seitan

olá!!

Gostaria de saber como fazer seitan sem que fique muito consistente, ou seja, eu costumo fazer só com glúten água e temperos. mas o que compro na loja celeiros, é bem leve e esponjoso. depois reparei que nos ingredientes contém gluten, farinha integral e outra farinha que agora nao me lembro! têm alguma receita que me possam indicar!? expliquem me por favor, só a cozedura. muito obrigada POWER
(Por: Marta)

[Por: @ 2010-02-09, 13:28 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano

Re: seitan

Olá


Eu faço um seitan que fica muito bom:


250 g de farinha de glúten


50 g de farinha de trigo ou de centeio integral


300 ml de água


molho de soja à vontade


Misturas tudo muito bem com os dedos para evitar grumos e incorporar bem. O ideial é até colocar todos os ingredientes na máquina de fazer pão/panificadora e seleccionar o programa de mexer massa ("Dough" em Inglês). Vais obter uma massa elástica que não se cola ao recipiente. Pões água ao lume temperada com pimenta preta ou outras especiarias (noz-moscada, gengibre etc.), 1 dente de alho e ervas aromáticas a teu gosto (eu uso salsa, alecrim, aipo, etc.). O "segredo" é cozinhar em lume muito brando, mas a ferver. Ou seja, tens que conseguir estabilizar a fervura da água em lume baixo com a panela tapada. Pões lá o seitan durante cerca de uma hora. Se colocarem em lume forte coze por fora e fica cru por dentro. Antes de acabar de cozinhar eu gosto de o cortar em fatias para cozer melhor por dentro, mas isto já perto do fim senão, ao cortares desmancha-se. Já tem que estar sólido por fora. Depois é só deixar arrefecer e usar em estufados, grelhados, assados, picados, etc. Bom apetite!!



Podem juntar-se sementes ou algas em pequenos pedaços aquando da confecção do seitan.


[Por: anasoares @ 2010-02-09, 16:30 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano


Re: seitan

Olá, Marta,

Visita em http://www.facebook.com/congee.cozinhanatural uma receita de seitan caseiro ;) Para mais informações: congee.cozinhanatural@gmail.com e http://cozinhanatural.wix.com/congee.

[Por: 0 @ 2015-05-24, 10:53 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano


ASO1991
Re: seitan

Olá a todos :)
Recentemente tornei-me vegetariana, e tenho seguido algumas dicas na internet, livros, e dicas de amigas que já o são há muito mais tempo.
Mas surgiu-me um problema... parece que ando a preparar o seitan da forma errada!
Então, segundo algumas receitas que li "bastava" deixar a marinar durante umas horas, ou mesmo desde o dia anterior, e o resultado seria fantástico. No entanto, várias vezes senti que o resultado não era o desejado.
Mais tarde, fiz uma refeição num restaurante vegetariano, e para meu espanto, aquele sim... estava divinal!
Ao qual, quando questionei, no restaurante me sugeriram passar o seitan na frigideira antes de o temperar e deixar a marinar.

Assim pergunto, como fazem? Que conselhos me dão?

[Por: ASO1991 @ 2015-10-08, 18:12 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano

Re: seitan

Essa técnica do restaurante não é nada comum. O normal é mesmo só marinar com temperos a gosto.
O sabor depende sobretudo da marca e qualidade do seitan. O melhor é o seitan fresco de curta validade e biológico. Também pode fazer em casa o seu próprio seitan.

[Por: cris @ 2015-11-03, 17:30 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Centro Vegetariano






https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=2194