoas):
4 chávenas de chá de farinha de milho
16 chávenas de chá de água
sal q.b. (se for para cozinhar salgada)
açúcar amarelo q.b. (para receita doce)

Preparação:
Ferve a água com o sal ou açúcar, e vai deitando a farinha “em chuva” através duma peneira (para não fazer grumos) e mexe sempre. Não pares de mexer até que a polenta se desprenda com facilidade do fundo do tacho e dos lados. Fica com uma consistência semelhante à gelatina. Se quiseres que fique mais dura, acrescenta mais farinha; se preferires mais molinha, acrescenta um pouco mais de água.
De seguida, forra um recipiente com película aderente e verte a
polenta para que arrefeça. Depois de fria, (podes colocar no frigorífico para que fique mais fresquinha), corta com a forma que quiseres e está pronta!

NOTA: A polenta pode ser frita, grelhada, estufada, pode ir ao forno e acompanhar todo o tipo de pratos. Nas receitas, como acompanhamento, podes utilizar em vez de batata, arroz, ou massa. Se preferires polenta doce, serve com molho de alfarroba, ou com uma geleia da tua preferência, quente ou fria, é só escolheres!

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?print=1&article_id=472

Inserido em: 2006-09-09 Última actualização: 2006-09-09

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Por Tipo > Acompanhamentos
Por Ingredientes > Receitas com Farinha de Milho
Por Tempo > < 30 minutos
Por Dificuldade > Receitas Fáceis
Receitas Regionais > Itália
Receitas por Autor > Ana Rocha





https://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?&article_id=472