Queijo de Figo Queijo de Figo

Queijo de Figo

Ingredientes:
300g figos secos*
300g de amêndoas*
250g de passas*
30g de farinha de alfarroba
água q.b.
½ colher de chá de funcho em pó
½ colher de chá de funcho em grão
* demolhados uma noite

Preparação:
O primeiro passo para executar esta sobremesa é arranjar uma cinta metálica ou de outro material para conformar o bolo. A seguir tritura a amêndoa à qual acrescenta a farinha de alfarroba e o funcho. Tritura depois os figos e as passas grosseiramente. Mistura tudo até criar consistência de massa. Convém amassar com as mãos durante algum tempo pois assim permitimos que o óleos próprios dos ingredientes se tornem mais disponíveis e ajudem a aglomerar os ingredientes. Se mesmo assim a massa estiver demasiado seca acrescenta um pouco de água. Por fim coloca a mistura na forma e pressiona para que ganhe a forma de queijo. Deixa secar, de preferência coloca algumas horas ao sol (não directo) a secar, e está pronto a servir.


Curiosidade:
Originalmente este é um doce tradicional do sul de Portugal, mas costuma ser feito com os ingredientes torrados. Este doce é também conhecido por queijo de maio, pois é costume comer-se no feriado de 1º de Maio, dia em que as pessoas costumam ir passear para o campo levando-o no seu farnel.



Autoria: Hugo Dunkel (receita pertencente ao 2º premiado da 1ª edição do Concurso de Menus Vegetarianos, promovido pelo Centro Vegetariano)


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?print=1&article_id=793

Inserido em: 2011.01.22 Última actualização: 2011.01.22

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Receitas Regionais > Portugal
Por Tipo > Sobremesas
Receitas Crudívoras
Por Ingredientes > Receitas com Amêndoa
Por Ingredientes > Receitas com Alfarroba
Por Tempo > < 30 minutos
Por Dificuldade > Receitas Fáceis



Comentários



receita de queijo de figo

só uma nota: para amaciar a massa deve utilizar-se mel e não água, assim a massa dura muito mais tempo sem risco de criar bolores, aliás, a finalidade desta iguaria era exactamente esta: a conservação das propriedades dos frutos.
(Por: Susana)

[Por: @ 2011.12.14 - 01:06 | Responder | Imprimir ]

Re: receita de queijo de figo

Há já alguns anos que no Centro Vegetariano só se publicam receitas veganas, por isso o mel não é opção. No entanto, com certeza poderá ser usada geleia de arroz, de milho ou de agave.

[Por: anasoares @ 2011.12.14 - 16:19 | Responder | Imprimir ]







https://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?&article_id=793