O abacate

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.
É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, e pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.
O abacate, ou pêra abacate como também é designado, é um fruto muito calórico (100 g de abacate fornecem cerca de 190 calorias), que apresenta também uma enorme riqueza em nutrientes, muito diferente de alimentos que possuem apenas calorias vazias (calorias provenientes sobretudo de um nutriente, o açúcar ou a gordura, e sem vitaminas nem minerais).
O seu elevado teor calórico provém principalmente das gorduras que são, em grande parte monoinsaturadas (12%) e algumas poliinsaturadas (2%). O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o num alimento com poderosa acção antioxidante. Esta propriedade protege contra o cancro e doenças cardiovasculares.
A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Esta vitamina desempenha ainda um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozóides. O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens.
Estudos recentes revelaram que dietas ricas em vitamina E podem oferecer protecção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.
O abacate é também rico em potássio, mineral importante na regulação da tensão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.
É igualmente uma boa fonte de vitamina B6, importante para aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual.
A polpa e a gordura do abacate são também empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitaminas E e A. Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colagénio, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.
As propriedades do abacate são excelentes para a pele, quer ele seja esmagado e usado como máscara facial, quer seja comido.




Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=100

Inserido em: 2002-05-30 Última actualização: 2006-11-11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde
Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana



Comentários



abacate uhhhhhhhhhhhh!!

eu gosto de comer amassado com açúcar e leite ninho.é uma delícia.
(Por: leila)

[Por: @ 2011-04-26, 05:22 | Responder | Imprimir ]


Musse de abacate com fruta

Eu fasso musses de abacate com frutos doces (figos, tamaras, pecegos, ameixas) i acidos (morangos, bagas).
Casca de limao ralada fina da sempre um toque especial.
Plantei ha 1 semana 4 carossos. 1 deles ja rebentou.
No youtube explica como plantar (grow avocado).
A maioria gosta de pendura-lo em palitos mas li que apenas deixar em terra molhada e ainda + eficaz. Para mim qt + ao natural melhor.

[Por: andycor @ 2009-10-07, 23:38 | Responder | Imprimir ]


abacate e força

o abacate tento sempre incluir na minha alimentação, pois pra uma pessoa vegana e que pratica muito exercicio fisico como eu necessito muito dela e tem muito beneficio...delicia como um patê de abacate com cebola ou entaum batido no liquidificador batido na banana e leite de soja;) que fome...
(Por: alex)

[Por: @ 2009-08-03, 17:42 | Responder | Imprimir ]


Receita

Boas, eu como com açucar, canela e vinho do porto, triturado com varinha magica, experimentem.
(Por: Rita)

[Por: @ 2009-04-08, 20:03 | Responder | Imprimir ]

Receita

Experimentem esmagar, pingar suco de limão e açucar.
(Por: Fernando)

[Por: @ 2009-07-01, 05:06 | Responder | Imprimir ]



Adoro o Abacate!

`´E delicioso! Aqui na Ilha da Madeira há imenso e faz parte da nossa alimentação! cada um come como quer, mas eu adoro esmagado e com sal!
(Por: Isabel)

[Por: @ 2009-01-27, 18:48 | Responder | Imprimir ]

Re: Adoro o Abacate!

> `´E delicioso! Aqui na Ilha da Madeira há imenso e faz parte da nossa
> alimentação! cada um come como quer, mas eu adoro esmagado e com sal!
> (Por: Isabel)
Ok, deefacto eu concorde c/ vc, mas ai na Madeira há pouca variedade, sou apreciador dos de cas ca lisa, mas com umas gotas de vinho da madeira ou porto, exprimente e verás a diferença.
Bom apetite.
joao27
(Por: joao)

[Por: @ 2009-04-12, 23:36 | Responder | Imprimir ]


Re: Adoro o Abacate!

> gosto de come-lo, esmagado com açúcar e farinha, experementem, é delicioso.
(Por: helena)

[Por: @ 2009-02-17, 14:15 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=100