Tofu caseiro

Ingredientes:
1 kg de feijão de soja
água
agente coagulante: nigari ou cloreto de magnésio

Preparação:
Lava o feijão de soja com água e escorre. Em seguida, coloca o feijão lavado num recipiente e adiciona água até cobrir e deixa de molho durante 8 a 10 horas em temperatura ambiente.
Escorre a água, enxagua os feijões. Transfere os para um liquidificador, adiciona 8 litros de água e liquidifica. Como os liquidificadores domésticos têm uma capacidade pequena, esta operação tem de ser feita em diversas etapas, tomando-se o cuidado de manter a proporção de feijões e água e, no final do processo, juntar todas as porções.
Transfere a mistura obtida para uma panela e cozinha durante 10 minutos, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela. Deixa arrefecer e coa com tecido fino ou um tecido próprio para coar. Separa a porção líquida "leite de soja" obtida e mede o volume.
Prepara o agente coagulante - por exemplo, nigari. Para cada litro de leite de soja, dissolve uma colher de sobremesa rasa em ½ copo de água morna.
Adiciona a solução coagulante ao leite também morno (75-80ºC), agitando com uma colher para misturar bem o agente coagulante ao leite de soja. Deixa o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), espera 15 a 20 minutos sem mexer.
Transfere o coágulo para uma forma (caixa de plástico ou madeira) perfurada e forrada com um tecido de malha fina. Cobre com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prensa a forma com pesos homogeneamente distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos.
A seguir, desenforma removendo o pano.
Corta o tofu em pequenos pedaços e guarda no frigorífico num recipiente, com água gelada, hermeticamente fechado.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?print=1&article_id=60

Inserido em: 2002-08-09 Última actualização: 2006-01-01

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Por Dificuldade > Receitas Difíceis
Por Tempo > > 45 minutos
Por Tipo > Acompanhamentos
Por Ingredientes > Receitas com Soja



Comentários



Preparar agente coagulante p/ tofu

Olá,

Para preparar o agente coagulante - usando nigari - no site vocês referem "Para cada litro de leite de soja, dissolve uma colher de sobremesa rasa em ½ copo de água morna"

O 1/2 copo de água morna são quantos mililitros?

Obrigada
(Por: Claudia)

[Por: @ 2021-05-07, 11:07 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?&article_id=60